CRIA logo

Como fazer redação sem saber o tema: é possível?

Compartilhe

O maior pesadelo dos candidatos da prova do ENEM é, no momento de fazer a redação, perceber que não sabe nada sobre o assunto, não é mesmo? o melhor caminho para evitar esta situação é estar muito bem preparado. Confira agora como fazer redação sem saber o tema.

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova bem conhecida entre os candidatos que desejam entrar em algum curso do ensino superior. Então, todos os anos milhares de pessoas fazem a prova.

Nem sempre é possível estar 100% preparado para esse momento. E, além disso, é possível ter se preparado muito e ainda não dominar por completo a temática abordada na prova de redação. E aí, o que fazer?

Pensando nisso, o CRIA preparou esse artigo completo para você fazer redação sem saber o tema do ENEM. Boa leitura.

como fazer a redacao sem saber o tema do enem
É possível fazer redação sem saber o tema do ENEM? Foto: Pexels.

Como é a redação do ENEM?

A redação do ENEM possui diversas especificidades e detalhes. Por isso, os candidatos precisam compreender sua estrutura e o que é avaliado, a fim de conquistarem a maior nota possível.

Em suma, a redação do ENEM é uma dissertação argumentativa, ou seja, é organizada em 3 parágrafos essenciais:

5 Dicas de como fazer redação sem saber o tema

A prova do ENEM é um grande desafio na vida de qualquer estudante. Então, caso você se depare com uma proposta de redação que desconhece, não se desespere.

Mesmo diante dessa situação, é possível adotar estratégias que permitam ao candidato enfrentar essa dificuldade com mais segurança. Então, conheça agora as melhores dicas de como fazer redação sem saber o tema:

1. Tenha calma

Chegou o momento da prova e se deparou com um tema completamente desconhecido? Calma. O nervosismo e ansiedade podem atrapalhar ainda mais. Assim, respire fundo e leia as instruções e os textos motivadores da prova com atenção e foco.

Entender o que está sendo solicitado é fundamental para redigir a redação, até mesmo para os casos em que você conhece o assunto abordado. Afinal, a fuga do tema é um dos principais motivos que os candidatos podem levar uma nota zero na redação.

2. Leia os textos motivadores com muita atenção

Os textos motivadores da prova do ENEM é uma boa fonte de informação para te situar sobre a temática apresentada. Então, leia com atenção e grife as informações que julgar necessárias. Mesmo que não seja o ideal, é dali que a seu repertório sociocultural, ou seja, os embasamentos para os argumentos podem ser retirados.

Entretanto, jamais copie nenhuma informações sem indicar que tenha sido uma citação. Em suma, essa atitude pode gerar um grande prejuízo na sua nota final.

3. Identifique qual é o problema do tema proposto

Identificar o tema proposto na redação do ENEM pode ser um desafio, uma vez que o exame não divulga com antecedência o assunto específico. No entanto, existem algumas estratégias que podem ajudar a identificar a proposta principal da redação. Então, são eles:

  • Leia atentamente o enunciado;
  • Identifique o problema central;
  • Analise os textos motivadores;
  • Considere os objetivos do ENEM.

Você também pode gostar de:

4. Tenha repertório sociocultural curingas

Enquanto estiver escrevendo sua redação, resgate na memória filmes que tenha assistido, livros que tenha lido, documentários, etc.

Afinal, todo o repertório que tiver pode ser muito útil, já que as temáticas do ENEM são atuais e consideradas transversais. Ou seja, utiliza diversos ramos do conhecimento que, se bem combinados, podem trazer mais complexidade para discussão.

Em suma, ter um repertório abrangente e versátil pode te salvar na hora da redação. A fim de alcançar esse repertório, basta diversificar os conteúdos que você acessa, deixando um pouco de lado as redes sociais ou utilizá-las com bastante moderação.

5. Faça um planejamento do seu texto

Elaborar um projeto texto, ou seja, planejá-lo antes de colocar tudo no papel, é uma das atitudes que pode te ajudar durante a elaboração da redação. Assim, você consegue organizar suas ideias da melhor forma possível. Veja agora como deve ser o seu projeto de texto:

Introdução

Contextualização

  • Alusão histórica;
  • Citação;
  • Contestação;
  • Definição.

Tese:

  • Objetivo 1;
  • Objetivo 2.

Desenvolvimento

  • Tópico frasal/objeto;
  • Argumentos;
  • Embasamento/ repertótio;
  • Conclusão.

Conclusão

Tópico frasal/ retomada da tese.

Proposta de intervenção:

  • Ação;
  • Agente;
  • Meio/ modo;
  • Efeito/ finalidade;
  • Detalhamento

Assim, seguindo esse esquema você saberá exatamente o que incluir em cada uma das partes da estrutura da redação.

Quer estar preparado para a redação do ENEM? Conheça o CRIA

Essas dicas podem fazer diferença na hora da prova, porém nada melhor do que estar bem preparado. Assim, o CRIA pode alavancar os resultados da sua nota no ENEM.

 O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial. Além disso, é o resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, para chegar ao algoritmo ideal. Assim a redação é analisada em até 2 minutos com grande precisão, baseando-se nas competências do ENEM.

E como o CRIA entrega tanta precisão? O banco de dados utilizados conta com centenas de milhares de redações. Então, desde zeradas até aquelas com nota mil, base para nossa IA entregar ao aluno uma descrição detalhada de onde errou, como pode arrumar e o porquê tal erro gera desconto de pontos no ENEM. 

Gostou? Comece agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »