CRIA logo

Repertório de inteligência artificial para citar no ENEM

Compartilhe

A inteligência artificial é um tema contemporâneo extremamente abordado. Criar repertório sobre o assunto é importante para redações vestibulares.

O repertório sociocultural na redação do ENEM é um dos fatores para atingir a nota mil. Com o avanço das tecnologias, ter um repertório de inteligência artificial para citar no ENEM na manga pode ser um grande diferencial.

Umas das etapas do ENEM é a redação, que segue o gênero textual dissertativo-argumentativo. Devido à alta concorrência, tornou-se necessário entender os recursos que podem levar a nota máxima de 1000 pontos. Assim, o repertório sociocultural possui extrema relevância na argumentação.

Nas últimas décadas, a Inteligência Artificial (IA) fez progressos notáveis e continua a impactar uma variedade de campos, como tecnologia da informação, saúde e negócios. Desse modo, vale pensar a respeito dos impactos sociais que pode causar em nossa sociedade e em nosso dia a dia.

Embora a incorporação desse tipo de tecnologia na sociedade contemporânea seja gradual, o lançamento do Chat GPT e a rápida adesão de milhões de pessoas à plataforma aceleraram algumas discussões.

Assim, tendo em vista essas discussões, vale verificar os principais repertórios de inteligência artificial para citar no ENEM. Confira a lista elaborada pelo CRIA. Boa leitura.

repertorio de inteligencia artificial para citar no enem
Argumentar por meio de bons repertórios socioculturais em uma argumentação pode fundamentar e fortalecer a tese — Fonte: Pexels.

6 citações sobre inteligência artificial para citar no ENEM

Um dos principais e maiores desafios ao candidato pode ser escrever um texto dissertativo-argumentativo de 30 linhas. Portanto, o repertório cultural é fundamental para a escrita de um texto de qualidade.

É comum que os candidatos não consigam obter esse repertório porque não leem ou não estão interessados nas notícias atuais. Entretanto, para estar muito bem preparado, é preciso estar atento aos eventos e acontecimentos do nosso dia a dia e ler muito.

Então, para facilitar esse processo, confira essa lista com 6 citações de repertório de inteligência artificial para citar no ENEM:

1. “A promessa da inteligência artificial e da ciência da computação geralmente supera o impacto que poderiam ter alguns empregos da mesma forma que, enquanto a invenção do avião prejudicou a indústria ferroviária, ele abriu portas muito mais amplas ao progresso humano”.

Paul Allen foi um dos co-fundadores da Microsoft Corporation, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Você também pode se interessar por:

2. “O que todos devemos fazer é nos certificar que estamos usando a inteligência artificial de uma maneira que beneficie a humanidade, e não que a deteriore”. — Tim Cook

Tim Cook é um executivo norte-americano conhecido por ser o atual CEO (Chief Executive Officer) da Apple Inc., uma das maiores e mais influentes empresas de tecnologia do mundo.

3. ”Um ser humano deve transformar informação em inteligência ou conhecimento. Tendemos a esquecer que nenhum computador jamais fará uma nova pergunta”.

Grace Hopper, cujo nome completo era Grace Brewster Murray Hopper, foi uma pioneira da computação e cientista da computação norte-americana.

repertorio de inteligencia artificial para citar no enem
A análise de grandes quantidades de dados e a identificação de padrões são os principais métodos utilizados pela inteligência artificial, incluindo machine learning e deep learning — Foto: Freepik

4. Computadores são inúteis. Eles conseguem apenas lhe dar respostas”.

Pablo Picasso foi um dos artistas mais influentes e renomados do século XX. Além disso, é considerado um dos fundadores do movimento artístico moderno.

5. Computadores são inúteis. Eles conseguem apenas lhe dar respostas”.

Noam Chomsky é um intelectual, linguista, filósofo, cientista cognitivo e ativista político norte-americano. Além disso, é amplamente reconhecido como uma das figuras mais influentes no campo da linguística e como uma voz crítica em questões políticas e sociais.

6. “O espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia.”

Albert Einstein foi um físico teórico alemão que criou a teoria da relatividade geral, que juntamente com a mecânica quântica é um dos pilares da física contemporânea.

O que é repertório sociocultural?

O repertório sociocultural é o conjunto de informações que um candidato do exame deve ter sobre cultura, história, sociedade, literatura e atualidades, entre outras áreas de conhecimento.

repertorio de inteligencia artificial para citar no enem
O repertório sociocultural na redação do ENEM é um dos pilares de correção da banca oficial do exame — Fonte: Freepik.

Portanto, o repertório é nossa experiência do mundo. Como resultado, ele não se limita apenas a dados e estatísticas; a experiência do candidato e outros conhecimentos interdisciplinares também são relevantes.

Assim, vejamos agora alguns tipos de conhecimento que pode te ajudar na redação do ENEM:

  • Conhecimento científico: é adquirido por meio do método científico, baseado na observação empírica, coleta e análise de dados, formulação de hipóteses e testes empíricos. É um conhecimento sistemático, preciso e confiável;
  • Conhecimento filosófico: se baseia na reflexão crítica sobre questões fundamentais da existência humana, como a natureza da realidade, da verdade, da moralidade, entre outras;
  • Conhecimento cultural: se baseia nas tradições, costumes, valores e crenças de uma sociedade ou grupo social específico. Além disso, são transmitidos por meio da educação e da vivência em comunidade.

Existem outros tipos de conhecimento, como o religioso, porém a redação do ENEM possui um caráter mais objetivo. Desse modo, eles podem não ter tão adequados.

Como o repertório sociocultural é avaliado na redação do ENEM?

A competência II das 5 competências do ENEM diz respeito à utilização do repertório e como relacioná-lo com a temática do texto.

O candidato com essa habilidade precisa entender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Você também pode se interessar por:

O que é inteligência artificial?

Em filmes ou séries, é bem comum a representação da inteligência artificial como máquinas humanoides que podem tomar consciência e extinguir humanos. Porém, a realidade é muito diferente da ficção.

Ao dizer que uma máquina tem inteligência artificial, significa que ela interpreta dados e potencialmente aprende com eles, utilizando esse conhecimento para se adaptar e atingir objetivos específicos. Bem longe da realidade dos filmes, certo?

Segundo o Google, a inteligência artificial é:

A inteligência artificial (IA) é um conjunto de tecnologias que permitem aos computadores executar uma variedade de funções avançadas, incluindo a capacidade de ver, entender e traduzir idiomas falados e escritos, analisar dados, fazer recomendações e muito mais. 

Assim, a expressão “Inteligência Artificial (IA)” refere-se a sistemas de computador capazes de realizar tarefas que normalmente exigem conhecimento humano. Então, é um processo de aprendizagem de máquina — traduzido do inglês machine learning.

Aprimore sua escrita com o CRIA

Agora que você já conheceu o repertório de inteligência artificial para citar no ENEM, pode se dedicar aos estudos. Com isso, o CRIA pode te ajudar. Mas como?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.

redacao cria
Agora o CRIA corrige suas redações de todos os vestibulares – Fonte: CRIA.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, o CRIA libera seu acesso à plataforma. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Fonte: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »