O repertório sociocultural na redação do ENEM é um dos fatores para atingir a nota mil. Com o avanço das tecnologias, ter um repertório de inteligência artificial para citar no ENEM na manga pode ser um grande diferencial.
Umas das etapas do ENEM é a redação, que segue o gênero textual dissertativo-argumentativo. Devido à alta concorrência, tornou-se necessário entender os recursos que podem levar a nota máxima de 1000 pontos. Assim, o repertório sociocultural possui extrema relevância na argumentação.
Nas últimas décadas, a Inteligência Artificial (IA) fez progressos notáveis e continua a impactar uma variedade de campos, como tecnologia da informação, saúde e negócios. Desse modo, vale pensar a respeito dos impactos sociais que pode causar em nossa sociedade e em nosso dia a dia.
Embora a incorporação desse tipo de tecnologia na sociedade contemporânea seja gradual, o lançamento do Chat GPT e a rápida adesão de milhões de pessoas à plataforma aceleraram algumas discussões.
Assim, tendo em vista essas discussões, vale verificar os principais repertórios de inteligência artificial para citar no ENEM. Confira a lista elaborada pelo CRIA. Boa leitura.

6 citações sobre inteligência artificial para citar no ENEM
Um dos principais e maiores desafios ao candidato pode ser escrever um texto dissertativo-argumentativo de 30 linhas. Portanto, o repertório cultural é fundamental para a escrita de um texto de qualidade.
É comum que os candidatos não consigam obter esse repertório porque não leem ou não estão interessados nas notícias atuais. Entretanto, para estar muito bem preparado, é preciso estar atento aos eventos e acontecimentos do nosso dia a dia e ler muito.
Então, para facilitar esse processo, confira essa lista com 6 citações de repertório de inteligência artificial para citar no ENEM:
1. “A promessa da inteligência artificial e da ciência da computação geralmente supera o impacto que poderiam ter alguns empregos da mesma forma que, enquanto a invenção do avião prejudicou a indústria ferroviária, ele abriu portas muito mais amplas ao progresso humano”.
Paul Allen foi um dos co-fundadores da Microsoft Corporation, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
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2. “O que todos devemos fazer é nos certificar que estamos usando a inteligência artificial de uma maneira que beneficie a humanidade, e não que a deteriore”. — Tim Cook
Tim Cook é um executivo norte-americano conhecido por ser o atual CEO (Chief Executive Officer) da Apple Inc., uma das maiores e mais influentes empresas de tecnologia do mundo.
3. ”Um ser humano deve transformar informação em inteligência ou conhecimento. Tendemos a esquecer que nenhum computador jamais fará uma nova pergunta”.
Grace Hopper, cujo nome completo era Grace Brewster Murray Hopper, foi uma pioneira da computação e cientista da computação norte-americana.

4. “Computadores são inúteis. Eles conseguem apenas lhe dar respostas”.
Pablo Picasso foi um dos artistas mais influentes e renomados do século XX. Além disso, é considerado um dos fundadores do movimento artístico moderno.
5. “Computadores são inúteis. Eles conseguem apenas lhe dar respostas”.
Noam Chomsky é um intelectual, linguista, filósofo, cientista cognitivo e ativista político norte-americano. Além disso, é amplamente reconhecido como uma das figuras mais influentes no campo da linguística e como uma voz crítica em questões políticas e sociais.
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6. “O espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia.”
Albert Einstein foi um físico teórico alemão que criou a teoria da relatividade geral, que juntamente com a mecânica quântica é um dos pilares da física contemporânea.
O que é repertório sociocultural?
O repertório sociocultural é o conjunto de informações que um candidato do exame deve ter sobre cultura, história, sociedade, literatura e atualidades, entre outras áreas de conhecimento.

Portanto, o repertório é nossa experiência do mundo. Como resultado, ele não se limita apenas a dados e estatísticas; a experiência do candidato e outros conhecimentos interdisciplinares também são relevantes.
Assim, vejamos agora alguns tipos de conhecimento que pode te ajudar na redação do ENEM:
- Conhecimento científico: é adquirido por meio do método científico, baseado na observação empírica, coleta e análise de dados, formulação de hipóteses e testes empíricos. É um conhecimento sistemático, preciso e confiável;
- Conhecimento filosófico: se baseia na reflexão crítica sobre questões fundamentais da existência humana, como a natureza da realidade, da verdade, da moralidade, entre outras;
- Conhecimento cultural: se baseia nas tradições, costumes, valores e crenças de uma sociedade ou grupo social específico. Além disso, são transmitidos por meio da educação e da vivência em comunidade.
Existem outros tipos de conhecimento, como o religioso, porém a redação do ENEM possui um caráter mais objetivo. Desse modo, eles podem não ter tão adequados.
Como o repertório sociocultural é avaliado na redação do ENEM?
A competência II das 5 competências do ENEM diz respeito à utilização do repertório e como relacioná-lo com a temática do texto.
O candidato com essa habilidade precisa entender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Dados sobre a utilização da Inteligência Artificial no Brasil:
Nos últimos anos, o Brasil tem acompanhado o crescimento acelerado da inteligência artificial em diversos setores, como educação, saúde, comércio e serviços.
Embora ainda enfrente desafios estruturais e de capacitação, o país apresenta avanços significativos na adoção de tecnologias baseadas em IA.
A seguir, reunimos dados recentes que mostram como a inteligência artificial está sendo utilizada em território nacional, destacando oportunidades, barreiras e perspectivas futuras.
Adoção de IA no Brasil:
- Apenas 13% das empresas brasileiras adotaram formalmente soluções de IA em 2024, segundo pesquisa TIC Empresas/Cetic.br
- Apesar disso, 92% das empresas já estão conectadas por fibra ótica e 28% contrataram planos acima de 500 Mbps — infraestrutura que favorece futuras adoções
- A SAP revelou que 52% das empresas brasileiras têm percepção totalmente positiva da IA, e 44% já perceberam resultados concretos com o uso da tecnologia, enquanto 46% esperam retorno em 2025
- 60% das empresas usam IA generativa e 40% utilizam soluções de machine learning — com foco principal em atendimento ao cliente (64%) e produtividade (51%).
Uso discente e rotinas de estudo:
- 71% dos estudantes universitários ou interessados em cursar faculdade no Brasil utilizam ferramentas de IA generativa regularmente — 29% usam diariamente e 42% semanalmente.
- O recurso mais comum: explicar conceitos complexos, resumir textos e gerar ideias para pesquisas.
Personalização e aprendizagem adaptativa:
Uma das principais contribuições da inteligência artificial para a educação é a capacidade de personalizar o ensino, respeitando o ritmo, os interesses e as dificuldades de cada estudante.
Plataformas com IA adaptativa, como a Geekie One e a DreamBox, já demonstraram aumento de até 30% na retenção de conteúdos, ao oferecer trilhas personalizadas de aprendizado com base no desempenho do aluno.
No contexto da escrita e correção textual, destaca-se o CRIA, um corretor de redações por inteligência artificial que utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para simular a correção feita por professores.
A ferramenta identifica desvios, dá sugestões personalizadas por competência do ENEM e acompanha o progresso do estudante ao longo do tempo. Com isso, o CRIA incentiva a prática constante e torna o processo de aprendizado mais eficiente, autônomo e motivador.
Além disso, o CRIA também contribui para a gestão pedagógica, permitindo que professores acompanhem o desempenho das turmas com base em dados objetivos, economizando tempo e facilitando intervenções mais precisas.
O CRIA pode ajudar no aprendizado?
Ao utilizar inteligência artificial com foco pedagógico, o CRIA contribui para práticas mais dinâmicas, criativas e alinhadas às necessidades da sala de aula contemporânea, tornando-se um recurso estratégico para educadores que desejam integrar tecnologia de forma crítica e eficiente ao ensino da redação.
Agora que você já sabe mais sobre repertório de inteligência artificial para citar no ENEM, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?
Projetado para auxiliar professores e estudantes no processo de produção textual, o CRIA não apenas corrige textos, mas oferece devolutivas personalizadas, sugestões de melhoria e estimula a autonomia dos alunos.
Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.
Mas o que o CRIA faz por você?
- Análise instantânea da redação.
- Simulação da sua nota do ENEM por competência.
- Identificação de desvios, todos marcados no seu texto.
- Traz correções detalhadas por competência.
- Histórico de progresso.
- Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo.
- Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens.
- Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
Vamos começar? Então acesse aqui.
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