CRIA logo

Copiar textos motivadores do ENEM zera?

Compartilhe

O Exame Nacional do Ensino Médio, exige que os candidatos apresentem textos originais. Então, citar diretamente os textos motivadores sem informar a fonte é considerado plágio, ou seja, copiar textos motivadores do ENEM pode zerar.

Antes de começar a prova, é importante entender o papel dos textos motivadores na proposta de redação do ENEM. Afinal, eles são essenciais para os candidatos compreenderem a frase-tema e por fim, redigirem a redação. Então, copiar parcial ou integralmente os textos podem zerar a nota do candidato.

O texto motivador tem por principal papel situar o candidato a respeito do tema apresentado, conferindo mais informações para que ele redija a redação. Além disso, ele também auxilia no entendimento da temática da prova, que nem sempre é tão clara e precisa de mais informações.

Quer entender um pouco mais sobre copiar textos motivadores do ENEM? O CRIA preparou esse artigo completo para te ajudar nesse processo.

copiar textos motivadores do enem
Copiar textos motivadores do ENEM zera? – Fonte: Pexels

Como são os textos motivadores do ENEM?

Apesar de sempre preestabelecer o mesmo gênero textual na prova de redação, os textos motivadores são diversos. Eles podem ser verbais ou não verbais, como reportagens, crônicas, poemas, gráficos, pinturas etc.

Além disso, são essenciais para a compreensão do tema. Contudo, não são fonte única de informação. É necessário acessar o repertório sociocultural para trazer mais informações para redação, de fato.

Veja abaixo a prova de redação do ENEM 2022:

copiar textos motivadores do enem
Prova de redação ENEM 2022 – Fonte: INEP

Como utilizar e não copiar textos motivadores do ENEM?

O tema da redação do ENEM é sempre uma grande surpresa. Mesmo tratando-se de temas atuais da sociedade, é difícil prever com certeza qual será exatamente o tema.

Pensando nisso, é importante que o candidato se prepare muito bem. Assim, ele deve conhecer como é a redação do ENEM, demonstrar repertório sociocultural e conhecimento da linguagem culta.

No repertório sociocultural, é essencial compreender as mais diversas problemáticas sociais, opinião de pensadores a respeito, etc. É determinado pela educação formal e informal, ou seja, também pelo conhecimento sobre religião, política, economia, tecnologia e tradições culinárias.

Em suma, o estudante deve ter um bom conhecimento de diversas áreas. Por qPor quê?ue? Isso previne que o candidato fique sem ideias para planejar seu texto, mesmo que isso ainda pode acontecer. Então, esse é o momento de recorrer aos textos motivadores da prova.

Caso encontre dificuldades de contextualizar na introdução ou até mesmo exemplificar na conclusão, é possível apresentar dados que estão nos textos.

Mas atenção: não copie trechos longos do texto. O candidato que fizer cópias do texto estará errando a competência 3 e sua pontuação será penalizada.

Você também pode gostar de:

Não copie, faça paráfrases

A paráfrase trata-se de escrever de maneira diferente a mesma ideia. Então, por mais que a ideia não seja original, é possível perceber que o candidato compreendeu a temática da redação. Entretanto, utilize com cuidado para momentos que realmente forem necessários.

Tipos de citação dos textos motivadores do ENEM:

É importante ressaltar que, caso o candidato opte por uma citação direta, ou seja, Ipsis Litteris — pelas mesmas palavras, ele deve indicar.

Citação direta:

No ENEM 2021, a frase-tema foi: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Como é uma questão de direito do cidadão, é possível citar a frase: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” — Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Citação indireta:

ENEM 2021 – “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” — Evely Aparecida Silva Lima. Exemplo:

“A Constituição Federal de 1998, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura os direitos e o bem-estar da população. Entretanto, quando se observa a deficiência da visibilidade do registro civil como forma de garantir o acesso à cidadania no Brasil, verifica-se que esse preceito é constatado e não desejavelmente, na prática. Dessa forma, essa realidade se deve, à inoperância estatal e à alienação social.”

Vale ressaltar que mesmo usando a citação direta ou indireta, o candidato mostra para o avaliador que não tem repertório. Até mesmo pode ser um insuficiente para argumentar, por isso recorreu ao texto motivador.

Aprimore sua escrita com o CRIA

Agora que você conferiu sobre as consequências de copiar textos motivadores do ENEM, é hora de praticar. Com isso, o CRIA pode te ajudar. Mas o que é o CRIA?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Então, através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.

redacoes nota mil do enem 2022
Agora o CRIA corrige suas redações de todos os vestibulares – Foto: CRIA.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Foto: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »