CRIA logo

Como fazer progressão textual em uma redação do ENEM?

Compartilhe

Entender como fazer progressão textual em uma redação do ENEM permite uma escrita fluida e assertiva. Preparamos algumas técnicas para você.

Expressar suas ideias de maneira coerente é fundamental para gabaritar na redação do ENEM. Para isso, é preciso mais do que “apenas” conhecer as regras gramaticais da língua portuguesa. Assim, desenvolver um texto com progressão textual em uma redação do ENEM é imprescindível.

Uma das habilidades essenciais para uma redação bem-sucedida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a progressão textual. Trata-se da capacidade de estruturar o texto de maneira coesa e lógica, permitindo que o leitor acompanhe a argumentação de forma clara.

Para atingir esse objetivo, existem algumas dicas cruciais para organizar a redação. Então, antes de começar a escrever, pense na estrutura do texto. Sabemos que o ENEM exige uma dissertação argumentativa, na qual é necessário apresentar uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas como fazer isso?

Conheça todos os passos que o CRIA elaborou para escrever um texto com progressão textual e impressionar a banca corretora. Boa leitura.

Como fazer progressao textual em uma redacao do enem
Como fazer progressão textual em uma redação do ENEM? — Fonte: Pexels

O que é progressão textual em uma redação do ENEM?

A progressão textual no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma parte importante da construção de uma redação coesa, coerente e bem organizada. Desse modo, a banca examinadora valoriza a capacidade de desenvolver e articular ideias de forma clara e sequencial, o que a torna uma habilidade essencial para os candidatos.

De mogo geral, a progressão textual é a organização sequencial das informações. Isso é muito importante, já que apenas colocá-las no texto não garante que farão sentido. Desse modo, existem alguns elementos que fazem a redação apresentar essa sequência lógica.

Segundo, Bentes, Ramos e Alves Filho (2010, p. 390), a maior dificuldade dos candidatos está relacionada à visibilidade das relações entre as partes (os ‘dados’ locais) e o todo no qual se inserem.

Assim, pense que o texto é uma trama de tecido: é necessário que as linhas se entrelacem e forjem o tecido completo. Apenas linhas soltas não podem produzir um tecido, não é mesmo? Dar esse sentido de continuidade, fluidez e continuidade é como se você partisse de um ponto e chegasse ao outro sem se perder.

Você também pode se interessar por:

Como fazer progressão textual em uma redação do ENEM?

Mas afinal, como fazer a progressão textual em uma redação do ENEM? Confira:

1. Siga o gênero textual solicitado

Entender o gênero textual solicitado é o primeiro passo. Afinal, isso garante que a organização será estabelecida, ou seja, a introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, ter o gênero textual em mente é essencial, já que a fuga deste pode até zerar a redação.

Nesse sentido, a dissertação argumentativa possui uma estrutura bem delimitada, que você deve seguir de acordo. Assim, planeje muito bem seu texto, faça um projeto de texto com todos os argumentos, informações e contextualizações.

3. Utilize conectivos

Os conectivos são palavras ou expressões que conectam ideias, frases e parágrafos no texto. Eles ajudam a organizar o pensamento e as informações. Ou seja, auxiliam no encadeamento das ideias, das palavras, frases e parágrafos na própria redação.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o texto e os parágrafos têm um propósito bem definido, principalmente em textos dissertativos-argumentativos, em que todas as ideias devem estar relacionadas e as partes devem ser concisas.

3. Coesão e coerência textual

A coesão é o componente responsável por garantir que o texto se encadeie de forma consistente, criando uma conexão harmoniosa entre as frases e os parágrafos, é conhecido como coesão. Assim, essa conexão pode ser feita por meio do uso adequado de vários mecanismos linguísticos, como artigos, advérbios, pronomes, conjunções e preposições.

Já a coerência é um elemento textual que permite que o leitor perceba que o texto tem lógica. Assim, uma redução coerente possui suas partes conectadas racionalmente, permitindo que uma ideia ou informação se desenvolva naturalmente, seguindo uma sequência lógica e compreensível.

Exemplos de progressão textual em uma redação do ENEM

Confira alguns exemplos de progressão textual em uma redação do ENEM. Essas redações foram disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Exemplo 1:

ENEM 2019 — Redação da aluna Fernanda Carolina Santos Terra de Deus:

Em princípio, cabe analisar o papel da internet no controle do comportamento sob a perspectiva do sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman. Segundo o autor, o crescente desenvolvimento tecnológico, aliado ao incentivo ao consumo desenfreado, resulta numa sociedade que anseia constantemente por produtos novos e por informações atualizadas. Nesse contexto, possibilita-se a ascensão, no meio virtual, de empresas que se utilizam de algoritmos programados para selecionar o conteúdo a ser exibido aos internautas com base em seu perfil socioeconômico, oferecendo anúncios de produtos e de serviços condizentes com suas recentes pesquisas em sites de busca ou de compras. Verifica-se, portanto, o impacto da mídia virtual na criação de necessidades que fomentam o consumo entre os cidadãos.”

Exemplo 2:

ENEM 2019 — Redação da aluna Fernanda Carolina Santos Terra de Deus:

Ademais, a influência do meio virtual atinge também o âmbito intelectual. Isso ocorre na medida em que, ao ter acesso apenas ao conteúdo previamente selecionado de acordo com seu perfil na internet, o indivíduo perde contato com pontos de vista que divergem do seu, o que compromete significativamente a construção de seu senso crítico e de sua capacidade de diálogo. Dessa maneira, surge uma massa de internautas alienados e despreocupados em checar a procedência das informações que recebem, o que torna ambiente virtual propício à disseminação das chamadas “fake news”.”

CRIA

Assim, para garantir a progressão textual em uma redação do ENEM permite uma boa organização e, consequentemente, uma boa nota. Agora é hora de colocar a mão na massa, mas como? O CRIA pode te ajudar.

CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que garante uma correção com grande precisão, baseando-se nas 5 competências do ENEM. E para a praticidade do estudante, a correção é entregue até 2 minutos

Além disso, o CRIA dispõe um banco de dados com centenas de milhares de redações. Então, desde zeradas até aquelas com nota mil, utilizadas como base para IA, nós entregamos ao aluno uma descrição detalhada de onde errou, como arrumar e o porquê tal erro gera desconto de pontos no ENEM. 

Após enviar a sua redação para a correção, o CRIA aponta todos os usos dos conectivos no texto. Assim, você pode observar a frequência e se existe uma diversidade de elementos linguísticos.

correcao cria
Coesão e coerência na progressão textual na redação do ENEM — Fonte: CRIA

Mas, afinal, para quem é o CRIA:

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes