CRIA logo

O que zera a redação do ENEM: evite esses erros

Compartilhe

Zerar na redação do ENEM é um medo comum entre os candidatos. Pensando nisso, é importante conhecer as regras que o Exame impõe. Em suma, entender o que zera a redação do ENEM garante a classificação na prova.

Todos os anos, milhares de candidatos tem suas redações anuladas. Apenas em 2021, 95 mil pessoas tiveram suas redações zeradas. Existem diversos erros que devem ser evitados a fim de garantir uma boa nota no ENEM e não ser desclassificado.

Então, é essencial compreender como é a redação do ENEM e se preparar seguindo as orientações do INEP. Em resumo, o candidato deve entender a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, isto é, introdução, desenvolvimento e conclusão.

Além disso, o estudante precisa apresentar repertório sociocultural, proposta de intervenção coerente e boa ortografia. A partir disso, o CRIA preparou esse artigo completo para você conhecer tudo o que zera a redação do ENEM.

o que zera a redacao do enem
Conheça tudo o que zera na redação do ENEM. Fonte: Pexels

Conheça todos os elementos que podem zerar a redação do ENEM

A cartilha de redação do ENEM é um manual essencial para todos os candidatos. Nela, é possível ter acesso às 5 competências que se espera que o candidato apresente na redação. Além disso, apresenta as razões pela qual a redação pode ser zerada.

Conheça as razões elencadas pelo ENEM que podem zerar uma redação:

  • Fuga total ao tema;
  • Não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;
  • Extensão de até 7 (sete) linhas manuscritas, independente do conteúdo, ou extensão
    de até 10 (dez) linhas escritas no sistema Braile;
  • Cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem haver pelo
    menos 8 linhas de produção própria do participante;
  • Desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de
    redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda);
  • Números ou sinais gráficos sem função evidente em qualquer parte do texto, ou da folha
    de redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda);
  • Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
  • Impropérios e outros termos ofensivos, ainda que façam parte do projeto de texto;
  • Assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente
    designado para a assinatura do participante;
  • Texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;
  • Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho;
  • Texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Passo a passo: o que zera a redação do ENEM

Para te auxiliar a não correr o risco de zerar a redação do ENEM, o CRIA preparou um passo a passo completo e detalhado. Confira:

Fuga total ao tema

O tangenciamento do tema é um fator comum que zera a redação do ENEM. Portanto, a redação deve ter o tema como centro. Para garantir isso, tente mencionar algumas vezes as mesmas palavras utilizadas na frase-tema. Esse processo auxilia na retomada do assunto durante a redação.

Não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo

Apresentar a estrutura desse gênero textual é obrigatório. Então, a redação deve iniciar pela introdução, em seguida desenvolvimento e conclusão.

O CRIA, plataforma de correção de redação, auxilia nessa identificação, caso o aluno defenda a tese, argumente, intervenha e siga a Norma Culta. Na vista de redação, é possível identificar todos esses pontos.

Extensão mínima de 8 linhas

Para garantir a correção do seu texto, é necessário que ele tenha pelo menos 8 linhas. Porém, para apresentar um texto dissertativo-argumentativo é preciso bem mais que isso.

Então, entregue a redação com pelo menos 25 linhas e no máximo 30 linhas. Caso ultrapasse as 30 linhas, as linhas excedentes não serão corrigidas.

Cópia de textos da prova

Plagiar é, de fato, uma das piores atitudes que o candidato pode tomar. Desse modo, tanto os textos motivadores, quanto os textos do Caderno de Provas são apenas para consulta. Então, nesse caso, as cópias serão descartadas e somente o conteúdo original será corrigido.

Se a produção original for menos que 8 linhas, será zerada.

Desenhos e outras formas propositais de anulação

O candidato não deve desenhar na folha de redação. Nesse sentido, são considerados desenhos gráficos, tabelas, esquemas, representação de seres.

Números ou sinais gráficos sem função evidente

Apenas escreva o necessário. Caso esteja em dúvida, não coloque um ponto de interrogação na prova, nem numere nada sem necessidade.

Parte desconectada do tema proposto

Em 2023, um caso amplamente divulgado em diversos meios de comunicação foi o texto de um candidato que havia propositalmente colocado uma receita de miojo na redação. Apesar disso, a redação não foi zerada pela banca e somente o conteúdo original foi corrigido.

Impropérios e outros termos ofensivos

Vale ressaltar que o candidato jamais deve ofender algo ou alguém na redação. Além disso, jamais deve utilizar de palavrões e impropérios.

Assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica

É proibido qualquer forma de identificação na redação do ENEM. Pois, isso garante a imparcialidade do corretor. Mesmo que apareça uma pequena assinatura não identificável, será zerada.

Texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira

A redação do ENEM é responsável por avaliar a capacidade e domínio da Língua Portuguesa, ou melhor, Norma Culta. Isso quer dizer que o candidato deve escrever em Língua Portuguesa, já que é a língua oficial falada no território nacional.

Folha de redação em branco

Em hipótese nenhuma se deve entregar a folha de redação em branco. É comum que os candidatos deixem a redação por último e escreva no rascunho e por complicações de tempo, não passe a limpo na folha oficial. Então, atente-se com o tempo.

Texto ilegível

É uma preocupação geral a legibilidade da letra do candidato. Desse modo, escreva de maneira mais clara o possível. A letra não precisa ser “bonita”, mas legível.

CRIA: o corretor que pode melhorar sua nota na redação do ENEM

Portanto, ficar atento a todos esses detalhes é extremamente importante para entender o que zera na redação do ENEM. A principal dica é começar o Exame pela redação, já que o cansaço ainda não abateu as energias.

A fim de dominar todas essas informações, praticar é o melhor caminho. Quanto mais praticar, mais fácil o processo se tornará.

Pensando nisso, o CRIA, plataforma de correção de redação por inteligência artificial irá facilitar nessa jornada. Nada melhor que escrever uma redação e receber a correção em menos de dois minutos.

Além disso, a correção segue as 5 competências do ENEM, deixando claro quais os pontos fortes e os pontos de melhoria. Dessa forma, fica bem mais fácil se sentir confiante no dia da prova.

Comece agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »