CRIA logo

Como corrigir uma redação? Guia especial!

Compartilhe

Saber como corrigir uma redação é essencial para desenvolver olhar crítico e saber identificar possíveis erros nas suas produções de texto!

Saber como corrigir uma redação é muito importante na jornada de qualquer estudante.  Muitas vezes será necessário analisar e corrigir o próprio texto, e assim desenvolver um olhar crítico para evitar os mesmos erros nas próximas produções textuais. 

Dominar as competências de uma boa redação depende do quanto você pratica sua escrita, principalmente se tratando de redações com temas e modalidades definidas previamente, como a redação do ENEM.

Entretanto, seja no ENEM, ou nos seus estudos em casa, revisar, e corrigir seu texto, te ajudam a aprimorar sua capacidade de produção, como se seu cérebro entrasse em um modo automático com as correções que faz. 

Depois de um tempo, como escreve suas redações irá mudar, pois os critérios de correção já estarão intrínsecos no seu método de escrita.

Vale ressaltar que, dificilmente seu texto estará inteiramente livre de correções, é normal precisar de ajustes. Até nós, que produzimos conteúdo para o CRIA, passamos por revisões.

Por isso é importante aprender como corrigir uma redação. Afinal, quer aprender a ter mais autonomia na hora de corrigir sua redação? Fique atento às nossas dicas e arrase nas produções.

como corrigir uma redacao
Corrigir uma redação é uma tarefa complexa que envolve não apenas identificar erros gramaticais, mas também avaliar a estrutura, coerência, coesão e clareza do texto. – Foto: Freepik

Como corrigir uma redação: quesito estético

A correção de uma redação não se limita apenas à análise do conteúdo e da argumentação apresentada pelo candidato.

Assim, o quesito estético desempenha um papel fundamental na avaliação da qualidade do texto, pois diz respeito à forma como as ideias são apresentadas e organizadas visualmente.

Afinal, se o corretor não conseguir entender sua grafia, como ele conseguirá corrigir de maneira justa o conteúdo? 

Confira os principais pontos para se atentar no quesito estético e aprenda a corrigir uma redação nessa modalidade!

Você também pode se interessar por:

Confira se a letra está legível

A letra legível não tem nada a ver com letra bonita, daquelas floreadas com grafias impecáveis. Uma letra pode ser legível mesmo que não esteja nos melhores parâmetros da caligrafia, apenas o básico para favorecer o entendimento é suficiente.

O que queremos dizer com isso? 

  • As palavras e letras precisam estar com um bom espaçamento.
  • As letras não podem ser muito pequenas, ou seja, precisam apresentar um tamanho apropriado para visualizar todos os caracteres da palavra.

Ajuste de parágrafos para indicar transição de ideias.

Você sabia que existe uma regra ABNT para parágrafos? É necessário um espaçamento de 1 cm entre a margem de 3 cm da folha.

É claro, dificilmente você poderá dispor de uma régua para estipular o espaçamento preciso de um parágrafo, entretanto, é preciso estar atento para manter uma distância similar entre todos os parágrafos de seu texto.

Evitar rasuras

Em caso de rasuras, basta fazer apenas um risco em cima da palavra ou expressão errada. O ideal é evitar os rabiscos que “apagam” o trecho inteiro, por causarem uma má impressão do texto. 

Na hora de corrigir, basta escrever o novo fragmento acima ou ao lado do risco, dessa forma, sua redação não apresentará um visual poluído.

Mas lembre-se, o ideal é que não haja rasuras, e para isso, escreva com calma e paciência. Uma boa estratégia é fazer um rascunho antes da produção definitiva.

Utilizar a margem vertical inteira da folha

Então, exceto em casos onde a produção textual se encaixe nos padrões de um poema e em início de parágrafos, as margens devem ser inteiramente preenchidas.

Como corrigir uma redação: quesito gramatical

A gramática consiste em um conjunto de regras que determinam o uso correto da língua escrita e falada. 

Quando produzimos um texto, principalmente com propósitos acadêmicos, é preciso ficar de olho na gramática normativa, que determina o uso culto da nossa língua portuguesa. 

Por isso, vamos conferir alguns pontos, na gramática, considerados os mais importantes na hora de revisar um texto? 

Ortografia

A ortografia trata da forma gráfica das palavras, ou seja, como as escrevemos. 

De fato, é difícil acompanhar todas as atualizações ortográficas, e cometer equívocos acaba se tornando corriqueiro, porém, quando se trata da produção e revisão de redação, é necessário tomar cuidado. 

Em especial quando falamos sobre redações voltadas para concursos, como o ENEM.

A fim de se manter à par de todas as atualizações que envolvem ortografia, o ideal é manter sua leitura em dia, e praticar sua escrita com base nos conhecimentos adquiridos. 

Concordância verbal

Concordância verbal é o nome dado à relação bem estabelecida entre sujeito e verbo. Já ouviu a expressão popular “Concordo em gênero, número e grau”? Essa é uma associação feita à relação entre verbo e sujeito, que precisa estar sempre de acordo entre esses três fatores. 

Pontuação

A pontuação indica o ritmo da sua redação, isso é, ela aponta o entendimento do texto pelo uso de pontos, vírgulas e acentos, como os de exclamação e interrogação. 

Portanto, é um recurso essencial para coerência e coesão da sua redação.

Regência verbal 

Assim como a concordância verbal fala sobre a relação harmônica entre o verbo e o sujeito, a regência verbal fala da relação entre o verbo e seus termos regidos, ou seja, aqueles que auxiliam em seu sentido. 

Como corrigir uma redação: quesito estilístico

A parte estilística de uma produção de texto trata dos elementos expressivos da língua, que se preocupa com a fluidez da redação e os recursos de entendimento que podem ser aplicados, por exemplo, as figuras de linguagem e outros artifícios ligados à criatividade e à expressão de ideias. 

Quanto mais recursos que mostrem seu repertório estilístico, melhor para seu texto.

Repetição de palavras

A repetição de palavras é um ponto para se atentar na correção estilística, pois além de atrapalhar na fluidez do texto, demonstra repertório limitado. 

Quando o texto não apresenta um bom dinamismo de vocabulário, ele se torna cansativo ao leitor.

Conectivos 

Os conectivos exercem a exata função sugerida pelo seu nome: conecta sentenças e ideias do texto. 

Eles facilitam a leitura, deixando-a menos brusca e mais coesa. 

Como corrigir uma redação: quesito estrutural

A estrutura de uma redação é fundamental na hora de corrigir e estipular uma nota para ela, afinal, quando a produção textual não apresenta as estruturas básicas da modalidade sugerida, quase sempre significa falta de conhecimento. 

Redação dissertativa argumentativa

A dissertação argumentativa é o modelo de redação adotado para o ENEM. Em suma, você deve defender uma ideia, uma tese, com argumentos bem elaborados que respeitem os direitos humanos. 

Sua maior característica é a presença de parágrafos de desenvolvimento com os melhores argumentos para legitimar seu ponto de vista sobre o tema abordado.

Além do parágrafo de desenvolvimento, o modelo também exige a presença de uma introdução, onde se apresenta a tese, e uma conclusão, para finalizar sua linha de raciocínio. 

Redação narrativa 

A redação narrativa é aquela que conhecemos dos livros de história, que possuem personagens, caixas de diálogo, retrato temporal, ambientação e, principalmente, um narrador (que pode ser narrador-personagem ou narrador-observador). 

O foco principal da narrativa é o desenvolvimento do personagem, que possui um clímax e um desfecho na estrutura do texto. 

Redação descritiva 

A redação descritiva pretende expor elementos e torná-los reconhecíveis para o interlocutor. Ela é ligada aos sentidos, podendo ser usada para escrever uma visão, um cheiro ou um gosto. 

Ela pode ser objetiva, com detalhes reais e sendo isenta de comentários pessoais do observador, ou subjetiva, com interpretações pessoais que ajudam a construir a sensação para o interlocutor. 

Redação jornalística

A redação jornalística é utilizada em notícias e reportagens anunciando um determinado fato ou acontecimento. 

Esse gênero de redação não é opinativo, ou seja, ela não traz opiniões sobre o assunto. Apenas expõe fatos com objetivo de informar imparcialmente.

Carta 

A carta ainda é um modelo muito comum na literatura, por isso, apesar de não ser muito comum em vestibulares, ela ainda demanda estudo e dedicação.

Este modelo de redação é ótimo para treinar a escrita formal e informal, utilizada há bastante tempo com esse propósito. Dependendo da proposta textual, a carta deverá ser informal caso tenha cunho pessoal, e mais formal caso possua destinatários com autoridade. 

Ela deve seguir uma estrutura com saudação, corpo do texto e despedida com assinatura.

Aprimore sua escrita com o CRIA

Agora que você já sabe como corrigir uma redação, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Mas o que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »