CRIA logo

Redação da FATEC: como é e critérios de avaliação!

Compartilhe

A redação da FATEC avalia a capacidade de argumentação, coesão textual, clareza e domínio da norma culta. Confira como fazer!

A redação da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) é uma parte importante do processo seletivo, avaliando-se a capacidade de argumentação, coesão textual, clareza e, além disso, o domínio da norma culta da língua portuguesa por parte do candidato.

A Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) é uma instituição pública de ensino superior no estado de São Paulo, Brasil. Fundada em 1969, é, portanto, mantida pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), uma autarquia do governo estadual.

Além disso, a FATEC oferece cursos superiores de tecnologia, com uma abordagem prática e voltada para as necessidades do mercado de trabalho. Então, os cursos são conhecidos por preparar os alunos de maneira eficiente para ingressar no setor profissional após a conclusão.

O acesso aos cursos da FATEC geralmente ocorre por meio de um vestibular específico – ou seja, inclui provas de conhecimentos gerais e uma redação.

Nesse sentido, o CRIA elaborou esse conteúdo completo para você entender como é e quais são os critérios de correção da redação da FATEC. Continue conosco e boa leitura.

redacao da fatec
As redações da FATEC são avaliadas em diversas competências, como domínio da norma culta da língua, capacidade argumentativa, coesão e coerência – Foto: CRIA.

Como é o vestibular da FATEC?

Segundo edital, o Exame referente ao Processo Seletivo Vestibular da FATEC, do 1º semestre de 2024, será constituído de 2 partes comuns a todos os cursos, a saber:

  • I – uma redação;
  • II – uma prova com 54 (cinquenta e quatro) questões, cada uma com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D, E), sendo:
  1. Cinco (5) questões relativas a cada uma das 8 (oito) disciplinas que compõem o núcleo comum do ensino médio (Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês), num
    total de 40 (quarenta) questões;
  2. Cinco (5) questões para verificar a capacidade de raciocínio lógico do candidato;
  3. Nove (9) questões que proporão a articulação de conhecimentos das disciplinas de Ensino Médio,
    para a solução de situações-problema.

Você também pode se interessar por:

Como é a redação da FATEC?

Assim como na maioria dos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a redação da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) inclui uma proposta temática e textos de outros autores para que o candidato baseie seus pensamentos.

Além disso, é exigido a produção de um texto de gênero narrativo ou dissertativo, defendendo seu ponto de vista usando a gramática culta do português. Então, lembre-se de escolher um título que reflita adequadamente as ideias apresentadas ao longo da redação.

Desse modo, a produção deverá avaliar a capacidade de desenvolver e organizar as ideias, seja:

  • Expondo-as criticamente, apresentando teses e argumentos de maneira lógica e abordando criativamente o tema proposto; ou
  • Desenvolvendo uma narrativa dotada de sentido, em que os elementos constituintes (fato, personagens, espaço, tempo, causa e consequência) se correlacionem de modo a compor o enredo.

Quais são os critérios para correção da redação da FATEC?

Compreender as diretrizes que a banca examinadora utiliza para avaliar as produções textuais vai além de apenas atender a requisitos formais. Trata-se, então, da chave para um resultado excelente na prova.

Então, confira abaixo os critérios utilizados pela banca corretora do vestibular da FATEC:

I – Introdução:

  • Valor da redação: 10 pontos;
  • A proposta explicita que o texto NÃO seja em verso; portanto, deve ser em prosa;
  • Quanto ao gênero, explicita-se que seja dissertativo ou narrativo.

II – Para atribuição da nota, serão considerados, com igual peso:

Correção gramatical:

Quanto à correção gramatical, será observada principalmente a obediência aos princípios da modalidade culta escrita da língua, com especial ênfase no plano sintático do texto, verificando:

  • Manutenção da modalidade de língua (portanto, coerência estilística);
  • Adequação vocabular;
  • Sintaxe de concordância, colocação e regência;
  • Correção no emprego de preposições e conjunções;
  • Grafia das palavras; paragrafação e pontuação.

Apresentação e desenvolvimento do conteúdo:

Quanto à apresentação e desenvolvimento do conteúdo, priorizam-se os seguintes aspectos:

  • Adequação ao tema proposto e ao gênero textual solicitado;
  • Organicidade e unidade (coesão) – observa-se se a redação constitui um conjunto articulado de partes em torno do tema proposto;
  • Existência de argumentação coerente e posicionamento claro, no caso do texto dissertativo;
  • Presença dos elementos constitutivos do texto narrativo, a saber: fato, personagens (dentre os quais o narrador, seja observador, seja personagem), espaço, tempo, causa e consequência, correlacionados de modo a compor um enredo dotado de sentido.

III – Ocorrências:

  • Se houver desvio de tema, como nos casos de “hipertrofia do exemplo” (situação em que o tema é posto de lado e a redação se desenvolve em torno do(s) exemplo(s) dado(s) pelo candidato), nesse cenário (que não é fuga do tema, mas desvio de fulcro), a nota atribuída será, no máximo, 5,0 (cinco);
  • O candidato deverá atribuir um título para a Redação. A ausência de título na Redação implica na diminuição da nota final do candidato.

Proposta de redação FATEC – 2º semestre de 2023

Em meio às transformações constantes do cenário educacional, a redação destaca-se como uma habilidade fundamental para a formação integral dos estudantes.

Na FATEC, tal competência é essencial e estratégica, sendo parte integrante do processo seletivo que visa identificar não apenas o conhecimento técnico, mas também a capacidade argumentativa, a clareza de pensamento e a expressão escrita.

Então, confira abaixo a proposta de redação da FATEC do segundo semestre de 2023:

proposta de redacao da fatec
Somente serão corrigidas as Redações que forem transcritas com caneta esferográfica de tinta preta ou azul para a Folha de Redação. – Foto: FATEC.

Exemplo de redação da FATEC:

Elaborar uma redação que atenda aos critérios rigorosos do vestibular da FATEC é um desafio que muitos aspirantes ao ensino superior enfrentam com determinação e foco. Assim, diante da importância dessa etapa no processo seletivo, a busca por exemplos concretos e orientações práticas torna-se fundamental.

Então, confira abaixo uma redação da FATEC disponibilizada pelo site Mundo Vestibular:

Consumismo: felicidade maquiada

Introdução:

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, no qual a dinâmica de informações é intensa e constante. A troca de ideias e mercadorias entre os mais distantes lugares tornou-se ainda mais frequente e rápida após o advento da internet. Dentro desse contexto, há um importante fator que deve ser levado em consideração: a mídia como um mecanismo de manipulação das massas.

Desenvolvimento 1:

Através de inúmeros meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, revistas, outdoors, internet, entre outros, a mídia tem realizado o seu trabalho de convencer as pessoas a consumir. Para isso utiliza-se de algumas artimanhas, como artistas famosos e queridos que incitam o público a comprar os produtos divulgados. O ser humano nasce e cresce vivenciando esse mundo manipulado pela mídia, e acreditando que a felicidade possa ser encontrada quando se adquire determinada marca de roupa, calçado, carro, jóia, celular ou qualquer outro produto. Divulga-se constantemente a ideia da felicidade comprada.

Desenvolimento 2:

O indivíduo que nasce nesse ambiente consumista dificilmente aprende valores interiores e subjetivos, como a amizade, o amor ao próximo, o companheirismo, o respeito, a dignidade, a honestidade que o edificam como ser pensante e emotivo. Decorre disso a dificuldade de se preencher o vazio interior, o que é comumente buscado no consumo de bens concretos e superficiais. Não há como afirmar que tais bens são dispensáveis à felicidade, porém estes não estão capacitados a trazer a realização pessoal buscada pelo homem.

Conclusão:

A partir das ideias discutidas, podemos concluir que uma das melhores maneiras de garantir a realização pessoal é combatendo o consumismo incitado pela mídia – uma vez que este proporciona uma felicidade maquiada e momentânea que não caracteriza uma realização pessoal plena e sólida – e educando nossas crianças com base em valores como a solidariedade, o amor e o respeito.

Autor: Natalia Yumi Yamamoto (adaptado do original).

FAQ: dúvidas frequentes sobre a redação da FATEC

Em meio à jornada de preparação para o vestibular da FATEC, as dúvidas sobre a redação frequentemente ocupam um lugar central na mente dos candidatos. Nesse sentido, entender os critérios de avaliação, a estrutura desejada e as expectativas da banca examinadora é crucial para um desempenho satisfatório.

Então, esse FAQ busca fornecer respostas claras e esclarecedoras para as questões mais comuns que envolvem essa etapa crucial do processo seletivo. Confira:

redacao da fatec
Eembora a redação da FATEC possa ser desafiadora uma boa preparação pode aumentar significativamente as chances de aprovação – Foto: CRIA.

Quantos pontos vale a redação da FATEC?

A prova de redação vale de 0 a 100 pontos. Assim, a nota atribuída às redações segue uma escala de 0 a 10, sempre com a atribuição de ponto inteiro (0, 1, 2 etc.).

Desse modo, define-se a nota com base em critérios que consideram tanto a apresentação e o desenvolvimento do conteúdo (ideias, argumentos) quanto a adequação do texto aos princípios da norma culta.

Um e outro têm, na correção, igual importância e peso e são mutuamente condicionantes. Ou seja, a insuficiência em um ou outro critério (ou ambos) pode acarretar anulação da redação.

Quantas linhas precisa ter a redação da FATEC?

A quantidade de linhas exigida para a redação da FATEC pode variar conforme o edital específico de cada ano. Assim, de modo geral, os vestibulares estabelecem tanto um limite mínimo quanto um máximo de linhas para a redação.

O que zera a redação da FATEC?

  • Fugir ao tema e/ou gênero propostos; apresentar nome, rubrica, assinatura, sinal, iniciais ou marcas que permitam a identificação do candidato; estiver em branco;
  • Apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (utilizando desenhos, sinais gráficos, números, séries de interjeições, palavras soltas etc);
  • For escrita em outra língua que não a portuguesa;
  • Apresentar letra ilegível e/ou incompreensível;
  • apresentar o texto definitivo fora do espaço reservado para tal;
  • apresentar 5 (cinco) linhas ou menos (sem contar o título);
  • for composta integralmente por cópia de trechos da coletânea ou de quaisquer outras partes da prova.

Qual foi o tema da redação da FATEC 2023?

Tema de redação Fatec 2023/2: “Como combater a insegurança alimentar no Brasil?” 

É difícil passar na prova da FATEC?

A dificuldade em passar na prova da FATEC varia conforme diversos fatores, incluindo a concorrência para os cursos desejados, o nível de preparação do candidato e a complexidade do processo seletivo.

Desse modo, cursos mais populares e disputados podem ter uma concorrência mais acirrada, conforme a relação candidato/vaga. Além disso, os concorrentes que se preparam consistentemente, estudando os conteúdos específicos e praticando as habilidades exigidas na prova, geralmente têm mais chances de sucesso.

Como é calculada a nota da FATEC?

Calcula-se a nota das questões objetivas por:

P = 100 x NPC/64

Em que: NPC = Nota ponderada total das questões, formada pelo número de respostas certas das 10 questões de peso 2 multiplicado por dois, somado ao número de respostas certas das 44 questões de matérias de peso 1.

Nessa parte da prova, o candidato que prestou o ENEM poderá utilizar a nota da parte objetiva da prova do ENEM. A nota final (N) para as questões objetivas será dada por:

N = (4 x P + 1 x ENEM)/5 se ENEM maior que P ou N = P, se ENEM menor ou igual a P.

Em que: P: é a nota obtida nas questões objetivas da prova da Fatec.
ENEM: é a nota da parte objetiva da prova do ENEM.

Nota Final:

A nota final do candidato será dada pela igualdade:
NF = (8 x N + 2 x R)/10

Em que:
N: é a nota final da parte objetiva da prova.
R: é a nota obtida na redação (valor máximo 100).
NF: é a nota final da prova.
Para o candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, a sua nota final será obtida pela seguinte fórmula:
NFA = NF x (1 + A + P)
Em que:
NF: nota final obtida pelo candidato.
A (valor 3%): para candidatos que, no ato da inscrição, se autodeclararem afrodescendentes.
P (valor 10%): para candidatos que, no ato da inscrição, declararem que cursaram, integralmente, o ensino médio em
instituições públicas federais, estaduais, municipais ou do Distrito Federal.
O valor máximo da NFA é 100,00

Aprimore sua escrita com o CRIA

Agora que você já sabe como é a redação da FATEC, é hora de praticar. Com isso, o CRIA pode te ajudar. Mas o que é o CRIA?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Então, através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.

correcao do cria
Agora o CRIA corrige suas redações de todos os vestibulares – Foto: CRIA.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Foto: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes