CRIA logo

Atualidades na redação do ENEM: mantenha-se bem informado

Compartilhe

As atualidades na redação do ENEM são uma das suas principais características. Por isso, manter-se atualizado em questões contemporâneas é fundamental.

Uma das principais características do ENEM é a presença de temas atuais, que têm impacto direto na sociedade. Assim, pensar a respeito das atualidades na redação do ENEM, sejam elas políticas, ambientais, tecnológicas e até desafios, é fundamental para garantir uma boa nota.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais formas de ingresso em universidades brasileiras. Para isso, é preciso fazer o exame para que os alunos possam pleitear vagas no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) ou do Programa Universidade para Todos (PROUNI).

A redação do exame avalia os jovens em várias habilidades de escrita, incluindo um bom repertório sociocultural. Nesse sentido, para dialogar com o contexto sócio-histórico e a temática da prova, os candidatos devem possuir uma variedade de conhecimentos.

Pensando nisso, o CRIA elaborou esse conteúdo sobre atualidades na redação do ENEM, um tema característico do exame. Boa leitura.

atualidades na redacao do enem
Todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem — Fonte: Pexels

Como as atualidades na redação do ENEM são cobradas?

O ENEM avalia a capacidade dos alunos de compreender, analisar e argumentar sobre questões culturais, sociais, políticas e financeiras contemporâneas. Assim, as redações para o exame dependem dos conhecimentos dos participantes sobre atualidades, que podem ser cobradas de diversas maneiras.

Desse modo, confira como e onde as atualidades na redação do ENEM aparecem na prova:

Temas de redação:

O tema da redação do ENEM sempre está relacionado a problemas atuais que afetam a sociedade. Então, os candidatos podem sentir dificuldades para criar uma argumentação baseada em dados e informações atuais.

Por isso, é preciso estar ciente dos eventos, discussões e debates atuais, bem como das questões políticas e sociais para mandar bem nas atualidades na redação do ENEM.

Textos de apoio da redação:

A maioria das propostas de redação do ENEM inclui um texto motivador com informações e dados sobre o tema. Nesse sentido, candidatos devem conseguir examinar os fragmentos apresentados e incorporar as informações encontradas em seu próprio trabalho.

Entretanto, vale lembrar que a cópia dos textos motivadores pode zerar a redação. O ideal é não utilizá-los como repertório, já que a ação pode diminuir a nota do participante.

Referências a fontes de informação:

O candidato pode ser solicitado a referir-se a estatísticas, estudos, artigos de jornal ou relatórios de pesquisa. Assim, isso requer a capacidade de buscar e aplicar informações atualizadas em seu texto.

Análise de debates sociais:

Debates e controvérsias atuais, como problemas ambientais, sociais, políticos e econômicos, são temas frequentes de redação. Desse modo, os candidatos devem conseguir examinar esses discursos e estabelecer uma posição argumentativa.

Você também pode se interessar por:

Temas atuais que podem cair na redação do ENEM:

A cada edição, os candidatos são desafiados a pensar, examinar e discutir temas presentes no centro dos debates sociais, políticos, financeiros e culturais. Estes assuntos não apenas testam a capacidade de compreensão e de lidar com os desafios reais, mas também visam aumentar sua consciência e capacidade de pensamento crítico.

Então, para ter sucesso na prova, é necessário observar e entender questões ambientais e sociais até os problemas tecnológicos e políticos que afetam o mundo moderno.

Por isso, acompanhar e compreender essas questões é essencial para o sucesso na prova e, mais importante, para a formação de cidadãos críticos e informados.

1. Crise climática global:

Um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta no século XXI é a crise climática global, marcada por uma série de mudanças climáticas significativas e consequências perigosas em todo o mundo.

As alterações derivam do aumento das concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa. Assim, a crise climática global inclui alguns pontos importantes, como:

Aquecimento global:

As emissões de gases de efeito estufa, principalmente dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) resultantes de atividades humanas, como queima de combustíveis fósseis, desmatamento e agricultura intensiva, são responsáveis pelo aumento da temperatura média da Terra.

Impactos diretos:

As mudanças climáticas têm causado inundações, secas, tempestades, ondas de calor e aumento do nível do mar em diversas áreas do planeta. Desse modo, esses eventos causam grandes danos ambientais, sociais e econômicos.

Perda de Biodiversidade:

As alterações climáticas também afetam a biodiversidade, causando extinção de espécies e degradação de ecossistemas, prejudicando a segurança alimentar e a saúde global.

crise climatica global
As mudanças na circulação atmosférica, eventos climáticos extremos, aumento do nível do mar e outras questões importantes têm um impacto significativo em nosso sistema socioeconômico — Fonte: Pexels

Deslocamento de populações:

As comunidades costeiras e em áreas vulneráveis são obrigadas a se mudar devido à degradação ambiental e ao aumento do nível do mar. A crise climática prevê o deslocamento de milhões de pessoas.

Desafios para a segurança alimentar:

As mudanças climáticas afetam a produção de alimentos, causando menos colheitas e degradação da terra, agravando a segurança alimentar.

Ação global necessária:

A comunidade internacional reconhece a necessidade de ações globais coordenadas para enfrentar a crise climática. O Acordo de Paris, assinado em 2015, é um exemplo importante de esforços para reduzir as emissões e limitar o aquecimento global a menos de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.

2. Projeto do marco temporal das terras indígenas chega ao Senado

Segundo a Agência Senado, nesta quarta-feira (27), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o projeto que regula os direitos dos povos indígenas sobre suas terras.

A mudança mais significativa é que o texto (PL 2.903/2023) limita a demarcação de novos territórios indígenas em áreas já ocupadas por eles até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, o marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

Assim, como explica o professor Tim, em seu blog, o PL determina que, para as terras poderem ser demarcadas como indígenas, os povos originários do Brasil devem oferecer provas objetivas de que utilizavam essas áreas.

3. Conflitos mundiais e Oriente Médio

Devido a uma variedade de fatores históricos, políticos, religiosos e étnicos, os conflitos são uma característica constante do Oriente Médio, com grande impacto na política, segurança e direitos humanos em todo o mundo.

Esse tema voltou a tona recentemente com os ataques a Israel, principalmente à capital Tel-Aviv. O grupo Hamas, responsável pelos ataques, é um dos muitos grupos militantes islâmicos da Palestina, controlando a região da Faixa de Gaza desde 2007.

4. Casamento entre pessoas LGBTQIA+

Em maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal modificou a interpretação do Código Civil de que um homem e uma mulher constituíam a família. Após isso, as uniões estáveis entre indivíduos do mesmo sexo foram autorizadas — em linhas gerais, a ação possibilitou o casamento entre pessoas LGBTQIA+.

Entretanto, essa pauta voltou em discussão no Brasil após votação de projeito de lei que proíbe qualquer união de pessoas do mesmo sexo e cria a possibilidade de que elas possam constituir “união homoafetiva por meio de contrato em que disponham sobre suas relações patrimoniais”.

4 dicas de como se manter atualizado para a redação do ENEM:

Um bom hábito de leitura, pesquisa e acompanhamento de notícias é essencial para se manter atualizado e se preparar para abordar temas contemporâneos na redação do ENEM.

Para te ajudar, o CRIA preparou algumas dicas que podem ajudá-lo:

1. Leia notícias regularmente:

Dedique um pouco de tempo ao dia para ler notícias de fontes confiáveis, como jornais, revistas, portais de notícias online e blogs confiáveis. Assim, para obter diferentes perspectivas sobre os eventos, é fundamental ter uma visão abrangente de várias fontes.

2. Assista a documentários e programas informativos:

Documentários e programas de notícias na televisão e na internet podem oferecer informações aprofundadas sobre as questões do momento. Então, eles melhoram a compreensão do contexto e dos efeitos das notícias.

3. Acompanhe redes sociais e mídias alternativas:

Redes sociais como Twitter e LinkedIn podem ser excelentes fontes de discussões e notícias. Assim, seguir contas de especialistas em suas áreas de interesse e organizações de notícias respeitáveis ajuda a se manter atualizado.

4. Leia artigos de opinião:

A leitura de artigos de opinião e análises aprofundadas podem ajudá-lo a entender as várias perspectivas sobre um determinado assunto, útil para construir argumentos sólidos em uma redação.

Nesse sentido, essas são as principais dicas para estudar atualidades na redação do ENEM.

O que é repertório sociocultural?

O repertório é o conjunto de conhecimentos que um candidato do Exame precisa ter sobre cultura, história, sociedade, literatura e atualidades — ou seja, sobre as mais diversas áreas do conhecimento.

Na redação do ENEM, a banca corretora avalia como produtivo o repertório sociocultural do participante que cita textos, filósofos, músicos, sociólogos, fora dos textos motivadores.

Assim, ele é o responsável por trazer variedade de informações ao texto, além de demonstrar consistência na argumentação do texto dissertativo-argumentativo.

Como utilizar o CRIA nos seus estudos?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de usar.

Assim, ele usa modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Então, através do modelo, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, basta escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos, sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do exame.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Fonte: CRIA.

A quem o CRIA é destinado?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes