Local de prova ENEM 2024: confira onde fazer a prova

Compartilhe

Confira informações sobre o local de prova do ENEM 2024 e saiba como acessar o cartão de confirmação com os dados essenciais, como horário, data e instruções para o exame, que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, aguardado com grande expectativa por milhões de estudantes.

O ENEM 2024 conta com 4.325.960 inscritos confirmados, incluindo 1,6 milhão de concluintes do ensino médio. Em 2023, 3,9 milhões de pessoas se inscreveram no exame, registrando um aumento de 13% em relação a 2022.

Neste ano, foram 4,3 milhões de inscritos, representando um crescimento de 10% em comparação a 2023.

Assim, se você é um desses milhares de inscritos, precisa conferir o local de prova ENEM 2024. Continue com o CRIA e boa leitura.

Local de prova ENEM 2024

O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disponibilizou, nesta terça-feira, 22 de outubro, o cartão de confirmação de inscrição para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024.

O cartão, acessível na Página do Participante, contém informações como número de inscrição, data, horário e local de prova, além de detalhes sobre atendimento especializado ou uso de nome social, quando aplicável.

Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que o documento seja levado nos dias de prova, que ocorrerão em 3 e 10 de novembro.

Você também pode se interessar por:

Primeiro dia do ENEM 2024

No primeiro dia do ENEM, além da prova de redação, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No segundo dia, os participantes enfrentarão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, juntamente com Matemática e suas Tecnologias. Assim, cada área do conhecimento contará com 45 questões.

Qual será o tema da redação do ENEM 2024?

O tema da redação do ENEM é sempre um mistério até o dia da prova, mas ele costuma abordar questões sociais, culturais ou políticas que incentivem uma reflexão crítica e propostas de intervenção. Então, para 2024, alguns temas prováveis podem incluir:

  • Trabalho e precarização: discussões sobre a “uberização”, o trabalho análogo à escravidão e a dignidade do trabalho são tópicos em alta.
  • Saúde mental e jovens: problemas como ansiedade, depressão e o impacto das redes sociais na saúde mental dos adolescentes têm sido amplamente discutidos e podem ser abordados.
  • Desafios ambientais: mudanças climáticas, crise hídrica e transição para fontes de energia sustentável são questões que também podem aparecer, alinhadas aos debates globais sobre o meio ambiente.
  • Violência e discriminação: tópicos como o combate à violência de gênero, cyberbullying e violência no ambiente escolar.
  • Impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho e na vida cotidiana: esse tema permite explorar questões sobre o avanço da IA e suas consequências, como a automação de empregos, o impacto em profissões tradicionais, a transformação da educação e o uso ético e seguro de tecnologias baseadas em IA. Também envolve discutir a responsabilidade no desenvolvimento dessas tecnologias e o papel da regulamentação para proteger os trabalhadores e a sociedade.

Como se preparar para qualquer redação com o CRIA?

Agora que você já sabe mais sobre o local de prova ENEM 2024, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Mas o que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes