CRIA logo

Estratégias argumentativas para o ENEM: as 8 fundamentais!

Compartilhe

Para elaborar uma boa redação, é necessário compreender os recursos linguísticos mais importantes. Por isso, dominar as estratégias argumentativas para o ENEM é imprescindível para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é muito importante na seleção de candidatos para ingresso nas universidades brasileiras atualmente. A redação é um componente crítico da prova, para avaliar competências de comunicação, cognitivas e analíticas do estudante.

Desse modo, as estratégias argumentativas são consideradas uma ferramenta essencial para o sucesso dos candidatos na redação. Assim, os candidatos estarão mais aptos a obter resultados positivos e comunicar suas ideias de forma eficaz se entenderem a importância dessas técnicas e se esforçarem para aplicá-las.

Então, o CRIA preparou esse conteúdo completo para te ajudar com todas as estratégias argumentativas para o ENEM. Venha com a gente e boa leitura.

estrategias argumentativas para o enem
Estratégias argumentativas para o ENEM: conheça as essenciais para a sua redação. – Fonte: Freepik

O que são estratégias argumentativas para o ENEM?

As estratégias argumentativas para o ENEM são métodos e ferramentas usadas ao escrever textos para criar e sustentar argumentos claros, coesos e persuasivos. Assim, ao redigir a sua redação argumentativa-dissertativa, é fundamental utilizar esses recursos linguísticos.

E para que servem as estratégias de argumentação? Elas são essenciais na organização da argumentação, já que ela é o conteúdo dos parágrafos de desenvolvimento no ENEM. Confira quais são as estratégias:

1. Dados estatísticos

Apresentar dados estatísticos na sua redação é fundamental para sustentar uma informação. Não deixe de acompanhar pesquisas realizadas por órgãos governamentais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e até mesmo o Portal de dados aberto do Governo Federal.

Claro que é possível utilizar outras fontes de dados, mas se atente para a confiabilidade das informações, já que estamos em um momento com grande divulgação de fake news.

Por que trazer dados estatísticos? Lembre-se sempre que essas informações não são refutáveis, ou seja, não há possibilidade de deixar seu argumento fraco. Porém, não se esqueça que eles precisam fazer sentido com o tema, isto é, citar por citar não é uma estratégia válida.

E os dados apresentados pelo texto motivador? Jamais copie os textos motivadores em sua íntegra, já que a ação pode se configurar plágio. Como último recurso, é possível incluí-los, mas pode ser que a pontuação da redação seja afetada.

2. Comparação

Para que abanca corretora se sinta persuadida pelo seu argumento, é preciso demonstrar evidência, não é verdade? E como fazer isso? Para isso, você pode comparar elementos, sendo eles dados estatísticos e, ainda mais surpreendente, séries, filmes.

Assim, você pode fazer uma comparação da realidade sócio-histórica do Brasil em relação a um filme ou série. Essa estratégia pode garantir nota máxima na competência III, que diz respeito a uma estratégia argumentativa bem articulada, e na competência II, que avalia a escolha do repertório.

Mas como citar filmes e séries na redação? Assim como nos dados estatísticos, não é qualquer série ou filme que se encaixa na temática abordada pela prova de redação. Entretanto, uma escolha adequada pode alavancar sua nota final.

3. Causa e consequência

Para encontrar uma solução para um problema, precisamos descobrir sua causa. Assim, na redação, estabelecer relações de causa e consequência é uma maneira eficaz de reforçar os argumentos e construir uma argumentação coesa e persuasiva

A fim de estabelecer essa relação de causa e consequência, é possível recorrer a uma contextualização histórica, já que a raiz de muitos problemas atuais são gerados a partir de situações passadas. Além disso, por meio dessa estratégia, é possível embasar o motivo de políticas públicas nem sempre serem efetivas de fato.

4. Enumeração

A enumeração serve como estratégia de organização do desenvolvimento do texto, visto que elenca as informações de acordo com a ordem na qual devem ser apresentadas. Além disso, é um bom método de progressão textual, por utilizar mecanismos linguísticos — como os advérbios — para organizar as ideias.

Assim, esse encadeamento de ideias leva o leitor ao ponto que o candidato deseja. Isso é fundamental em uma redação dissertativa, que prevê 2 parágrafos de desenvolvimento que, concatenados da maneira correta, estabelecem uma ligação sequencial e lógica.

5. Alusão histórica

Para melhorar e reforçar a argumentação, é possível fazer alusão histórica, isto, é trazer referências a personagens, períodos ou eventos históricos relevantes. Desse modo, essa estratégia tem o potencial de tornar o texto mais atraente, fornecer informações adicionais sobre o assunto e fornecer uma perspectiva mais ampla do assunto em questão.

E por que isso é importante? Além de auxiliar na argumentação, o participante pode demonstrar seu repertório sócio-cultural. Ele ajuda o candidato a abordar os temas propostos pela prova de maneira crítica e contextualizada.

6. Argumento de autoridade

Já se sabe que as informações apresentadas na argumentação de uma redação precisam ter embasamento. Assim, um dos recursos é trazer a citação direta ou indireta de algum pensador, cientista, filósofo para embasar suas ideias.

Entretanto, esteja seguro da frase e da autoria dela, já que apresentar informações falsas ou incorretas são penalizadas pela banca corretora.

7. Jurismo

O jurismo ou citação de lei é outro recurso que pode ser utilizado pelos candidatos. Desse modo, ao mencionar uma lei, você demonstra que suas afirmações estão apoiadas em normas jurídicas reconhecidas oficialmente.

Mas como citar lei na redação do ENEM? Para isso, atente-se para as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Assim como as demais citações, você precisa conhecer bem a lei e informar de qual se trata.

8. Exemplificação

A exemplificação é contextualizar o tema da redação por meio de exemplos. Aqui, você fica livre para trazer exemplos de diversos campos do conhecimento. Entretanto, eles devem ser gerais de conhecimento nacional.

Então, nada de trazer exemplos que apenas dizem respeito a sua vivência familiar ou de círculo social. Um bom método é pensar se esse exemplo já foi divulgado por jornais e revistas.

Exemplos de estratégias argumentativas para o ENEM

Ao empregar técnicas das estratégias argumentativas, você enriquece a redação, fortalece os argumentos e torna o texto mais persuasivo aos olhos do leitor. Desse modo, confira alguns exemplos de redações nota 1000.

Exemplo 1: citação

Redação do ENEM 2019 da aluna Carolina Mendes Pereira:

Em sua canção “Pela Internet”, o cantor brasileiro Gilberto Gil louva a quantidade de informações disponibilizadas pelas plataformas digitais para seus usuários. No entanto, com o avanço de algoritmos e mecanismos de controle de dados desenvolvidos por empresas de aplicativos e redes sociais, essa abundância vem sendo restringida e as notícias, e produtos culturais vêm sendo cada vez mais direcionados – uma conjuntura atual apta a moldar os hábitos e a informatividade dos usuários. Desse modo, tal manipulação do comportamento de usuários pela seleção prévia de dados é inconcebível e merece um olhar mais crítico de enfrentamento.”

Exemplo 2: enumeração

Redação do ENEM 2019 do aluno Mattehus Martins Wengenroth Cardoso:

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a venda de dados pessoais e a manipulação do comportamento nas redes. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, grandes empresas sentem-se livres para invadir a privacidade dos usuários e vender informações pessoais para empresários que desejam direcionar suas propagandas. Dessa forma, a opinião dos consumidores é influenciada, e o direito à liberdade de escolha é ameaçado.”

Exemplo 3: argumento de autoridade

Redação do ENEM 2019 do aluno Mattehus Martins Wengenroth Cardoso:

“Outrossim, a busca pelo ganho pessoal acima de tudo também pode ser apontado como responsável pelo problema. De acordo com o pensamento marxista, priorizar o bem pessoal em detrimento do coletivo gera inúmeras dificuldades para a sociedade. Ao vender dados particulares e manipular o comportamento de usuários, empresas invadem a privacidade dos indivíduos e ferem importantes direitos da população em nome de interesse individuais. Desse modo, a união da sociedade é essencial para garantir o bem-estar coletivo e combater o controle de dados e a manipulação do comportamento no meio digital.”

Exemplo 4: alusão histórica

Redação do ENEM 2019 da aluna Julia Paula Celem:

“Sob outro prisma, é válido analisar que o controle de dados na internet fomenta a alienação da sociedade. Essa problemática ocorre porque, quando conteúdos previamente selecionados, descontextualizados ou alterados são a maior parte das informações acessíveis ao público, este passa a reproduzir os comportamentos esperados pelos órgãos manipuladores e influencia as pessoas ao seu redor por apresentar tais fatos como verdades, o que gera um estado de desinformação. Nesse viés, percebe-se que a seleção informacional como um meio alienante antecede a internet, de modo a ser visto, por exemplo, no período ditatorial do Brasil, que, ao censurar notícias negativas sobre o panorama do país, criou a ideia de uma nação livre de problemas sociais, econômicos e de segurança. Infere-se, então, que o uso maléfico da internet na moldagem de opiniões por meio de ações controladoras propicia uma redução na capacidade de senso crítico da comunidade.

Qual a importância das estratégias argumentativas na redação do ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é importante para selecionar e aceitar estudantes para o ensino superior, e a redação é uma das partes mais importantes do exame. Neste cenário, é fundamental que os candidatos tenham a capacidade de usar estratégias de argumentação de forma consistente e eficaz.

Ao usar estratégias argumentativas, os participantes podem apresentar suas ideias de maneira clara, coerente e persuasiva, o que lhes permite fazer uma discussão sólida e embasa.

Além disso, há 2 competências da redação do ENEM que discutem exatamente o papel desse recurso linguístico, são elas:

  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Nesse sentido, se você quer gabaritar a redação do ENEM, os candidatos precisam conhecer as competências exigidas e principalmente essas que dizem respeito à estratégias de argumentação.

Como o CRIA pode te ajudar

Embora exista uma gama de estratégias argumentativas disponíveis, não exagere. Assim, isso pode afetar a clareza do texto e até mesmo tornar o texto redundante. Então, se você ainda não se sente seguro para argumentar, venha com o CRIA.

Mas o que é o CRIA?

CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que garante uma correção com grande precisão, baseando-se nas 5 competências do ENEM. Além de entregar essa precisão, tudo isso é feito em até 2 minutos.

Além disso, o CRIA dispõe um banco de dados com centenas de milhares de redações. Então, desde zeradas até aquelas com nota mil, utilizadas como base para IA, entregamos ao aluno uma descrição detalhada de onde errou, como pode arrumar e o porquê tal erro gera desconto de pontos no ENEM. 

Outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA é essa análise de competências argumentativas. Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira bem clara as competências que precisam de mais atenção.

estrategias argumentativas para o enem
Conheça as funcionalidades da ferramenta de correção de redação por inteligência artificial. – Fonte: CRIA

Mas, afinal, para quem é o CRIA:

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »