CRIA logo

Quais as competências do ENEM: tudo o que você precisa saber!

Compartilhe

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais formas de ingresso ao ensino superior no Brasil. Então, conhecer as especificidades da prova é muito importante para uma boa nota, assim como quais as competências do ENEM.

O ENEM é uma ferramenta importante na democratização do acesso a educação. Afinal, os resultados da prova são utilizados por diversas instituições, como universidades públicas e privadas, para seleção de candidatos em seus processos seletivos.

Portanto, conhecer as cinco competências do ENEM para a redação é fundamental. Com isso, o estudante pode compreender as exigências da prova e, assim, produzir um texto de qualidade que atenda aos critérios de correção do exame.

Pensando nisso, o CRIA elaborou esse artigo completo para que você conheça as cinco competências do ENEM e tire nota mil. Boa leitura.

quais as competencias do enem
Conheça quais as competências do ENEM e tire nota mil – Fonte: Pexels

O que são e quais as competências do ENEM?

As 5 competências do ENEM são utilizadas pela banca de corretores do Exame para avaliar o desempenho do candidato na prova. Desse modo, são habilidades e conhecimentos que os estudantes devem demonstrar na prova objetiva e na redação para obter uma boa pontuação.

Para a redação, existem 5 competências específicas que guiam a correção. Isso significa que, para obter uma boa pontuação para seu texto, o estudante deve demonstrar habilidades específicas em relação a cada uma das competências.

De modo geral, podemos dizer que as competências estão relacionadas ao domínio da escrita formal da língua portuguesa, compreender o tema e não fugir do que é proposto. Além disso, deve-se selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Além disso, o estudante também deve demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação, além de respeitar os direitos humanos ao longo de toda a redação.

Veja agora detalhadamente cada uma das competências:

Competência I — Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita

Nessa competência, o candidato deve apresentar linguagem clara, coerente e adequada à situação comunicativa em que está inserido. Portanto, ele deve usar as normas gramaticais e ortográficas da língua portuguesa da maneira correta.

Para atender a essa competência, é importante que o estudante domine as regras gramaticais, como concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, pontuação, entre outras. E por que isso é importante?

Conhecer a gramática pode auxiliar o estudante a organizar suas ideias de forma mais precisa e eficiente, tornando o texto mais claro e objetivo. Também pode ser vista como uma ferramenta que auxilia o estudante a estruturar sua escrita e, assim, o ajuda a apresentar suas ideias de forma clara, organizada e coesa.

Assim, atingir essa competência garante um texto de fácil leitura e compreensão pelos avaliadores do ENEM. Confira agora a tabela de notas gradativas que os candidatos podem receber no Exame.

competencia i do enem
Tabela de notas da competência I do ENEM – Fonte: MEC

Você também pode gostar de:

Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo

Nessa competência, o texto deve apresentar uma argumentação consistente e bem fundamentada, que demonstre a compreensão do tema proposto. Além disso, é preciso mostrar capacidade de relacioná-lo aos conhecimentos adquiridos nas diversas áreas do conhecimento.

Com o intuito de atender essa competência, o estudante deve ler o enunciado da proposta de redação com atenção, identificando o tema central e as exigências específicas do texto.

Além disso, deve-se demonstrar entendimento sobre o tema proposto e relacionar a conceitos e informações de diferentes áreas do conhecimento, como história, geografia, ciências, filosofia, entre outras. Confira agora a progressão da pontuação dessa competência.

competencia ii do enem
Tabela de notas da competência II do ENEM – Fonte: MEC

Confira aqui dicas de como não fugir do tema na redação do ENEM.

Competência III — Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Nessa competência, é crucial conseguir interpretar as informações e argumentos apresentados, estabelecendo conexões entre eles. Em consequência, é preciso mostrar uma visão crítica e reflexiva sobre o tema proposto.

Então, é necessário saber analisar as diferentes perspectivas e pontos de vista, avaliando suas implicações e consequências para a sociedade toda.

Para desenvolver essa competência, é importante que o estudante tenha uma boa capacidade de leitura, interpretação e análise de textos, bem como uma base sólida de conhecimentos em diferentes áreas do conhecimento.

Vale destacar que na competência III é necessário desenvolver uma argumentação consistente e bem fundamentada. Além disso, deve-se demonstrar a capacidade de interpretar e relacionar informações de diferentes fontes para sustentar um ponto de vista.

Confira agora a tabela descritiva da competência III:

argumentos de defesa no enem
Tabela de notas da competência III do ENEM – Fonte: MEC

Competência IV — Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Nessa competência, o candidato deve poder utilizar adequadamente os recursos da língua portuguesa para construir uma argumentação clara, coesa e coerente.

Para isso, é necessário ter conhecimento sobre as diferentes estruturas e recursos linguísticos utilizados na construção de um texto argumentativo.

Nesse sentido, o estudante deve usar a gramática, a ortografia, a pontuação e a acentuação de maneira adequada para evitar erros que comprometam a compreensão e a coesão do texto.

Com isso, é preciso estabelecer recursos de coesão e coerência, como conectivos, referências anafóricas e catáforas, entre outros. Isso resulta em uma relação lógica e fluida entre as ideias apresentadas no texto.

Confira agora uma tabela descritiva da competência IV:

tabela da competencia iv do enem
Tabela de notas da competência IV do ENEM – Fonte: MEC

Competência V – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

Nessa última competência, o candidato deve propor soluções viáveis e adequadas para o problema apresentado na proposta de redação, considerando aspectos éticos, culturais e sociais.

Então, deve-se apresentar bom conhecimento sobre a temática abordada, bem como sobre as diferentes perspectivas e pontos de vista relacionados ao problema apresentado.

Ademais, proponha soluções consistentes e viáveis, que considerem as diferentes perspectivas e interesses envolvidos na questão. Tudo isso precisa de dados e informações confiáveis, assim como princípios éticos e valores humanos, como respeito à diversidade cultural e social, justiça, igualdade e solidariedade.

Em suma, o candidato deve estar atualizado sobre os temas mais relevantes e atuais da sociedade e sobre os diferentes pontos de vista e perspectivas. É importante também que o estudante tenha uma postura crítica e reflexiva diante dos problemas apresentados, buscando sempre uma abordagem ética e responsável.

Veja aqui a progressão da pontuação dessa competência.

proposta de intervencao do enem
Tabela de notas da competência V do ENEM – Fonte: MEC

Como o CRIA pode alavancar sua nota nas competências do ENEM?

Conseguir elaborar uma redação nota mil é um desafio e tanto. Conhecer quais as competências do ENEM, bem como os detalhes sobre ortografia, estrutura do texto argumentativo-dissertativo, repertório sociocultural etc, pode ser um tanto complicado para o estudante.

Pensando nisso, o corretor de redação por inteligência artificial, CRIA, pode te acompanhar nesse processo. Esse desafio é será muito mais fácil de encarar, e você irá se sentir cada vez mais preparado e pronto para conquistar a tão sonhada vaga na universidade pública.

Com o CRIA, sua redação é corrigida seguindo as cinco competências do ENEM, isto é, sempre mostrando quais são os pontos positivos e de melhorias.

O melhor de tudo é que a redação é corrigida em até 2 minutos. Gostou? Então comece agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »