CRIA logo

Proposta de intervenção do ENEM: como fazer?

Compartilhe

Um dos elementos da conclusão é a proposta de intervenção do ENEM. É por meio dela que o candidato vai propor uma solução à frase-tema do ENEM. Veja como produzir uma proposta de intervenção e conquistar o corretor do seu texto.

Fazer uma proposta de intervenção coerente bem provavelmente garantirá a pontuação máxima nessa competência. Garantir que todos os argumentos sejam arrematados no final e ainda propor uma solução, é cumprir com os requisitos solicitados.

É muito comum ter dúvidas sobre como fazer uma redação do zero, então o CRIA preparou esse conteúdo completo. Entenda como funciona a proposta de intervenção do ENEM e veja seus elementos.

Estrutura da proposta de intervenção do ENEM

Agora que você já entendeu a importância da proposta de intervenção do ENEM, vamos para a estrutura. A prova de redação do ENEM é toda estruturada e não seria diferente nesse aspecto. Então, conheça os elementos que o candidato precisa apresentar na intervenção:

  1. Ação: é o que será feito, ou seja, o que é necessário para mudar e/ou melhorar o enfrentamento daquele desafio que a proposta de redação trouxe;
  2. Agente: quem será responsável por essa mudança? Qual o ator social que colocará em prática essa proposta;
  3. Meio ou modo: é o modo pelo qual a ação será posta em prática;
  4. Detalhamento: nesse passo, é importante detalhar alguns dos elementos, por exemplo, especificar o agente, modo, finalidade. Com isso, trazer um pouco mais de detalhes e informações;
  5. Finalidade: ou efeito é o objetivo da proposta de intervenção e seu efeito na sociedade.

Proposta de intervenção ENEM: quem é o agente?

É importante ressaltar que é preciso apresentar o agente e que ele faça sentido para aquela intervenção. Vamos a um exemplo:

Em 2019, a prova de redação do ENEM apresentou a seguinte frase-tema: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Nesse caso, requer uma política pública inclusiva de caráter monetário-cultural. Então, colocar que é uma responsabilidade da família ou até menos do Ministério da Fazenda não é coerente.

Para facilitar nesse momento, utilize os GOMIFES, acrônimo para Governo, ONGs, Mídia, Iniciativas Privadas ou Indivíduo, Família, Escola e Sociedade. Assim, com esse acrônimo, ficará bem mais fácil de lembrar os agentes.

Posposta de intervenção do ENEM
Aprenda todos os passos para fazer a posposta de intervenção do ENEM – Fonte: Freepik

Exemplos de intervenção do ENEM com nota máxima

Confira a seguir alguns exemplos mais detalhados das propostas de intervenção que tiraram nota máxima nos anos de 2021 e 2020.

ENEM 2021 – “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” – Fernanda Quaresma

“Portanto, ao entender que a falta de cidadania gerada pela invisibilidade do não registro está diretamente ligada à exclusão social, é tempo de combater esse grave problema. Assim, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ampliar o acesso aos cartórios de registro civil. Tal ação deverá ocorrer por meio da implantação de um Projeto Nacional de Incentivo à Identidade Civil, o qual irá articular, junto aos gestores dos municípios brasileiros, campanhas, divulgadas pela mídia socialmente engajada, que expliquem sobre a importância do registro oficial para garantia da cidadania, além de instruções para realizar o processo, a fim de mitigar as desigualdades geradas pela falta dessa documentação. Afinal, assim como os meninos em “Vidas secas”, toda a população merece ter a garantia e o reconhecimento do seu nome e identidade.”

Então, de maneira mais detalhada:

  • Ação: combater a exclusão social que os indivíduos sem registro de nascimento enfrentam.
  • Agente: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
  • Meio ou modo: implantação de um Projeto Nacional de Incentivo à Identidade Civil.
  • Detalhamento: “o qual irá articular, junto aos gestores dos municípios brasileiros, campanhas, divulgadas pela mídia socialmente engajada, que expliquem sobre a importância do registro oficial para garantia da cidadania, além de instruções para realizar o processo”.
  • Finalidade: “mitigar as desigualdades geradas pela falta dessa documentação”.

Você também pode se interessar por:

Como escrever a introdução do ENEM e conquistar nota mil?
Como escrever uma redação para o ENEM: passo a passo

ENEM 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira – (Isabella Gadelha)

“Portanto, faz-se imprescindível que a mídia – instrumento de ampla abrangência – informe a sociedade a respeito dessas doenças e sobre como conviver com pessoas portadoras, por meio de comerciais periódicos nas redes sociais e debates televisivos, a fim de formar cidadãos informados. Paralelamente, o Estado – principal promotor da harmonia social – deve promover a representatividade de pessoas com transtornos mentais nas artes, por intermédio de incentivos monetários para produzir obras sobre o tema, com o fato de amenizar o problema. Assim, o corpo civil será mais educado e os estigmas contra indivíduos com patologias mentais não serão uma realidade do Brasil.”

  • Ação: informar a sociedade a respeito dessas doenças e sobre como conviver com pessoas portadoras.
  • Agente: mídia e o Estado.
  • Meio ou modo: “por intermédio de incentivos monetários para produzir obras sobre o tema”
  • Detalhamento: “deve promover a representatividade de pessoas com transtornos mentais nas artes, por intermédio de incentivos monetários para produzir obras sobre o tema, com o fato de amenizar o problema.”
  • Finalidade: informar os cidadãos sobre o assunto.

Faça a melhor proposta de intervenção do ENEM

Depois de todas essas informações sobre a proposta de intervenção do ENEM, ficou bem mais fácil, certo? Para se preparar e ficar muito mais confiante, o CRIA te ajuda nesse processo.

O tempo é crucial para todos que estão se preparando para o ENEM. Conte com plataforma CRIA que corrige sua redação em até 2 minutos. Além disso, o CRIA segue as orientações das competências do ENEM, ou seja, sua nota será muito mais precisa.

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Então, através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.

redacoes nota mil do enem 2022
Agora o CRIA corrige suas redações de todos os vestibulares – Foto: CRIA.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Foto: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »