CRIA logo

Como tirar 1000 na redação do ENEM? 7 dicas para te ajudar!

Compartilhe

Afinal, como tirar 1000 na redação do ENEM? Para o candidato conquistar a nota máxima, é preciso se preparar e conhecer os critérios de avaliação da prova. Assim, ao entender como a avaliação funciona e como é corrigida, assim como os conteúdos cobrados, você se sente cada vez mais pronto.

A fim de atingir a nota máxima no ENEM, é preciso que o candidato tenha dedicação, preparação e atenção a alguns aspectos-chave. Não há uma fórmula exata, mas existem alguns passos que podem aumentar suas chances de sucesso.

Então, é essencial conhecer a estrutura da dissertação argumentativa-dissertativa, além de apresentar repertório sociocultural, boa gramática, etc. Pensando nisso, o CRIA preparou esse artigo completo com dicas para ajudar todos os estudante.

Confira agora algumas dicas para tirar mil na redação do ENEM. Boa leitura.

como tirar 1000 na redacao do enem
Como tirar not máxima no ENEM 2023 – Foto: Pexels.

Como é a prova do ENEM?

Essas dicas são para você, que está se sentindo perdido e quer tirar a nota máxima no ENEM. Conhecer muito bem a estrutura do Exame é o primeiro passo que os candidatos precisam para planejar os estudos.

A prova do ENEM é dividida entre questões objetivas e a redação. Nesse sentido, o conteúdo para as questões objetivas são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Você também pode gostar de:

Como é a redação do ENEM?

Já a redação é do gênero textual dissertação argumentativa-dissertativa. Isto é, composta por uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, na conclusão é necessário apresentar uma proposta de intervenção, em que o candidato propõe uma solução para a problemática apresentada.

Além da parte estrutural, existem outros componentes que precisam estar presentes na redação. Então, demonstre um bom repertório sociocultural e domínio da norma culta da língua portuguesa.

Bom, falar é fácil, mas como fazer tudo isso? Confira agora algumas dicas.

7 dicas de como tirar 1000 na redação do ENEM

1. Conheça os critérios de avaliação

Conhecer os critérios de correção do ENEM é fundamental para que o candidato se aproxime cada vez mais da nota máxima da redação do ENEM.

O texto é corrigido a partir das 5 competências do ENEM, nas quais a banca de correção avalia a sua nota seguindo esses critérios.

2. Estude os exemplos de redação nota 1000

Essa é uma dica mais prática. Selecione e imprimia as provas anteriores, disponíveis pelo Inep. Bom, essa prática pode não parecer tão relevante, mas aprender com exemplos passados pode ser um bom caminho.

Além disso, você pode comparar a sua redação com a de nota mil e avaliar o que está precisando melhorar ou se está no caminho certo.

3. Pratique muito

Não é à toa que muitos dizem que “a prática leva a perfeição”. Por mais clichê que possa parecer, essa é uma verdade em se tratando de redação.

Quanto mais prática, mais confiante você ficará para escrever a redação. Claro que é necessário ter algum parâmetro de melhorias que precisam ser melhoradas e, para isso, você pode contar com o CRIA para corrigir seus textos.

4. Esteja sempre atualizado

Apresentar um bom vocabulário e informações atuais é muito necessário no ENEM. De fato, é uma prova marcada pela presença de conteúdos da atualidade. Então, não deixe de ler ou assistir jornais, acompanhar as notícias do Brasil e do mundo.

5. Aprenda a argumentar

Uma boa argumentação pode impressionar o corretor da sua redação. Para quem deseja atingir uma boa nota no ENEM, é essencial saber argumentar.

Então, escolha os argumentos, explique, exemplifique. Essa parte final é muito importante por mostrar que o candidato consegue relacionar o conteúdo da prova com as problemáticas culturais e sociais.

6. Dê atenção aos estudos de gramática e norma culta

A primeira competência do ENEM diz respeito à gramática e ao cumprimento da norma culta. Muitos pensam que a mensagem é mais importante que a forma em que ela está apresentada.

Porém, se apresentada da maneira correta, é mais fácil de atingir o objetivo final que é que o leitor do texto compreenda o que está escrito. Desse modo, ter um bom desenvolvimento gramatical e da normal culta é fundamental.

7. Cuidado com o tempo

Gerencie bem o tempo disponível para a redação, garantindo que tenha tempo suficiente para planejar, escrever, revisar e corrigir erros. Então, evite pressa e revise seu texto para melhorar sua clareza e corrigir possíveis falhas.

Dica extra: busque orientação e feedback

Após seguir todas as dicas anteriores, é a hora de receber um bom feedback. Nesse sentido, entender que é necessário ter uma correção fiel a do ENEM é muito importante.

É por isso que o CRIA, corretor de redação por inteligência artificial pode facilitar muito a sua vida. Com o ritmo frenético de estudos, ninguém mais pode esperar uma ou duas semanas para receber a correção de uma redação.

Com o CRIA, a sua redação é corrigida em até dois minutos. Muito rápido, né? E o melhor de tudo é que ele segue as 5 competências do ENEM. Nesse sentido, a sua nota fica muito mais fiel a uma correção feita pela banca de corretores oficiais do Exame.

Como tirar 1000 na redação do ENEM? Com o CRIA você pode.

Gostou? Então comece agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »