CRIA logo

O que são GOMIFES e como utilizá-los no ENEM?

Compartilhe

Você já ouviu falar sobre o termo GOMIFES? Esse acrônimo se refere a Governo, ONGs, Mídia, Iniciativas Privadas ou Indivíduo, Família, Escola e Sociedade. Esses os são possíveis agentes que o candidato pode utilizar em sua proposta de intervenção na redação. Conheça o que são os GOMIFES e como utilizá-los.

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos momentos mais temidos pelos candidatos, entretanto, não se desespere. Conhecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo é o primeiro passo que o estudante deve tomar.

Existem vários aspectos da prova que o candidato deve conhecer. Entre eles, entender o que são os GOMIFES pode garantir a sonhada nota 1000 na redação, aumentando suas chances de conseguir uma vaga em uma universidade.

Por fim, a conclusão não é apenas o fechamento do texto, visto que a redação prevê uma proposta de intervenção. É por meio dela que o candidato vai propor uma solução à frase-tema do ENEM. Um dos elementos da proposta é o agente, ou seja, o responsável por atuar na mudança proposta pelo participante da prova.

Não sabe por onde começar? O CRIA elaborou esse conteúdo completo para te guiar. Vamos lá.

o que sao gomifes
O que são GOMIFES e como utilizá-los na sua redação do ENEM? — Fonte: Pexels.

O que são GOMIFES?

GOMIFES é um acrônimo para facilitar a vida de muitos estudantes, que diz respeito ao responsável, isto é, agente ou ator social, que colocará a proposta em prática. Trata-se de uma parte fundamental da proposta de intervenção.

A proposta de intervenção é uma sugestão de ação ou medida a ser tomada para resolver, amenizar ou prevenir o problema discutido no texto. Desse modo, ela deve ser realista, fundamentada e exequível no contexto social e político apresentado.

Então, veja quais são os agentes:

1. Governo

O Governo é um dos agentes mais citados na redação do ENEM. Entretanto, é importante identificar qual poder é o responsável, já que se for muito vago, você não cumprirá objetivo. Então, seja específico.

Assim, os 3 poderes e suas responsabilidades são:

  • Legislativo: é responsável pela elaboração de leis;
  • Judiciário é responsável pela aplicação, interpretação e julgamento das leis;
  • Executivo: está a cargo de administrar o Estado.

Além disso, é importante compreender quais são as responsabilidades dos governos federal, estadual e municipal.

2. Organizações não governamentais (ONGs)

As ONGs são entidades privadas, independentes do governo, que atuam em várias áreas visando promover questões sociais, ambientais, culturais, educacionais e de saúde, entre outras coisas.

Assim, essas organizações são formadas por indivíduos que se unem voluntariamente em prol de um objetivo específico.

3. Mídia

Os meios de comunicação são plataformas, canais ou plataformas usados para transmitir mensagens, informações, notícias e ideias de um emissor para um ou mais destinatários. Eles são essenciais para a difusão de informações e a interação social em uma sociedade.

Mas quais são as mídias?

  • Televisão: oferece programas de entretenimento, notícias, documentários e outros tipos de conteúdo audiovisual aos espectadores;
  • Rádio: transmite informações e programas de som, como músicas, notícias e debates, entre outros;
  • Jornais: revistas impressas que transmitem notícias, editoriais, artigos e outras informações;
  • Revistas: discutem vários assuntos, como moda, saúde, cultura, tecnologia, etc;
  • Internet: a internet permite a disseminação de informações de forma global e instantânea por meio de websites, blogs, redes sociais e plataformas de compartilhamento de conteúdo;
  • Redes sociais: plataformas online que permitem que as pessoas compartilhem ideias, imagens e vídeos, facilitando a interação social;
  • Aplicativos: permitem que as pessoas troquem mensagens de voz, vídeo, texto e outros tipos de conteúdo em tempo real;
  • Podcasts: são arquivos de áudio ou vídeo que podem ser ouvidos ou vistos online sob demanda.

4. Indivíduo ou iniciativa privada

Aqui, indivíduos ou empresas podem ser aliadas ao Estado para trazer mudanças sociais. É comum que os participantes tenham dúvidas a respeito desse agente em específico, já que não é muito utilizado.

Então, se você não se sente confortável ou ainda possui inseguranças quanto a sua utilização, opte por outro ator social.

5. Família

A família, como núcleo fundamental da sociedade, é um alicerce essencial para o crescimento emocional, social e intelectual de cada indivíduo. Assim, os primeiros laços afetivos são formados no meio familiar e, por meio dele, são compartilhados valores, princípios e tradições são transmitidos de geração em geração.

Além disso, a família é responsável pela construção social, emocional e ética dos indivíduos. Então, por mais pareça estranho, ela pode ser citada como agente de transformação social.

6. Escola

A escola desempenha um papel fundamental na vida dos indivíduos. Então, é um lugar de aprendizado acadêmico e também, um espaço de formação integral, onde os alicerces do desenvolvimento intelectual, emocional e social são construídos.

A fim de citar a escola como um agente, é preciso entender seu papel social. Elas são uma responsabilidade governamental, de modo que o candidato deve identificar a esfera, isto é:

  • Governo municipal: tem a responsabilidade de fornecer ensino fundamental e estabelecer regulamentos para esse tipo de ensino;
  • Estadual: é responsável pelo ensino médio e suas leis;
  • Federal: é responsável pela supervisão e organização do ensino superior.

7. Sociedade

Uma boa maneira de utilizar esse agente na redação do ENEM é por meio da citação de mudanças sociais resultado de manifestações sociais. Desse modo, os movimentos sociais são ações coletivas e organizadas de grupos de indivíduos que buscam promover mudanças, reivindicar direitos, defender causas e lutar por transformações sociais, políticas, culturais ou ambientais

Exemplos de como utilizar os GOMIFES na proposta de intervenção

Agora que você já compreendeu o que são os GOMIFES, confira alguns exemplos de redações nota 1000 disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC):

Exemplo 1:

ENEM 2019 — Redação da aluna Carolina Mendes Pereira:

“Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto, as instituições escolares são responsáveis pela educação digital e emancipação de seus alunos, com o intuito de deixá los cientes dos mecanismos utilizados pelas novas tecnologias de comunicação e informação e torná-los mais críticos. Isso pode ser feito pela abordagem da temática, desde o ensino fundamental — uma vez que as gerações estão, cada vez mais cedo, imersas na realidade das novas tecnologias —, de maneira lúdica e adaptada à faixa etária, contando com a capacitação prévia dos professores acerca dos novos meios comunicativos. Por meio, também, de palestras com profissionais das áreas da informática que expliquem como os alunos poderão ampliar seu meio de informações e demonstrem como lidar com tais seletividades, haverá um caminho traçado para uma sociedade emancipada.”

Exemplo 2:

ENEM 2019 — Redação do aluno Mattheus Martins Wengenroth Cardoso

“Infere-se, portanto, que assegurar a privacidade e a liberdade de escolha na internet é um grande desafio no Brasil. Sendo assim, o Governo Federal, como instância máxima de administração executiva, deve atuar em favor da população, através da criação de leis que proíbam a venda de dados dos usuários, a fim de que empresas que utilizam essa prática sejam punidas e a privacidade dos usuários seja assegurada. Além disso, a sociedade, como conjunto de indivíduos que compartilham valores culturais e sociais, deve atuar em conjunto e combater a manipulação e o controle de informações, por meio de boicotes e campanhas de mobilização, para que os empresários sintam-se pressionados pela população e sejam obrigados a abandonar a prática.”

Exemplo 3:

ENEM 2019 — Redação do aluno Luisa Sousa Lima Leite

“Portanto, fica evidente a necessidade de combater o uso de informações pessoais por empresas de tecnologia. Para tanto, é dever do Poder Legislativo aplicar medidas de caráter punitivo às companhias que utilizarem dados privados para a filtragem de conteúdos em suas redes. Isso seria efetivado por meio da criação de uma legislação específica e da formação de uma comissão parlamentar, que avaliará as situações do uso indevido de informações pessoais. Essa proposta tem por finalidade evitar a manipulação comportamental de usuários e, caso aprovada, certamente contribuirá para otimizar a experiência dos brasileiros na internet.”

CRIA: corretor de redação por inteligência artificial

Agora ficou mais claro o que são os GOMIFES e como eles atuam na proposta de intervenção do ENEM. Mas se você ainda tem dúvidas se está no caminho certo, o CRIA pode te ajudar.

Você sabe que é o CRIA?

CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que garante uma correção com grande precisão, baseando-se nas 5 competências do ENEM. Além de entregar essa precisão, tudo isso é feito em até 2 minutos.

Ainda, o CRIA dispõe um banco de dados com centenas de milhares de redações. Então, desde zeradas até aquelas com nota mil, utilizadas como base para IA entregar ao aluno uma descrição detalhada de onde errou, como pode arrumar e o porquê tal erro gera desconto de pontos no ENEM. 

Outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA é esse gráfico com a informação indicando os agentes. Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira bem clara as competências que precisam de mais atenção.

o que sao gomifes
Corretor de redação por inteligência artificial indica os agentes utilizados — Fonte: CRIA.

Mas, afinal, para quem é o CRIA:

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »