Body
CRIA logo

5 Séries atuais para usar na redação

Compartilhe

Quer utilizar um bom repertório sociocultural na redação e não sabe por onde começar? Conheça 5 séries atuais para usar na redação.

Com narrativas envolventes e abordagens profundas, essas 5 séries atuais para usar na redação exploram questões éticas, sociais, políticas e culturais para qualquer repertório sociocultural. Assim, você pode citá-las em diferentes contextos e para diferentes temas.

Na era do streaming, as séries de televisão não apenas entretêm, mas também oferecem reflexões profundas sobre questões sociais, políticas e culturais. Nesse sentido, ao abordar temas relevantes da atualidade, essas séries se tornam fontes valiosas de inspiração para redações.

Assim, as séries contemporâneas se revelam verdadeiros espelhos da sociedade, abordando uma ampla gama de temas que vão desde questões históricas e culturais até dilemas éticos e ambientais.

Além disso, essas produções audiovisuais se destacam como fontes ricas de repertório sociocultural sobre os mais diversos aspectos da vida moderna.

Então, elencamos 5 séries atuais para usar na redação e ampliar seu repertório em diversos temas e áreas do conhecimento. Continue conosco até o final e boa leitura.

series atuais para usar na redacao
As séries atuais têm enredos divertidos e personagens diversos que não apenas fazem você se divertir, mas também fazem você pensar e discutir questões importantes da vida moderna – Foto: Freepik.

5 Séries atuais para usar na redação

A prova de redação no vestibular ou ENEM é um instrumento de avaliação da forma de escrever sobre um determinado assunto. A escrita implica processos de leitura e de elaboração de argumentos a partir de uma determinada situação. 

Em resumo, para elaborar os argumentos, é fundamental utilizar um bom repertório sociocultural como séries, filmes, livros, etc.

Então, conheça 5 séries atuais para usar na redação:

Você também pode se interessar por:

1. “Black Mirror”

“Black Mirror” é uma série de antologia que examinam os aspectos obscuros e perturbadores da sociedade e da tecnologia modernas.

Assim, cada episódio da série conta uma história única que ocorre em um futuro próximo ou em outra realidade. Além disso, abordam questões complexas sobre o uso da tecnologia e como ele afeta a vida das pessoas.

Temas: Tecnologia e Sociedade.

2. “O conto da aia”

A série de televisão “The Handmaid’s Tale”, também conhecida no Brasil como “O Conto da Aia”, baseia-se no romance distópico de Margaret Atwood.

A série se passa em um futuro autoritário e teocrático. Nele, as mulheres são submetidas e controladas pelo governo e obrigadas a desempenhar certas funções, como servas reprodutoras.

Nesse sentido, a série aborda questões profundas sobre poder, opressão, religião e liberdade individual, oferecendo uma análise perturbadora e provocativa do potencial extremo da política e da ideologia.

Tema: Direitos Humanos

3. “Olhos que condenam”

“Olhos que Condenam”, também conhecida como “When They See Us” em inglês, é uma série dramática da Netflix.

Baseada em eventos reais, a série retrata a história dos cinco adolescentes negros, conhecidos como os “Central Park Five”, que foram injustamente acusados e condenados pelo estupro de uma mulher branca no Central Park, em Nova York, em 1989.

Temas: Racismo e violência

4. “Maid”

“Maid” é uma série dramática da Netflix baseada no livro de memórias de Stephanie Land, intitulado “Maid: Hard Work, Low Pay, and a Mother’s Will to Survive”. A história segue a vida de Alex, uma mãe solteira que foge de um relacionamento abusivo e luta para sustentar a si mesma e sua filha pequena, Maddy.

Ao trabalhar como faxineira, Alex enfrenta várias dificuldades para sobreviver. Assim, ela enfrenta desafios como a pobreza, a falta de moradia, o estigma social e a falta de acesso aos serviços sociais. Ao longo da série, Alex continua tentando melhorar sua vida e dar vida a ela e sua filha.

Temas: violência doméstica e violência psicológica

5. “La casa de papel”

“La Casa de Papel”, também conhecida como “Money Heist”, é uma série de televisão espanhola. A trama gira em torno de um grupo de criminosos altamente qualificados que se reúnem para realizar assaltos elaborados.

Desse modo, o líder do grupo, conhecido como Professor, planeja meticulosamente os assaltos, recrutando indivíduos com habilidades específicas para executar cada etapa do plano.

Temas: justiça social, desigualdade econômica e conflitos éticos

E como mandar bem na redação?

Agora que você já conferiu 5 séries atuais para usar na redação, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Mas o que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes