CRIA logo

PAS UEM: o que é, como funciona e como se inscrever?

Compartilhe

O PAS UEM é um processo seletivo seriado que possibilita o ingresso em universidades. Clique e saiba como funciona e como se inscrever!

Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Maringá (PAS UEM) é um processo seletivo para ingresso no Ensino Superior. Assim, destina-se aos alunos matriculados regularmente no Ensino Médio, e abrange todas as séries desse nível de ensino.

O Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) é um processo de seleção que ocorre em três etapas ao longo do ensino médio.

Assim, cada etapa é composta por uma prova de conhecimentos gerais e uma redação. Além disso, o PAS UEM oferece uma modalidade de ingresso alternativa, que valoriza o desempenho do estudante ao longo do ensino médio.

Então, confira o que é, como funciona e como se inscrever no PAS UEM com o CRIA. Assim, continue conosco e boa leitura.

pas uem
O PAS UEM ocorre em três etapas ao longo do ensino médio e permite uma avaliação contínua do desempenho do aluno duarnte seus anos escolares – Foto: Pexels.

O que é o PAS UEM?

O PAS UEM é um processo avaliativo seriado destinado aos alunos matriculados regularmente no Ensino Médio. Além disso, abrange todas as séries desse nível de ensino. Desse modo, ao final de cada série, o aluno realiza uma prova.

Ele se difere dos vestibulares tradicionais porque ocorre em 3 etapas ao longo do ensino médio. Em outras palavras, os alunos são avaliados gradualmente durante esses três anos.

Composto por provas objetivas de conhecimentos gerais, o PAS UEM também exige uma redação em cada uma das três etapas. Assim, os conteúdos das provas englobam disciplinas como Língua Portuguesa, Literatura, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Matemática e Sociologia.

A nota final do candidato é determinada após a conclusão de cada uma das etapas, calculada pela média ponderada das notas individuais em cada uma delas. Então, com base nessa conclusão, os alunos são classificados para ingressar nos cursos de graduação da UEM.

Você também pode se interessar por:

Como funciona o PAS UEM?

Desse modo, o PAS/UEM constitui-se de 3 etapas:

  • Etapa 1: Prova com peso 1, ao final do primeiro ano do Ensino Médio, com conteúdos dessa série;
  • Etapa 2: Prova com peso 2, ao final do segundo ano do Ensino Médio, com conteúdos dessa série, para os alunos classificados na Etapa 1;
  • Etapa 3: Prova com peso 2, ao final do último ano do Ensino Médio, com conteúdos dessa série, para os alunos classificados na Etapa 2.

Como se inscrever no PAS UEM?

A inscrição para a prova do PAS/UEM é anual e feita apenas via internet, no site oficial do programa. No caso do PAS de 2023, o prazo para inscrição foi de 29 de agosto a 11 de outubro de 2023.

Além disso, na inscrição o candidato deve, obrigatoriamente, inscrever-se na etapa correspondente à série do Ensino Médio em que está matriculado.

Após preencher o Formulário de Inscrição, é necessário responder ao Questionário Socioeducacional. Em seguida, gerar a Guia de Recolhimento e efetuar o pagamento integral da taxa de inscrição.

Quem pode ter a isenção da taxa de inscrição?

O candidato inscrito no PAS que esteja regularmente cadastrado no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal e que seja membro de família de baixa renda, com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa, podem solicitar a isenção de taxa ao PAS UEM.

Além disso, o participante que deseja o benefício de isenção precisa seguir as normas e os procedimentos descritos no edital oficial do ano que deseja se inscrever.

Quem pode fazer o PAS UEM?

O PAS UEM, assim como outros procedimentos de avaliação seriada usados por algumas universidades brasileiras, se destina aos alunos do ensino médio.

Desse modo, os alunos que estão no primeiro, segundo ou terceiro ano do ensino médio regular, ou em cursos equivalentes, como o ensino médio integrado ao técnico, podem participar do PAS UEM.

Como é a redação do PAS UEM?

A redação no PAS UEM é parte fundamental da avaliação e geralmente aborda temas atuais, sociais, políticos, culturais ou científicos relevantes.

Um ponto relevante é que, diferente da redação do ENEM, o PAS UEM varia os gêneros textuais solicitados. De antemão, a CVU (Comissão do Vestibular) informa quais são os gêneros possivelmente cobrados no dia da prova.

Desse modo, confira os gêneros textuais que podem cair na prova de redação do PAS UEM:

ETAPA 1

A prova de redação visa avaliar a capacidade dos candidatos de pensar, compreender, interpretar e expressar por escrito sobre um assunto específico.

Então, isso é feito demonstrando o domínio e conhecimento dos mecanismos da norma culta escrita por meio da adequação de textos a situações comunicativas especificadas.

Para isso, o exame exigirá que o candidato escreva um gênero textual que integre a relação da etapa correspondente. Além disso, os gêneros textuais são alterados ocasionalmente, mantendo uma parte dos gêneros textuais já relacionados.

Em 2023, os gêneros que poderiam ser solicitados na primeira etapa foram:

  1. Carta de solicitação.
  2. Comentário de postagens.

ETAPA 2

Em 2023, os gêneros que poderiam ser solicitados na segunda etapa foram:

  1. Carta de solicitação.
  2. Comentário de postagens.
  3. Resposta argumentativa.

ETAPA 3

Em 2023, os gêneros que poderiam ser solicitados na terceira etapa foram:

  1. Artigo de opinião.
  2. Carta de solicitação.
  3. Comentário de postagens.
  4. Resposta argumentativa.

Qual a diferença entre PAS e vestibulares?

De modo geral, o PAS oferece uma modalidade de ingresso alternativa, que valoriza o desempenho do estudante ao longo do ensino médio.

Então, os estudantes são avaliados progressivamente ao longo do ensino médio, permitindo uma avaliação contínua do desempenho do aluno. Desse modo, calcula-se a nota final com base na média ponderada das notas obtidas em cada etapa.

Vale ressaltar que no PAS, a cada etapa possui uma prova específica, abrangendo conteúdos relacionados ao currículo do ensino médio.

Entretanto, nos vestibulares tradicionais, os estudantes são avaliados em uma única prova. Então, a nota obtida nessa prova determina a classificação do candidato para ingresso nos cursos de graduação.

Além disso, o vestibular é uma prova mais abrangente que pode incluir questões de diversas disciplinas, dependendo da área de conhecimento do curso desejado.

Aprimore sua escrita com o CRIA

Agora que você conferiu como funciona o PAS UEM, é hora de praticar. Com isso, o CRIA pode te ajudar. Mas o que é o CRIA?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Então, através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.

cria
Agora o CRIA corrige suas redações de todos os vestibulares – Fonte: CRIA.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »