CRIA logo

Como citar filmes e séries no ENEM: guia completo!

Compartilhe

O repertório sociocultural para a redação do ENEM é um dos pontos mais importantes. Porém, nem tudo precisa ser citações de filósofos e teorias complexas. Por isso, aprender como citar filmes e séries no ENEM pode elevar a sua estratégia para a prova.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal prova para quem deseja cursar o ensino superior. Pensando nisso, é importante conhecer todos os detalhes, como a estrutura da redação, gramática, ortografia e repertório sociocultural.

Esse repertório sociocultural pode ser apresentado de diversas maneiras. O mais tradicional é embasar a argumentação ou apresentar o tema trazendo alusões históricas, jurismos, etc. Mas precisa ser sempre assim? A resposta é: não.

Além dos jeitos tradicionais, é possível citar séries e filmes. Porém, é claro, é preciso ter uma relação direta entre o tema proposto pela prova e o enredo da obra citada.

Então, quer aprender como citar filmes e séries no ENEM? Para isso, o CRIA preparou esse guia completo para você gabaritar a redação do ENEM. Boa leitura.

como citar filmes e series no enem
Como citar filmes e série no ENEM e tirar nota mil? Confira – Fonte: Pexels

Como é a redação do ENEM?

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das partes mais importantes da prova e possui um formato específico. Desse modo, a estrutura da redação do ENEM é composta por uma introdução, 2 parágrafos de desenvolvimento e uma conclusão.

O tema da redação é uma surpresa. Embora sempre se tratar de algum tema da atualidade, é difícil prever com precisão qual será a problemática apresentada. Porém, focar na estrutura do texto dá confiança a qualquer candidato.

Sendo a estrutura uma dissertação argumentativa-dissertativa, o estudante precisa apresentar um desenvolvimento nessa parte. Além disso, dominar a norma culta e apresentar repertório sociocultural também é essencial.

Nesse sentido, recomenda-se que os candidatos pratiquem a escrita de redações, estudem os temas relevantes da atualidade, além de conhecer os critérios de avaliação do ENEM, para se prepararem adequadamente para a prova.

Como citar filmes e séries no ENEM?

Mas, afinal, como citar filmes e séries no ENEM? Todas as etapas do texto necessitam de uma explicação ou contextualização, que pode correr por meio de repertório sociocultural.

Antes de tudo, lembre-se que essas citações precisam ser utilizadas de maneira adequada e pertinente ao tema em discussão. Então, não basta somente citar, já que essa citação precisa fazer sentido com o restante do texto e tema proposto.

Na introdução, é possível contextualizar o tema da redação com um filme ou série. Veja o exemplo abaixo:

ENEM 2020: “O Estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” — Redação de Adrielly Clara Enriques, 18 anos. Minas Gerais

“No filme estadunidense “Joker”, estrelado por Joaquin Phoenix, é retratado a vida de Arthur Fleck, um homem que, em virtude de sua doença mental, é esquecido e discriminado pela sociedade, acarretando, inclusive, piora no seu quadro clínico. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, devido a conceitos preconceituosos perpetuados ao longo da história humana, há um estigma relacionado aos transtornos mentais, uma vez que os indivíduos que sofrem dessas condições são marginalizados. Ademais, é preciso salientar, ainda, que a sociedade atual carece de informações a respeito de tal assunto, o que gera um estranhamento em torno da questão.

5 filmes curingas para citar no ENEM

Você não precisa assistir a todos os filmes, de todas as plataformas e estúdios. Afinal, existem filmes curingas que podem ser aplicados e usados em diversas situações:

1. Cidade de Deus

Cidade de Deus é um filme brasileiro de 2002, dirigido por Fernando Meirelles. A obra filme é baseada no livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins, e retrata a vida em uma favela do Rio de Janeiro chamada Cidade de Deus, desde os anos 1960 até os anos 1980.

O filme se passa em uma favela do Rio de Janeiro, chamada Cidade de Deus, e é narrado pelo personagem Buscapé, um jovem que cresce na favela e sonha em se tornar um fotógrafo.

Além disso, ele conta a história de diversos personagens e suas trajetórias na comunidade, principalmente as vidas de 2 jovens chamados Zé Pequeno e Bené.

Onde assistir? Netflix.

2. Democracia em vertigem

Democracia em Vertigem é um documentário brasileiro de 2019 dirigido por Petra Costa. Assim, a obra aborda a trajetória política do Brasil desde a redemocratização nos anos 1980 até os eventos que levaram à destituição da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016.

Onde assistir? Netflix.

3. O Auto da Compadecida

É uma peça teatral escrita por Ariano Suassuna em 1955. Além disso, foi adaptada para o cinema em 2000, sob a direção de Guel Arraes. Em suma, a história se passa no sertão nordestino do Brasil e combina elementos do teatro popular, comédia e religiosidade.

Então, todo enredo do filme gira em torno de 2 amigos: João Grilo e Chicó, que vivem de pequenos golpes e artimanhas para sobreviver.

Durante a trajetória, eles se veem envolvidos em uma série de situações cômicas e surrealistas. Além disso, enfrentam personagens excêntricos e desafios inesperados.

Onde assistir? Globoplay.

4. Bacurau

Bacurau é um filme brasileiro de 2019 dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. A história se passa em um futuro próximo e acompanha a pequena comunidade de Bacurau, localizada no sertão do Nordeste do Brasil.

Onde assistir? Globoplay

5. Que horas ela volta?

“Que horas ela volta?” é um filme brasileiro de 2015 dirigido por Anna Muylaert. A história se passa em São Paulo e segue a vida de Val, uma empregada doméstica que trabalha na casa de uma família de classe alta.

Assim, a obra aborda questões sociais, como as relações de classe, as disparidades econômicas, o trabalho doméstico e a desigualdade de oportunidades. Também questiona estereótipos de gênero e faz uma reflexão sobre maternidade, identidade e o significado de ser uma mulher no Brasil atualmente.

Onde assistir? Netflix.

Como saber se estou no caminho certo? O CRIA pode te ajudar

Estudar para uma prova como o ENEM é um desafio e tanto. Além disso, é muito comum que os estudantes fiquem perdidos, sem saber se está no caminho certo. Porém, o CRIA pode te ajudar.

Entender todos os aspectos parar tirar nota mil no Exame é fundamental, mas também é preciso praticar. Com o CRIA você pode praticar e muito.

O corretor de redação por inteligência artificial se baseia nas 5 competências do ENEM, então ao enviar sua redação, ela será corrigida e a nota final será muito fiel a das bancas de correção oficiais.

Sabemos que muitos estudantes também tem rotinas super agitadas e sem tempo. Por isso, o CRIA corrige a sua redação em até dois minutos. Ótimo, não é mesmo?

Comece agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »