CRIA logo

Ferramenta de correção automática de redações: o que é?

Compartilhe

A redação é parte mais importante de qualquer vestibular ou ENEM. Por isso, estar muito bem preparado para esse momento é fundamental. Com a ajuda de uma ferramenta de correção automática de redações, esse processo pode ficar muito mais ágil.

Com o desenvolvimento da tecnologia, a sociedade está experimentando mudanças significativas em vários aspectos de sua vida cotidiana. A maneira como trabalhamos, nos comunicamos, aprendemos e interagimos com o mundo ao nosso redor sofreu alterações nos últimos anos.

Já parou para pensar como era estudar antes dos computadores e da internet? Muitos não viveram essa transição, mas encontramos diversos relatos como a utilização de enciclopédias de luxo como a Barsa. Entretanto, nossa realidade mudou e muito.

Esse avanço permitiu estar a um clique de distância de muita história, conteúdos e informações. Dando um salto histórico, podemos ver os impactos que a inteligência artificial está causando, principalmente no quesito educação.

Para os vestibulandos e candidatos do ENEM, a corredação da redação já não é mais um processo de espera. Com ferramentas de correção automática de redação, essa etapa ficou bem mais ágil. Então, conheça melhor o CRIA, o corretor de redação inteligência artificial.

ferramenta de correcao automatica de redacoes
Ferramenta de correção automática de redações: como facilitar a sua vida de estudante? — Fonte: Pexels.

Ferramenta de correção automática de redações: o que é?

Uma ferramenta de correção automática de redações é um software projetado para analisar e avaliar textos escritos, como redações, ensaios ou outros tipos de escrita, a fim de identificar erros gramaticais, estrutura do texto e oferecer sugestões de melhorias.

O uso de inteligência artificial para correção automática de redações tem o objetivo de facilitar e agilizar todo esse processo. Assim, surge o CRIA: o corretor de redação por inteligência artificial.

O CRIA foi projetado para ser um corretor baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural. Assim, todo esse processo é realizado por meio da aprendizagem de máquina, ou seja, machine learning.

De acordo com a pesquisa “Inteligência Artificial na Educação: Survey”, o machine learning é:

“Basicamente, o conceito de máquinas com a capacidade de aprenderem sozinhas a partir de volumes de dados, reconhecendo padrões e criando relações entre estes.”

O processamento de linguagem natural visa é uma interação entre computadores e a linguagem humana. Desse modo, permite que os computadores compreendam, interpretem e gerem linguagem humana de maneira que seja significativa e útil.

Por meio dessa tecnologia e um banco de dados robusto, com milhares de redações do ENEM corrigidas por professores, o CRIA possibilita a correção rápida, em até 2 minutos. Seguindo as 5 competências do ENEM.

ferramenta de correcao automatica de redacoes
Corretor de redação por inteligência artificial — Fonte: CRIA.

A inteligência artificial na educação já é uma realidade

A IA está sendo usada em várias áreas da educação para melhorar a aprendizagem, personalizar o ensino e ajudar os educadores.

Segundo o estudo “Inteligência Artificial na Educação: Survey”:

“A tecnologia também tem provocado grandes mudanças na economia com a automatização de serviços, automação industrial, transações eletrônicas, comunicação, entre outros. No entanto, apesar do impacto dessas mudanças na nossa sociedade, as atividades educacionais ainda se apropriam da tecnologia em passos lentos.”

Entretanto, já vem sendo uma realidade que avança. Ferramentas como o CRIA possuem o papel de agilizar demandas e facilitar a vida de alunos e professores. Assim, atua como um facilitador, reduzindo o tempo de espera para a correção da redação.

Então, o professor pode focar em aspectos relacionados à criatividade, repertório sociocultural e à proposta de intervenção, se foi eficaz, se apresenta os elementos essenciais para alcançar aquele objetivo.

A inteligência artificial é uma realidade cada vez mais presente na educação, auxiliando professores e alunos em seu dia a dia escolar — Reprodução: YouTube.

Qual o futuro da educação a partir das transformações tecnológicas?

É mais que evidente que a educação passará por muitas mudanças com o avanço de tecnologias, como a inteligência artificial.

Nesse sentindo, os especialistas tendem a ser mais cautelosos e preveem um avanço gradual, até mesmo para a adaptação dos alunos e dos professores para acessar esses novos recursos. Assim, segue abaixo:

“A IA está sendo inserida em todos os setores de nossa sociedade, mas na educação é fundamental que essa apropriação seja planejada, gradativa, com um enfoque maior de suporte e não de robotização do ensino.”

Quanto ao futuro, existem maneiras de prever quais tecnologias podem ocupar esses espaços.

Segundo o sumário executivo de Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030, foi realizado um estudo para identificar e prever o futuro das tecnologias digitais na educação.

Assim, observando o panorama educacional e o desenvolvimento de startups no seguimento, principalmente de processamento de linguagem natural, encontramos as interações dinâmicas entre recursos, objetivos organizacionais e mudanças no ambiente.

Desse modo, isso permite que as estratégias tecnológicas sejam conectadas às estratégias de negócios das empresas. Assim, veja a seguir o roadmap:

.

roadmap tecnologico
Roadmap tecnológico: prospecção das tendências em inteligência artificial na Educação até 2030 — Foto: Tendências em inteligência artificial na educação.

Quais os benefícios da inclusão de ferramenta de correção automática de redações?

Uma variedade de vantagens significativas são apresentadas tanto aos educadores quanto aos alunos como resultado da implementação de ferramentas de correção automática de redações.

Segundo a professora doutora Renata de Oliveira Santos, a proposta coma a implementação da inteligência artificial é que educação ocupe diversos espaços, não somente o da sala de aula.

“Os benefícios é a compreensão que existem diferentes caminhos para a educação, ela não se faz apenas em uma sala de aula física e nem diante de uma presencialidade física, ela se faz de inúmeras maneiras, com acesso e recursos infinitos.”

Para que isso se torne uma realidade cotidiana, é preciso que os educadores retornem para sala de aula e se especializem e se mantenham atualizados diante de tantas mudanças. Assim, é preciso compreender qual é o espaço da inteligência artificial dentro desses espaços.

O CRIA já segue essa tendência, estando em escolas e auxiliando alunos e professores a estarem mais perto da tecnologia e também com os objetivos educacionais.

Quais os benefícios de utilizar o CRIA?

Ao utilizar o CRIA na sua rotina de estudos, é possível desfrutar de diversos benefícios, como:

  • Feedback imediato;
  • Melhora da escrita;
  • Autonomia do aluno;
  • Economia de tempo;
  • Acesso a recursos linguísticos.

Como utilizar o CRIA nos seus estudos?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de ser utilizada.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores. Através do modelo, o CRIA faz previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida de acordo com as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Fonte: CRIA.

A quem o CRIA é destinado?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »