CRIA logo

Posso utilizar clichês na redação do ENEM?

Compartilhe

A redação do ENEM é muito temida e não é à toa. Exige que candidato domine várias esferas de conhecimento. Uma delas é o repertório sociocultural, ou seja, conhecimento de mundo além do senso comum. Então, utilizar clichês na redação do ENEM demonstra que o candidato possui pouco domínio dessa competência. Qual a saída? Evitar ao máximo.

Antes de tudo, é preciso compreender que para uma nota satisfatória no Exame, é necessário ter diversas competências, elencadas pelo INEP. Desde boa ortografia, entendimento do texto dissertativo-argumentativo, isto é, introdução, desenvolvimento e conclusão.

Além disso, ter repertório sociocultural. Esse repertório representa o conjunto de conhecimentos, valores que o indivíduo tem. Em resumo, conhecer história, filosofia, sociologia, antropologia, literatura, artes, política, economia, etc.

Por que isso é necessário no ENEM? Bom, o repertório indica a capacidade do candidato de fazer conexões entre frase-tema da redação e a realidade social.

Agora confira o artigo completo sobre clichês na redação do ENEM que o CRIA preparou.

O que é clichê?

O clichê é uma frase rebuscada, até mesmo citação de autores famosos que se tornaram comuns pelo uso recorrente. Também podem ser “verdades universais” que exaustivamente repetidas perdem significado e entram para o senso comum.

Tipos de clichês:

  1. Frases prontas: são frases muito conhecidas pelo senso comum. Os ditados populares também entram aqui. Exemplo: “voltar a estaca zero”, “melhor um pássaro na mão, do que dois voando”.
  2. Expressões: são construções cristalizadas, nem sempre escritas da mesma forma: “A natureza é o nosso bem mais precioso”.
  3. Senso comum: é muito fácil cair em estereótipos, então cuidado! Dizer que “todos os asiáticos são inteligentes”, além de clichê, é generalizante e prejudica a pontuação final da redação.
Posso utilizar clichês na redação do ENEM?
Devo ou não utilizar clichês no ENEM? – Fonte: Pexels

Confira exemplos comuns de clichês:

  • Luz no fim do túnel.
  • A população precisa se conscientizar.
  • A esperança é a última que morre.
  • Governantes corruptos ou governos corruptos
  • Como se sabe.
  • Bater na mesma tecla.
  • E ainda por cima.
  • Nos dias de hoje.
  • Fechar com chave de ouro.
  • A pressa é inimiga da perfeição.
  • “É mais desintegrar um átomo, do que um preconceito” — Albert Einstein

Você também pode gostar de:

Utilizar clichês na redação do ENEM zera?

Depois se entender o que são os clichês e ver exemplos, precisa entender o porquê se deve evitar. Primeiramente, o uso excessivo de expressões clichês pode comprometer a clareza e a objetividade do texto.

Lembre-se que o ENEM o mais importante é apresentar o domínio da estrutura do texto, defender argumentos sólidos e demonstrar repertório sociocultural. Então, fugir do senso comum é crucial para obter uma boa nota no ENEM.

Além disso, é interessante impressionar o corretor do seu texto com um conteúdo original. Então, não se esqueça que o “indício de autoria” é necessário para não zerar no ENEM. Se der muito espaço para falas diretas de autores, pensadores, onde estará o conteúdo original do texto?

Portanto, seguir a recomendação de evitar clichês no ENEM é o caminho mais seguro.

Como saber se estou utilizando clichês na redação do ENEM?

Para saber se está utilizando clichês na redação do ENEM, é necessário observar alguns pontos. Então, atente-se para trazer o máximo de conteúdo original, fazendo citações necessárias para concluir as ideias. Isso permite que o candidato exercite mais sua escrita e evita a utilização dos clichês.

A fim de identificar os clichês em um texto, é necessário revisá-lo. Então, assim que o texto estiver pronto, releia para identificar pontos de melhoria. Identificou algum clichê? Reescreva.

Às vezes é difícil identificar problemas com o próprio texto. A revisão do texto é uma habilidade que vem com o tempo se bem treinada. Mas para resolver a situação, o CRIA, plataforma de correção de redação é especialista.

A plataforma utiliza inteligência artificial para corrigir as redações. Sem prazos demorados, após submeter sua redação para correção, ela será corrigida em até dois minutos.

Além disso, segue todas as orientações das 5 competências do ENEM, ou seja, está muito bem preparado para o dia da prova.

Gostou? Então comece agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »