CRIA logo

Como a inteligência artificial pode ajudar no ENEM?

Compartilhe

Não sabe como a inteligência artificial pode ajudar no ENEM? Diversas plataformas e ferramentas oferecem diferentes auxílios, confira aqui!

Como a inteligência artificial pode ajudar no ENEM? As IAs permitem que os estudantes se preparem para o exame com plataformas de e-learning, corretores de redação por inteligência artificial e outras facilitadoras.

Já parou para pensar em como a AI pode ser uma ferramenta que facilita e te ajuda hora de estudar?

Embora as críticas em relação a essa tecnologia possam afastar profissionais da educação e até mesmo estudantes, por meio de simples estratégias é possível implementar a inteligência artificial nos estudos para o ENEM.

Desde a simples conferência no gabarito de uma questão à correção da redação por inteligência artificial, existem diversas possibilidades de aplicação dessa tecnologia no ensino e nos estudos.

Quer saber mais como a inteligência artificial pode ajudar no ENEM? Continue conosco e boa leitura.

como a inteligencia artificial pode ajudar no enem
Inteligência Artificial é uma área da Ciência da Computação que busca fazer os computadores pensarem e se comportarem como seres humanos. – Foto: Freepik

Como surgiu a Inteligência Artificial?

Pozzeboni afirma que a evolução dos computadores a partir de meados do século XX estava intimamente ligada ao desenvolvimento da Inteligência Artificial.

Devido a eles, foi possível simular vários aspectos da inteligência humana, o que levou as pessoas a questionar se as máquinas seriam inteligentes e capazes de aprender, como os seres humanos.

Após as mudanças ocorridas na área da informática na década de 80, os estudos em redes neurais e conexionismo foram retomados, depois terem sido abandonados devido à limitação dos recursos computacionais.

A Inteligência Artificial passou ser reconhecida como ciência em 1956. Desde então, essa ciência se modificou drasticamente e além desse reconhecimento, permite que muitos tenham acesso à tecnologia gratuitamente.

Você também pode se interessar por:

O que é Inteligência Artificial?

O desenvolvimento de algoritmos e sistemas capazes de reproduzir a inteligência humana é o foco da área da ciência da computação conhecida como inteligência artificial (IA), segundo Gomes.

Nesse sentido, a criação de máquinas capazes de raciocínio, aprendizado, resolução de problemas, tomada de decisões, reconhecimento de padrões e outras tarefas que exigem inteligência são os principais objetivos da inteligência artificial.

Assim, o aprendizado de máquina, o processamento de linguagem natural, a visão computacional e outras disciplinas são utilizadas pela IA para desenvolver algoritmos.

Podendo processar grandes quantidades de dados e identificar padrões e relações que seriam difíceis ou impossíveis de identificar por seres humanos, o que os determina por inúmeras variáveis de classificação.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar no ENEM?

Mas como a inteligência artificial pode ajudar no ENEM? O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das maiores e mais importantes avaliações educacionais do Brasil que proporciona acesso às instituições de ensino superior públicas e privadas.

Sabemos que não é tarefa fácil se preparar para o exame, entretanto, a utilização de ferramentas com técnicas de IA possui diversas vantagens.

Por exemplo, motiva o aluno por meio de novos recursos tecnológicos que prendem sua atenção, testam seus conhecimentos, avaliam a aprendizagem dos conceitos apresentados, além de permitir que o estudante reveja o conteúdo no momento mais conveniente.

Como utilizar a inteligência artificial para o ENEM?

Com o avanço da tecnologia e a crescente incorporação da inteligência artificial em vários aspectos de nossas vidas, surge uma questão crucial: como podemos usar essa tecnologia para melhorar a preparação e o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)?

Assim, confira a seguir como a inteligência artificial pode ajudar no ENEM:

Preparação para o exame:

Plataformas de e-learning com IA podem adaptar o conteúdo de estudo às necessidades dos alunos, auxiliando na identificação dos pontos fracos e sugestão de materiais de estudo específicos para melhorar o desempenho em áreas de conhecimento importantes.

Um bom exemplo desse tipo de plataforma é a Khan Academy, é uma organização sem fins lucrativos que oferece educação gratuita por meio de uma plataforma online.

Nesse sentido, a IA permite que o conteúdo seja adaptado a cada aluno, permitindo que eles avancem no seu próprio ritmo.

Reconhecimento de voz e escrita:

As tecnologias de IA podem auxiliar na prática de redação e na correção automática de textos escritos pelos alunos. Além disso, o reconhecimento de voz pode ser usado para aprimorar as habilidades de comunicação oral.

Para a correção de redação, o CRIA é a ferramente ideal para os estudantes.

O que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redações baseado em Inteligência Artificial (IA). Por meio de algoritmos avançados de linguística e aprendizado de máquina, o corretor inteligente atribui uma nota baseada nos parâmetros do ENEM.

Então, o CRIA aprendeu a corrigir redações por meio de milhares de redações já corrigidas por professores especialistas em redações.

Assim, ele oferece um feedback quase que instantâneo sobre a gramática, ortografia, coerência e coesão textual, análise de introdução, conclusão, estrutura dos textos escritos pelo aluno e ainda ajuda os estudando a melhorar suas habilidades de escrita por meio de um tutor inteligente.

Simulados e exercícios:

Simulados e exercícios comparáveis às questões do ENEM podem ser criados por sistemas de IA. Além disso, conseguem ajustar os desafios conforme o desempenho do aluno e dar feedback instantâneo para corrigir erros e reforçar o aprendizado.

Uma plataforma que fornece esse tipo de tecnologia é a AIO, uma startup carioca de educação e inteligência artificial que, como um GPS da educação, aponta a rota mais eficaz para cada aluno conseguir chegar ao seu objetivo.

Como utilizar o Corretor de Redação por Inteligência Artificial para o ENEM?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

O que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Foto: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

O CRIA não foi pensado apenas para auxiliar os alunos, mas também os professores, a ideia nunca foi substituir o trabalho indispensável desse profissional.

Sabemos que corrigir redações é uma tarefa crucial por permitir a avaliação do progresso e as habilidades de escrita de cada aluno.

No entanto, quando se trata de corrigir redações de muitas turmas, a tarefa pode se tornar desgastante e exigir muito tempo e energia. 

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes