CRIA logo

Repetição de palavras na redação do ENEM: busque variedade!

Compartilhe

A repetição de palavras na redação do ENEM prejudica sua nota final. Por isso, saber como evitar a prática é fundamental.

Dominar uma boa gramática da língua portuguesa é um dos primeiros passos para mandar bem na redação do ENEM. Então, se o seu texto costuma ser repetitivo e com poucos sinônimos, é bem provável que isso abaixe sua nota. Desse modo, aprenda a evitar a repetição de palavras na redação do ENEM.

A redação do ENEM é temida pela maior parte dos candidatos que se inscrevem no exame. Ela representa uma pontuação máxima de 1000 pontos e, inclusive, pode desclassificar o estudante caso ele zere. Então, dentro dos conteúdos previstos, é importante entender tudo o que pode zerar no exame.

Assim, além de ter isso em mente, conhecer os aspéctos técnicos da redação como a estrutura do texto argumentativo-dissertativo e o repertório sociocultural cobrado. Além disso, é preciso dominar uma boa comunicação escrita, isto é, dominar a norma culta.

A fim de demonstrar esse domínio, é preciso ter um vocabulário mais completo, com bastante diversidade. Como resultado, a repetição de palavras na redação do ENEM não será um problema para você.

Quer aprender a como evitar essa repetição de palavras? Confira esse conteúdo completo que o CRIA preparou. Boa leitura.

repeticao de palavras na redacao do enem
Repetição de palavras no ENEM: como evitar? – Fonte: Pexels

Porque repetição de palavras na redação do ENEM pode ser prejudicial?

A competência 4 do ENEM prevê que os candidatos apresentem clareza e a fluidez no texto. Isto é, requer o domínio da norma culta da língua escrita. Desse modo, repetir muitas vezes uma mesma palavra, expressão ou termo pode significar falta de vocabulário adequado para o gênero textual.

Então, sim, a repetição de palavras na redação do ENEM pode prejudicar a nota final do texto. Um exemplo de repetição comum é o “queísmo”, ou seja, quando há muitos “que” sem necessidade durante a produção textual.

Que tal alguns exemplos práticos?

Errado: “É necessário que você informe ao professor que não poderá comparecer à aula.”
Correto: “É necessário informar ao professor que não poderá comparecer à aula.”

Errado: “No momento em que entrei, solicitaram-me que apresentasse o documento de identificação com foto que eu tinha esquecido em casa e eu não sabia que havia necessidade.”
Correto: “No momento que entrei, solicitaram-me uma documento de identificação com foto, porém eu havia esquecido em casa e não sabia que havia necessidade.”

Você também pode gostar de:

Como evitar a repetição de palavras na redação do ENEM?

Mas afinal, como evitar essa repetição? É possível praticar exercícios de redução ou ampliação de textos. Assim, um bom exemplo seria fazer resumos e paráfrases, sempre colocando em prática o uso de sinônimos.

Além disso, uma boa prática é consultar listas de conjunções e conectivos possíveis para utilizar. Assim, existem diversos mecanismos linguísticos para aprimorar a escrita e desenvolver um texto bem construído, objetivo e claro.

Confira agora algumas dicas práticas:

  1. Utilize sinônimos: utilizar sinônimos é o caminho mais fácil. Assim, se você verificar que há a repetição de uma palavra em específico, procure alguns sinônimos em dicionários;
  2. Amplie o vocabulário: isso serve para melhorar a redação em geral. Então, leia textos variados e anote as palavras que você não conhece ou que são interessantes para próximas redações;
  3. Utilize conectivos e conjunções: os conectivos e conjunções servem para modalizar melhor o texto, isto é demonstrar concordância, discordância, se referir a informações anteriores e futuras informações;
  4. Estude sobre coesão referencial: refere-se ao uso adequado de pronomes, expressões referenciais e outros recursos linguísticos para estabelecer ligações claras e coesas entre os elementos presentes no texto;
  5. Planeje muito bem seu texto: por fim, jamais deixe de planejar seu texto. Pode até parecer um passo a mais, mas que pode maximizar o tempo de escrita, já que os argumentos, informações estarão pré selecionadas antes mesmo da escrista.

Exceção: quando é permitida a repetição de palavras no ENEM?

De modo geral, não é aconselhado repetir muitas vezes o mesmo vocabulário. Contudo, a repetição pode ser utilizado em alguns casos como recurso retórico. Assim, pode ser uma estratégia poderosa para construir uma argumentação mais enfática.

Entretanto, é preciso ter muito cuidado, já que se mal empregado será visto como vício de linguagem e impactará a nota final da sua redação. Então, se você não estiver 100% seguro da sua habilidade com essa estratégia, evite-a.

Se sinta mais seguro com o CRIA

E como se sentir mais seguro com a sua escrita? O CRIA pode te ajudar.

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que permite maior facilidade para vida de qualquer estudante. Como? Bom, a correção da redação leva no máximo dois minutos e segue as 5 competências do ENEM.

Além disso, é composto por um banco de dados com centenas de milhares de redações. Então, desde zeradas até aquelas com nota mil, que são utilizadas como base para a IA entregar ao aluno uma descrição detalhada de onde errou, como pode arrumar e o porquê tal erro gera desconto de pontos no ENEM

E para quem é o CRIA?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Se você deseja melhorar a sua escrita e gabaritar a redação do ENEM, cadastre-se agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes