CRIA logo

Como não fugir do tema na redação do ENEM: Dicas!

Compartilhe

Fuga ao tema é um dos principais motivos para zerar a prova de redação do ENEM. Então, aprenda como não fugir do tema na redação do ENEM e ainda garantir a tão sonhada vaga na universidade.

A redação do ENEM é a parte mais temida pelos candidatos. Composta por um texto argumentativo-dissertativo, possui uma estrutura bem definida. Então, é necessário apresentar um texto de mais ou menos 25 a 30 linhas com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Além disso, o candidato deve demonstrar domínio da Língua Culta e repertório sociocultural.

Parece simples, não é mesmo? Mas é bem mais complicado do que parece. Pensando nisso, o CRIA elaborou esse artigo completo para te informar como não fugir do tema na redação do ENEM. Confira agora tudo o que você precisa saber.

como nao fugir do tema na redacao do enem
Como não fugir do tema na redação do ENEM? Fonte: Pexels

Como os textos motivadores podem te auxiliar a não fugir do tema na redação?

Os textos motivadores são essenciais para o candidato compreender a temática da proposta de redação. Além disso, são úteis para manter o foco durante todo o texto.

Apesar de não ser indicado utilizar os textos motivadores para construir a argumentação. Eles podem oferecer informações relevantes para que você se mantenha alinhado com a proposta.

Então, leia cuidadosamente e tente extrair as informações mais importantes e relevantes para se beneficiar ao máximo dos textos motivadores.

Você também pode gostar de:

Dicas de como não fugir do tema na redação do ENEM

Ter um bom entendimento da proposta de redação é crucial para estabelecer uma relação coerente e clara com o tema durante o texto.

Além disso, o candidato precisa elaborar um planejamento prévio da redação, ou seja, um projeto de texto. Isto é, definindo quais serão os pontos que serão desenvolvidos a fim de se manter conectado ao tema central durante todo o texto.

Veja agora, com detalhes, as dicas essenciais para não fugir do tema na redação do ENEM:

Leia atentamente o enunciado

A melhor estratégia é começar a prova do ENEM pela redação, assim o cansaço será menor para compreender o que está sendo apresentado. Leia os textos com muita atenção e grife o que for necessário.

É muito normal estar ansioso nesse momento, já que a prova é um momento decisivo para muitos. Então, antes do dia da prova, se teste. Ou seja, simule o dia da prova para treinar o foco e a resistência.

Será testado, nesse momento, a habilidade de interpretação de texto também. Por isso, é tão importante manter uma rotina de leituras para desenvolver essa habilidade até mesmo em momentos de pressão.

Em suma, esteja preparado e leia atentamente todos os textos.

Xô ambiguidade

A ambiguidade é um dos erros comuns que podem descontar pontos na nota final do texto. Afinal, o corretor não deve ter dificuldades em realizar a leitura e compreensão da redação. Então, seja o mais claro possível.

Veja este texto do CRIA: Confira aqui todos os erros que podem zerar na nota do ENEM.

Monte um projeto de texto

O projeto de texto nada mais é que um planejamento que o candidato faz para se guiar na hora de escrever a redação. Então, estabelecer tudo o que será dito no texto antes mesmo de colocar a mão na massa.

De maneira inicial, é preciso pensar como será a estratégia de abertura da redação. Para isso, é necessário contextualizar, apresentando de forma geral a situação ou problema que está sendo abordado. Como fazer isso? É possível fazer uma alusão história, citação de lei (jurismo), citar filmes e séries, etc.

Em seguida, defina a tese. Após finalizada a introdução, agora é o momento de desenvolver a tese nos próximos parágrafos. De modo geral, devem ser dois parágrafos com dois argumentos diferentes. Cada um desses argumentos obrigatoriamente precisam ser exemplificados com repertórios trazidos pelo candidato.

Por fim, a conclusão arremata tudo o que foi apresentado anteriormente. Especificamente no ENEM, a conclusão deve contar uma proposta de intervenção. Aqui, o candidato precisa trazer uma solução para a problemática da proposta de redação.

Tendo todo esse planejamento em mente, redigir a redação fica bem mais fácil.

Seja objetivo

Cada tipo de texto exige uma linguagem específica. No caso de poemas, por exemplo, a linguagem pode ser ambígua, trazer elementos como figuras de linguagem, etc. Até mesmo pode seguir ordens cronológicas diferentes, incoerências, tudo isso faz parte da Literatura.

Entretanto, a redação do ENEM é o momento de ser o oposto disso, ou seja, todos os fatos, opiniões precisam ser claros e objetivos. Por isso, é indicado evitar clichês, ditados populares e coloquialismos.

O desafio, então, é trazer traços de originalidade apesar da não utilização desses elementos. Isso quer dizer que é preciso modelar a linguagem com o intuito de informar, apresentar e argumentar.

Praticar a escrita com o CRIA pode te auxiliar a não fugir do tema no Enem

Bom, já vimos as melhores dicas para se manter no tema e não zerar a redação do ENEM. Mas afinal, como garantir que minha redação está correta?

A prática da escrita da redação é essencial para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino médio. Ou seja, é imprescindível treinar o máximo possível para dominar a prova.

Com o CRIA, você terá a oportunidade de se desenvolver ainda mais nessa competência. O corretor de redações por inteligência artificial segue as 5 competências do ENEM. Isso garante que o candidato simule a sua nota final na prova.

Além disso, o corretor aponta os aspectos de melhorias nas quais o candidato precisa se atentar. Tudo isso em até dois minutos. Gostou?

Então cadastre-se agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »