CRIA logo

Domine o tempo na escrita da redação do ENEM!

Compartilhe

O tempo na escrita da redação do ENEM é o principal inimigo de muitos estudantes. Por isso, preparamos algumas dicas de como otimizar o cronômetro.

O tempo é crucial no Exame Nacional do Ensino Médio, sendo fundamental que o participante o domine durante a escrita da redação do ENEM. Para isso, é preciso estar atento não somente no cronômetro no dia da prova, mas também treinar muito para quando chegar a hora.

Na vida, começar uma nova atividade pode ser um grande desafio: um trabalho novo, um novo projeto, uma nova rotina. E não seria diferente com a escrita. É comum que os participantes de qualquer prova ou exame que exija a produção de uma redação enfrentem esse problema: mas como eu começo?

Não existe uma regra clara que guie a todos, mas sim a pressão do tempo. Afinal, como escrever uma boa redação o mais rápido possível? Administrar tanto o tempo da escrita, quanto das resoluções das questões objetivas, não é tarefa fácil — mas fundamental para o candidato fazer toda a prova.

Para auxiliar os estudantes, as redações vestibulares seguem um gênero textual bem estruturado. No ENEM, não seria diferente. Assim, a primeira dica seria conhecer a estrutura da redação dissertativa-argumentativa.

Pensando nisso, o CRIA elaborou esse guia para que, você, participante, domine o tempo na escrita da redação do ENEM.

domine o tempo na escrita da redacao do enem
Dominar o tempo para escrever a redação do ENEM é essencial para o estudante finalizar toda a prova no período determinado — Foto: Pexels.

Domine o tempo na escrita da redação do ENEM: 7 dicas

Além de estudar todo o conteúdo, os alunos se concentram em aprender a escrever a redação exigida no exame. Assim, essa preocupação com a redação se deve ao fato de que a nota da redação varia entre zero e mil pontos, sendo extremamente importante para o resultado.

Então, confira agora 7 dicas para que você, estudante, domine o tempo na escrita da redação do ENEM:

1. Treine com cronômetro

Uma excelente maneira de melhorar suas habilidades de redação é usar um cronômetro para treinar, em um período específico. Assim, como o período que você tem para redigir o texto para o ENEM é curto, essa estratégia é fundamental.

Então, deixe o celular no modo avião para não receber nenhum tipo de notificação e se distrair durante o treinamento. Prepare o cronômetro e redija o texto. Esse primeiro passo é para você entender o seu ritmo. Depois disso, vá afunilando o tempo e aprimorando a escrita.

Mas qual o tempo ideal para escrever a redação do ENEM? É interessante não ultrapassar de 50 minutos redigindo a redação. Esse tempo inclui a leitura da proposta, planejamento do projeto de texto, escrita e revisão. Muita coisa, certo? Entretanto, com muito treino, é possível.

Você também pode se interessar por:

2. Conheça a estrutura da redação do ENEM

Cada vestibular ou a prova do ENEM possui suas especificidades. Pensando nisso, jamais deixe de conferir o que cada um deles solicita do candidato. Na redação do ENEM, o participante é convidado a redigir um texto dissertativo-argumentativo.

Em suma, o texto argumentativo-dissertativo apresenta e defende um ponto de vista sobre determinado assunto. Porém, a tese deve se basear em argumentos consistentes e bem estruturados.

Vale ressaltar que, embora o autor do texto tenha expressado sua opinião, ele também deve fornecer evidências que respaldem sua posição. Para esse objetivo, ele deve usar dados, fatos, exemplos e outros para sustentar a sua afirmação.

Para organizar todas essas ideias, argumentos e dados é preciso uma estrutura bem definida, organizada pela introdução, desenvolvimento e conclusão.

3. Leia e planeje antes de começar a escrever

Na hora da prova, leia com muito atenção e calma a proposta de redação. Esse passo é fundamental para a compreensão do tema, já que o seu tangenciamento pode levar a nota zero. Então, não faça uma leitura dinâmica ou desatenta.

Após isso, elabore um projeto de texto. Essa é uma etapa fundamental para planejar e organizar suas ideias antes de iniciar a escrita de um texto mais longo, como um ensaio, uma redação, um relatório ou um artigo.

O projeto de texto é um roteiro do que será incluído em cada um dos parágrafos da redação. Então, defina sua posição a respeito do tema. Por exemplo, na introdução é preciso contextualizar o tema por meio de algum repertório ou estratégia. Então, delimite antes mesmo de começar o texto.

4. Mantenha um ritmo constante

No processo de escrita, você pode ter mais dificuldade em alguma parte do texto. Muitos estudantes falam sobre como é complicado ter aquele insight inicial para começar. Mas essa “trava” pode aparecer em outros momentos da redação.

Então, durante a escrita, certifique-se de que está progredindo de maneira constante. Assim, evite gastar muito tempo em uma única parte. Mas se você perceber que está atrasado, ajuste seu cronograma para recuperar o tempo perdido.

5. Seja objetivo

O Exame Nacional do Ensino Médio prevê apenas 30 linhas para os candidatos redigirem a redação. Pode parecer muito em um primeiro momento, mas a partir das exigências do gênero textual, pode até mesmo não ser suficiente.

Nessas 30 linhas disponíveis, organize o texto de forma equilibrada. Ou seja, determine de 5 a 8 linhas para cada um dos parágrafos. Assim, ser objetivo na redação do ENEM é fundamental para garantir que você comunique suas ideias de forma clara e eficaz no limite de espaço e tempo estabelecidos.

6. Reserve tempo para revisar

Após redigir o texto na folha de rascunho, é hora de transferir para a folha oficial. Nesse momento, o candidato pode revisar seu texto para verificar possíveis erros de gramática, de coesão ou coerência. Tente não se penalizar muito, já que o tempo é curto.

Assim, a revisão ajuda a aprimorar a qualidade do texto, garantindo que as ideias são comunicadas de forma clara e eficaz. Então, isso inclui a correção de erros gramaticais, ortográficos e de pontuação que podem distrair o leitor e prejudicar a compreensão.

Além disso, a revisão ajuda a eliminar ambiguidades e garantir que as informações sejam apresentadas de forma incorreta.

7. Pratique muito

Para melhorar suas habilidades de redação e obter um bom desempenho na redação do ENEM ou em qualquer outro exame que exija essa habilidade, você precisa treinar muito. Então, disponibilize um tempo da semana para praticar.

O ideal é redigir pelo menos um texto por semana, além de corrigir os erros das anteriores. Esse trabalho de refação do texto pode parecer tedioso, mas é muito valioso para corrigir problemas frequentes.

Aprimore sua escrita com o CRIA

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Através do modelo, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Fonte: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »