CRIA logo

Como fazer uma redação do zero: veja o passo a passo! 

Compartilhe

Para aprender como fazer uma redação é necessário se atentar ao tema proposto, as ideias principais que você pretende passar ao leitor, a estrutura, revisão, seguir o modelo solicitado, entre outros!

A primeira coisa a se fazer para começar uma redação incrível, é colocar de lado a ideia de que escrever é muito difícil. É normal ficar intimidado, mas acredite que nem tudo é tão complicado quanto parece. 

Nesse sentido, não existe fórmula secreta que te faça escrever super bem da noite para o dia, o segredo para saber como fazer uma redação do zero está na prática.

Atualmente saber escrever uma boa redação é muito importante para pessoas que pretendem trabalhar com escrita ou até mesmo passar em vestibulares, enem, entre outras provas importantes, e para isso já  existem vários passo a passos que podem te auxiliar a construir uma prática de redação excelente.

Não sabe como começar a praticar? Por onde começar uma redação? Então, confira no CRIA dicas importantes que vão te ajudar a elevar o nível de suas produções.

como-fazer-uma-redaçao

Afinal, o que é uma redação? 

De acordo com o dicionário, redação é um substantivo feminino que representa a ação ou efeito de redigir. 

redação

substantivo feminino

1. ação ou efeito de redigir, de escrever com ordem e método.

2. expressão dada ao pensamento; maneira de redigir.

tem uma r. clara e concisa

Redação é o processo de escrever um texto, ou seja, dissertar um texto escrito. Uma redação precisa passar uma ideia, e para que esta ideia seja clara na redação, é necessário seguir algumas normas gramaticais e conectivos que ajudem na coesão deste texto. 

O tipo mais recorrente de redação é a redação dissertativa. De modo geral, ela apresenta uma linha de raciocínio que traz reflexão e te faz pensar de forma crítica sobre o tema. Além disso, exige uma argumentação, ou uma defesa de ideias, que precisam sempre seguir linhas lógicas que respeitem os direitos humanos

Tipos de redação 

Existem alguns tipos mais comuns de redação, um deles é o dissertativo-argumentativo, modelo exigido na redação do ENEM. Entretanto, ele não é o único que precisa de atenção, os demais também possuem seu lugar sob os holofotes. 

Nesse sentido, veja agora os principais modelos de redação:

Redação dissertativa argumentativa

A dissertação argumentativa, como dissemos, é o modelo de redação adotado para o ENEM. Desse modo, você deve defender uma ideia, uma tese, com argumentos bem elaborados que respeitem os direitos humanos. 

Sua maior característica é a presença de parágrafos de desenvolvimento com os melhores argumentos para legitimar seu ponto de vista sobre o tema abordado.

Além do parágrafo de desenvolvimento, o modelo também exige a presença de uma introdução, onde se apresenta a tese, e uma conclusão, para finalizar sua linha de raciocínio. 

Redação narrativa 

A redação narrativa é aquela que conhecemos dos livros de história, que possuem personagens, caixas de diálogo, retrato temporal, ambientação e, principalmente, um narrador (que pode ser narrador-personagem ou narrador-observador). 

O foco principal da narrativa é o desenvolvimento do personagem, que possui um clímax e um desfecho na estrutura do texto. 

Redação descritiva 

A redação descritiva tem como objetivo expor elementos e torná-los reconhecíveis para o interlocutor. Desse modo, ela é ligada aos sentidos, podendo ser usada para escrever uma visão, um cheiro ou um gosto. 

Ela pode ser objetiva, com detalhes reais e sendo isenta de comentários pessoais do observador, ou subjetiva, com interpretações pessoais que ajudam a construir a sensação para o interlocutor. 

Redação jornalística

A redação jornalística é utilizada em notícias e reportagens anunciando um determinado fato ou acontecimento. 

Esse gênero de redação não é opinativa, ou seja, ela não traz opiniões sobre o assunto. Apenas expõe fatos com objetivo de informar imparcialmente.

Carta 

A carta ainda é um modelo muito comum na literatura, por isso, apesar de não ser muito comum em vestibulares, ela ainda demanda estudo e dedicação.

Este modelo de redação é ótimo para treinar a escrita formal e informal, utilizada há bastante tempo com esse propósito. Dependendo da proposta textual, a carta deverá ser informal caso tenha cunho pessoal, e mais formal caso possua destinatários com autoridade. 

Ela deve seguir uma estrutura com saudação, corpo do texto e despedida com assinatura. 

como-fazer-uma-redação

Como começar uma redação? 

Saber como começar uma redação pode ser o passo mais difícil para muitos que não sabem como fazer uma redação. Isso porque criamos uma barreira com o pensamento de que este primeiro step é difícil, impedindo que a produção flua. 

Para que você consiga iniciar a escrita de uma redação é necessário organização. 

A organização das ideias propostas, dos tópicos que você pretende passar ao seu leitor, organização dos argumentos que você deseja apresentar para defender o seu texto, enfim, ficou claro que a organização é um ponto muito importante para começar a escrever uma redação. 

Mas, se ainda não ficou claro, aqui vai uma dica que pode te ajudar nesta organização, olha só:

Reflita sobre o tema da redação

Toda redação tem um tema, que é normalmente sugerido por um professor. Dependendo de qual ano você está, os temas podem ser mais complexos, se tratando de política e assuntos socioeconômicos coletivos, ou temas mais leves, como assuntos do cotidiano. 

Seja como for, o primeiro passo é refletir sobre esse tema. Tire um tempo, anote ele em seu caderno, e tente se lembrar de tudo que você já ouviu falar sobre ele. Se vier uma chuva de informações na sua cabeça, se apegue às mais vívidas e anote tudo no caderno. 

Encare este processo como se você estivesse esvaziando sua mente sobre estas informações e a folha do caderno é a mala onde você irá guardar tudo.

Esta dica é ótima para organizar os pensamentos e criar uma escala de informações, desde a mais relevante àquela que irá complementar o seu conteúdo.

Passo a passo de como fazer uma redação

Como dissemos acima, toda dissertação tem essa divisória em 3: introdução, desenvolvimento e conclusão. Ainda não ficou claro? Acompanhe o passo a passo:  

Como fazer a introdução de uma redação? 

O nome já mostra sobre o que ela se trata: introduz o tema do texto, deixando o leitor preparado para o que virá a seguir. Ele vai saber qual questão será abordada e parte do contexto em que ela está inserida. 

A introdução não precisa ser longa, nela é preciso colocar informações diretas sobre o tema, sem enrolar ou expor seus argumentos sobre o assunto. 

Por exemplo, para a redação do Enem de 2021 o tema proposto foi “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Neste caso, seria uma possibilidade abrir o texto apresentando sua ideia em uma frase, apresentar dados como uma frase sequencial e defender sua ideia na terceira frase. 

Você também pode gostar de:

Como desenvolver uma redação? 

Aqui é onde você vai expor o tema de forma mais profunda e também apresentar seus argumentos. 

Dentre aquelas ideias que você organizou, aqui entram as “principais”, os dados que você conhece, as citações, os exemplos que possui. É sua hora de “tomar lado” do assunto, e precisamente expor sua opinião com convicção. 

O importante é evitar falácias, que de acordo com o dicionário é: 

substantivo feminino

  1. qualidade do que é falaz; falsidade.
    “sua afirmação é uma f.”
  2. no aristotelismo, qualquer enunciado ou raciocínio falso que entretanto simula a veracidade; sofisma.

Ou seja, é um tipo de argumento utilizado para parecer correto, mas que na verdade não é. Sendo ainda mais claro, falácias é aquele tipo de frase “Atualmente, a maioria das pessoas pensa que…” é impossível falarmos como a maioria das pessoas pensa, então você estaria  passando uma mensagem inverídica ao leitor, o que pode, em uma prova como o Enem 2022, diminuir sua nota. 

Como concluir uma redação? 

A conclusão é a etapa final da sua redação, é a chance de colocar a cereja no topo do bolo e criar o desfecho perfeito para as argumentações aplicadas no desenvolvimento.

Na conclusão não há espaço para criar novas teses e argumentos, porque não terá espaço hábil para isso (parágrafo de conclusão deve ter aproximadamente 5 linhas) e porque ele deve servir para amarrar todas as ideias da redação..

Comece retomando a tese que você criou na introdução, de forma sucinta, ressaltando ao leitor a ideia principal que foi trabalhada no decorrer do texto. 

Apesar de a função da conclusão ser “dar um ponto final” em seu texto, ela não pode parecer desconexa e chegar  “do nada” como um corte na fluidez da redação, portanto se preocupe com a coesão e use conectivos. 

Além de tudo isso, na fase de conclusão de uma redação é importante que você realize a revisão de seu texto. Confira a ortografia, a gramática e se todas as suas ideias foram apresentadas ali. 

como-fazer-uma-redação

Como se preparar para a redação do ENEM 

Fazer uma redação para ENEM não é muito diferente de escrever uma redação com as dicas que demos até então. Porém, alguns pontos precisam ser desenvolvidos quando falamos sobre este assunto. 

Vamos conferir? 

Mantenha-se atualizado 

O tema da redação do ENEM é sempre relacionado à alguma pauta relevante e atual. Portanto, ficar antenado nos acontecimentos mais recentes, no âmbito cultural, político e socioeconômico vai garantir um repertório maior na hora de estruturar suas ideias para redação. 

Estude o modelo da redação 

Falamos acima sobre o modelo de redação dissertativa, onde você desenvolve um tema proposto e aborda com pensamento crítico suas reflexões sobre ela. 

No ENEM, a dissertação-argumentativa exige que você proponha uma solução para a questão levantada pelo enunciado. 

Para fazer isso, não seja generalista e estude propostas de intervenção que sejam apropriadas. Lembrando que é essencial respeitar os direitos humanos!

Dica: pesquise redações passadas!

Saiba usar citações

As citações servem para dar credibilidade ao seu argumento, ele cria veracidade e mostra que você tem campo de domínio, ou seja, realmente tem repertório no assunto. 

Assim como usar dados e estatísticas, utilizar citações são um forte fator potencial em sua produção textual. 

Citação direta

A citação direta é aquela que transcreve parte de uma obra, com as palavras exatas do autor. Para usar a citação direta, é necessário trazer o sobrenome do autor, o ano de lançamento da obra, e a página em que ela se encontra.

Por exemplo: 

“Onde quer que o escravismo se tenha implantado constatamos o surgimento de comunidades formadas por escravos fugidos de seus senhores: os quilombos” (GUIMARÃES, 1996, p.142)

Citação indireta

Já a citação indireta, é aquela que você escreve, com suas palavras, baseada no trecho de uma obra. Neste caso, a citação deve vir acompanhada do sobrenome do autor e o ano de publicação da obra, a página é opcional.

Exemplo:

A pesquisa também usou análise histórica a partir de estudos historiográficos que permitiram conhecer e refletir as relações da história com o tempo, com a memória ou com o espaço (BARROS, 2013)

Mas, como saber qual citação usar? Seguindo o primeiro tópico: mantenha-se atualizado e estude temas passados, isso pode agregar informações ao seu texto.

Não copie o texto motivador

Na proposta temática da redação, o ENEM fornece em média 3 materiais motivadores, podendo aparecer somente em texto, ou texto e imagens.

Eles não são textos-base, mas sim materiais para inspirar e levantar uma reflexão sobre o tema. Esse material motivador levanta questionamentos que podem ser muito úteis para criar uma linha de raciocínio e contextualizar sua criação. 

Porém, se você quer fazer uma citação como mencionamos acima, é melhor que não faça sobre este conteúdo, copiar os textos de apoio pode acarretar em uma punição.

Treine sua escrita

Escrever requer dedicação, e como se tratam de muitos detalhes para serem lembrados, é impossível fazer isso sem treinamento e técnica. 

Comece produzindo textos sem pretensão, apenas seguindo temas leves e escrevendo como lhe convém. Aos poucos, após fazer isso, comece a corrigir seus erros seguindo as normas que separamos para você e com prática você aprenderá como fazer uma redação do zero. 

Corretor de redação 

Quando falamos sobre praticar, nada melhor do que obter uma opinião profissional sobre sua escrita, certo? Toda vez que você escreve um novo texto e vê onde pode melhorar, está se preparando para fazer melhor da próxima vez e aprendendo, de fato, como fazer uma redação.

Sendo assim, por que não contar com a oportunidade de praticar e corrigir suas redações online? Com o CRIA, você envia seu texto e nós o devolvemos corrigido e com notas sobre onde você errou e como corrigir este erro. 

Este corretor é capaz de te ajudar a melhorar  a qualidade da sua escrita e ainda te preparar para grandes testes, como o próprio Enem. 

Comece agora.

Sem dúvida você chegará à nota 1000 do Enem com estas dicas. Bons estudos, e até logo.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 5

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes