CRIA logo

Vocabulário na redação do ENEM: como melhorar?

Compartilhe

Mostrar um amplo vocabulário na redação do ENEM ajuda a conquistar notas cada vez melhores. Veja como ampliar.

Dominar um vocabulário na redação do ENEM é um dos pontos essenciais para garantir uma boa nota na prova. Aprenda a expandir e dominar um vocabulário sofisticado para impressionar a banca de correção.

O ENEM é uma das provas mais importantes para os estudantes brasileiros que desejam ingressar no ensino superior. A prova é dividida em: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Além das disciplinas, é cobrada uma redação, sendo um texto argumentativo-dissertativo com até 30 linhas. Então, o candidato que deseja conseguir uma boa nota na prova de redação precisa conhecer sua estrutura e como ela será avaliada pela banca.

Desse modo, a redação do ENEM é avaliada a partir das 5 competências do ENEM. Vale ressaltar que a primeira competência diz respeito ao domínio da escrita formal da língua portuguesa. Então, dominar a língua portuguesa formal é seguir as regras gramaticais e apresentar um bom vocabulário na redação.

Ficou confuso? Confira agora algumas dicas de como expandir seu vocabulário na redação do ENEM com o CRIA. Boa Leitura!

vocabulario na redacao do enem
Como expandir o vocabulário na redação do ENEM? – Fonte: Pexels

Dicas de como melhorar o vocabulário na redação do ENEM:

A redação do ENEM é uma das etapas mais importantes do exame. Ela pode influenciar bastante na nota final. Por isso, é essencial que os estudantes tenham um bom vocabulário. Além disso, que saibam utilizar as palavras de forma adequada e coerente. Para ajudar nessa tarefa, aqui vão algumas dicas valiosas.

1. Leia muito

Para melhorar o vocabulário na redação do ENEM, é preciso desenvolver uma série de estratégias que visam ampliar o repertório de palavras e expressões do candidato. Então, uma dessas estratégias é manter uma rotina de leitura.

O ENEM não estabelece uma lista de obras que os candidatos precisam ler, mas é essencial ter diversidade. Apesar de cair conteúdos mais teóricos, a prova do ENEM é marcada pela atualidade. Contudo, não deixe de ler obras clássicas, ao ser uma ponte para entender problemas atuais.

Desse modo, entrar em contato com vocabulários utilizados por Machado de Assis, Lígia Fagundes Telles até mais contemporâneos como Itamar Vieira Junior, é uma ótima maneira de melhorar seu vocabulário. Afinal, abre um leque de possibilidades que palavras que o estudante pode adquirir.

Porém, não é só de obras literárias que vive o estudante. Então, leia artigos de opinião, jornais, opiniões de pensadores, etc.

2. Anote novas palavras

E o que fazer com todas aquelas palavras novas que entrei em contato? Anote. Uma das maneiras de incluir palavras novas no seu vocabulário é lendo e em seguida, anotando.

Então, toda vez que você encontrar uma palavra nova durante a leitura, anote-a em um caderno ou aplicativo de notas. Também inclua o significado e a forma correta de uso da palavra, e revise essa lista regularmente para memorizar as palavras.

Você também pode gostar de:
Como utilizar siglas na redação do ENEM?
Posso utilizar clichês na redação do ENEM?

3. Consulte o dicionário

Consultar o dicionário é uma estratégia importante para aprender mais vocabulário, já que ele é uma fonte confiável e completa de informações sobre as palavras. Assim, o dicionário pode fornecer informações precisas sobre o significado, a pronúncia, a classe gramatical e a utilização correta da palavra.

Além disso, o dicionário também ajudar a entender o contexto em que uma palavra está. Em síntese, o uso adequado de palavras em diferentes contextos é fundamental para uma escrita eficaz e sofisticada.

Com os avanços tecnológicos e o fácil acesso à internet, consultar um dicionário pode parecer bem fora de contexto, né? Porém, existem diversos dicionários on-line que são excelentes e muito confiáveis. Um bom exemplo de dicionário é o Priberam, para tirar possíveis dúvidas.

4. Faça exercícios específicos

Fazer exercícios para melhorar o vocabulário ajuda a desenvolver habilidades de associação, memória e compreensão de como as palavras são usadas.

Assim, existem diversos exercícios que podem ampliar o vocabulário. Por exemplo, os jogos de palavras-cruzadas e preenchimento de lacunas, que exigem que o indivíduo encontre palavras em um contexto específico.

Além disso, adivinhação de palavras e listagem de vocabulário por tema são outras opções interessantes para se aprender novas palavras e expressões. Não subestime a importância de desses exercícios.

5. Pratique o vocabulário aprendido

Esse é o momento de colocar em prática todo o vocabulário que aprendeu. Como fazer isso? Bom, se você não se sentir seguro em escrever uma redação completa, pode começar aplicando as palavras em frases soltas.

Esse primeiro passo para compreender se você assimilou, de fato, o significado de cada palavra aprendida. Depois que aumentar a confiança, siga em frente com a redação. Porém, é muito importante tenha certeza do significado de cada palavra.

Caso você erre o emprego da palavra no texto, com certeza terá prejuízos na pontuação final. Então, se estiver com dúvidas, opte por uma palavra que você já domina o uso.

Ao escrever, falar, criar frases, jogar jogos e assistir a filmes e programas de TV, é possível praticar e consolidar as novas palavras em seu vocabulário. Pratique muito.

Expanda seu vocabulário na redação do ENEM com o CRIA

Bom, essas dicas são muito valiosas para ajudar todos os candidatos que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. Então, praticar o vocabulário aprendido é fundamental para incorporar as novas palavras em seu repertório de maneira eficaz.

Combinando exercícios de vocabulário, com a leitura, o uso do dicionário e a prática é possível ampliar o vocabulário e melhorar a escrita de maneira significativa.

Ainda não se sente seguro? O CRIA, corretor de redação por inteligência artificial pode te ajudar. Seguindo as 5 competências do ENEM, o CRIA corrige a sua redação em até dois minutos.

Então comece agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes