CRIA logo

Dicas para treinar redação em casa: atente-se!

Compartilhe

A jornada do candidato que estuda em casa pode ser muito desafiadora. Afinal, são muitos conteúdos para estudar, em um caminho solitário. Porém, com algumas dicas para treinar a redação em casa, esse processo pode ficar muito mais fácil e prático.

A redação é parte fundamental do Exame Nacional do Ensino Médio, já que o candidato pode atingir até mil pontos. Sendo assim, ela possui caráter classificatório, isto é, caso o candidato zere, não há possibilidade de concorrer a bolsas de estudos ou a vagas nas instituições de ensino superior.

Desse modo, treinar redação em casa é uma ótima maneira de desenvolver suas habilidades de escrita e melhorar sua capacidade de expressão. Assim, você se sai muito bem não só no ENEM, mas em qualquer vestibular.

Pensando nisso, o CRIA preparou esse conteúdo cheio de dicas essenciais para você não perder tempo e começar a praticar a redação em casa. Boa leitura.

dicas para treinar redação em casa
Dicas para treinar redação em casa – Fonte: Pexels

5 Dicas para treinar redação em casa

Desenvolver habilidades de escrita é essencial para uma comunicação eficaz e expressão de ideias claras. No entanto, muitas vezes, a falta de prática e orientação pode dificultar o aprimoramento dessa habilidade.

Então, confira algumas dicas de como treinar a redação em casa para mandar muito bem na prova do ENEM.

Você também pode se interessar por:

1. Domine a estrutura padrão da redação

A redação do ENEM possui uma estrutura definida que, todos os anos, continua a mesma e sem sofrer alterações. Sendo assim, dominar a estrutura do texto argumentativo-dissertativo é parte fundamental do processo.

De modo geral, a redação dissertava deve apresentar:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão/Proposta de intervenção.

Além disso, o candidato deve apresentar um texto em norma culta da língua portuguesa, sem introduzir clichês, coloquialismos, etc. Assim, essa linguagem clara e objetiva serve para a construção da argumentação em defesa do ponto de vista. Além disso, não se esqueça de ligar as ideias por meio de conectivos.

2. Esteja atento aos acontecimentos do Brasil e do mundo

Estar atento às notícias e aos acontecimentos do Brasil e do mundo pode te ajudar na hora de escrever a redação. O ENEM tem como principal característica a utilização de temas atuais e relevantes. Assim, nada melhor que entender os principais conflitos internos, externos, avantes de minorias, etc.

Para isso, é possível utilizar recursos menos engessados, como podcasts, filmes, séries e os mais tradicionais jornais televisivos, livros.

Assim, alguns podcasts trazem diversos temas atuais e até mesmo polêmicos que podem te ajudar a construir uma visão mais crítica sobre o contexto sócio-histórico. Confira algumas dicas:

3. Foco

Com tanta tecnologia na palma da mão, com muitas notificações e mensagens, fica difícil manter a concentração total em uma atividade. Para isso, não existe muita solução a não ser manter o foco em seu objetivo final. Além disso, existem outras técnicas aliadas na vida do estudante.

  • Estabelece um horário pré-definido:

Estabelecer apenas a quantidade de horas para estudar na semana não é suficiente. Assim, defina um horário específico em que você seja mais produtivo.

É comum que pessoas matutinas – que conseguem se concentrar mais e exercer melhor suas atividades – acordem mais cedo para começar o dia na sua rotina de estudos e estar livre para as demais atividades do dia.

Então, encontre o melhor horário para você, quando você se sente mais produtivo e menos suscetível a distrações.

  • Deixe o celular de lado:

Os smartphones podem ser aliados na vida dos estudantes, porém, sem disciplina, com certeza irá atrapalhar a rotina de estudos. Quem nunca parou para olhar alguma rede social por 5 minutos, piscou e lá se foram 30? Essa situção é muito fácil de acontecer.

Por isso, o ideal é deixar o celular de lado, desligar as notificações e focar nos estudos. Alguns dispositivos possuem a configuração de foco, em que não exibem nenhuma notificação ou alerta enquanto estiverem neste modo.

  • Faça resumos, mapas mentais interativos:

Trabalhar a memória visual é um recurso que pode ajudar muito. Afinal, é uma forma de memória relacionada à capacidade de reter e recordar informações visuais, como imagens, cores, formas e objetos. Além disso, escrever manualmente pode ser uma grande ferramenta de memorização.

mapa mental
Como funciona e como fazer um mapa mental para estudar? – Fonte: Canva

4. Prepare o ambiente de estudos

Quem nunca ficou cansado e decidiu estudar na cama? Parece uma ótima ideia, até que o sono vem e o planejamento de estudos vai por água abaixo. Então, preparar um ambiente de estudos adequado sinaliza para o cérebro que, naquele momento, você deve estar atento e focado para aquela atividade.

Assim, nada de estudar em local de lazer ou de descanso. Caso você não tenha um local específico para os estudos, organize com os materiais, coloque calendários, planejamentos todos organizados para que seu cérebro associe de maneira correta. Desse modo, as distrações não estarão por perto.

5. Treine muito

Depois de todas essas dicas, é hora de colocar a mão na massa. Para atingir grandes notas na redação do ENEM, o ideal é ter uma frequência de produção textual para manter o ritmo e cristalizar as informações básicas. Desse modo, você não corre o risco de ter que relembrar os passos para redigir o texto.

Além disso, se tornar um expert na redação e melhorar o tempo da produção são habilidade desenvolvidas com o tempo e muita prática.

Dica extra: treine com o CRIA

Quer praticar e não sabe por onde começar? O CRIA é a ferramenta que vai te salvar.

CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que garante uma correção com grande precisão, baseando-se nas 5 competências do ENEM. Além de entregar essa precisão, tudo isso é feito em até 2 minutos.

Além disso, o CRIA dispõe um banco de dados com centenas de milhares de redações. Então, desde zeradas até aquelas com nota mil, que são utilizadas como base para IA entregar ao aluno uma descrição detalhada de onde errou, como pode arrumar e o porquê tal erro gera desconto de pontos no ENEM. 

Outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA é esse gráfico com histórico de pontuação. Por meio dele, é possível visualizar de maneira bem clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao cria
Gráfico de correção de redação interativo. – Fonte: CRIA

Então, para quem é o CRIA:

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »