A Competência 4 da redação do ENEM avalia se o candidato demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Desse modo, a banca corretora visa identificar se houve o uso de recursos coesivos para articular o texto.
Os aspectos a serem avaliados nesta competência dizem respeito à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. Assim, a organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam uma relação sequencial coerente das ideias entre si.
Nesse sentido, o uso de elementos linguísticos de coesão é essencial em todos os textos. De modo geral, eles são os responsáveis pela conexão entre as ideias, fazendo a redação avançar na formulação de argumentos.
Se você quer entender quais são os elementos essenciais da Competência 4 da redação do ENEM, confira esse conteúdo completo do CRIA. Continue conosco e boa leitura.
Qual é a Competência 4 da redação do ENEM?
Na competência 4 da redação do ENEM, avalia-se se o candidato consegue:
“Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.”
Assim, essa articulação ocorre a partir da mobilização de recursos coesivos, em especial operadores argumentativos. Esses são os principais termos responsáveis pelas relações semânticas construídas ao longo do texto dissertativo-argumentativo, por exemplo:
- De adversidade (entretanto, porém…);
- Relações de igualdade (assim como, outrossim…);
- De causa/consequência (por isso, assim…);
- De conclusão (enfim, portanto…).
Além disso, certas preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto, porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos, além de pronomes e expressões referenciais.
Você também pode se interessar por:
- O que é Coesão Referencial e qual o seu papel na redação?
- Como defender a tese na redação do ENEM? Confira.
- Como melhorar na redação do ENEM: 10 dicas fundamentais.
O que é avaliado na Competência 4 da redação do ENEM?
Na produção da redação, o candidato deve utilizar variados recursos linguísticos que garantam as relações de continuidade e progressão essenciais a um texto coeso.
Nesse sentido, o candidato deve observar sobretudo dois níveis:
1º – Estruturação dos parágrafos:
Entende-se o parágrafo como uma unidade textual formada por uma ideia principal à qual se ligam ideias secundárias. É necessário, portanto, a articulação entre um parágrafo e outro.
2º – Estruturação dos períodos:
Os períodos, ou seja, as frases, devem ser encadeados de modo complexo, formado por duas ou mais orações, em que se expressem ideias de causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras.
Então, o quadro a seguir apresenta os seis níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a Competência 4 nas redações do Enem 2023:
Pontos | Competência |
---|---|
200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
40 | Articula as partes do texto de forma precária |
0 | Não articula as informações. |
Como atingir 200 pontos na Competência 4 da redação do ENEM?
Para atingir 200 pontos na competência 4 da redação do ENEM, a produção da sua redação deve considerar variados recursos linguísticos, que garantam as relações de continuidade essenciais à elaboração de um texto coeso.
1. Estude as conjunções:
As conjunções são palavras ou expressões que servem para ligar termos ou orações, estabelecendo relações entre eles. Ou seja, é exatamente o que se exije nessa competência.
2. Leia outras redações nota mil do ENEM:
Após entender quais são as conjunções e seus usos, leia outras redações do ENEM que atingiram a nota máxima e tente identificá-las. Desse modo, é possível observar na prática como são inseridas no texto e como atuam para a organização das ideias.
Quais são as 5 competências do ENEM?
As cinco competências avaliadas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são:
- Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa:
- Pontuação máxima: 200 pontos.
- Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema:
- Pontuação máxima: 200 pontos.
- Competência 3 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos:
- Pontuação máxima: 200 pontos.
- Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:
- Pontuação máxima: 200 pontos.
- Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos:
- Pontuação máxima: 200 pontos.
Qual a nota de cada competência do ENEM?
As competências da redação do ENEM são avaliadas em uma escala que vai de 0 a 200 pontos, totalizando 1000 pontos no máximo.
Assim, cada uma das cinco competências é atribuída a uma dimensão específica da produção textual, e a nota final é obtida pela soma dos pontos atribuídos em cada uma delas.
Quais os erros mais comuns na Competência 4 da redação do ENEM?
No contexto desafiador da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Competência 4 representa um ponto crucial de avaliação, exigindo do participante a capacidade de demonstrar domínio de elementos coesivos que garantem a organização das ideias no texto.
Para isso, conheça os equívocos mais frequentemente observados nesta competência, compreendendo que a habilidade de expressar ideias de forma clara, coesa e articulada é essencial não apenas para o sucesso no exame.
1. Falta de coesão entre os parágrafos:
A falta de coesão entre os parágrafos é um desafio comum, mas corrigível, que pode impactar negativamente a qualidade da redação.
Para evitar esse erro, introduza conectivos adequados para estabelecer relações entre os parágrafos. Palavras como “além disso”, “entretanto”, “por conseguinte” podem sinalizar a continuidade ou a mudança de ideias.
2. Repetição de termos coesivos:
Utilize termos ou expressões que sejam repetidos de maneira controlada entre os parágrafos, indicando a continuidade ou a evolução das ideias. Assim, amplie seu vocabulário de elementos coesivos para evitar a repetição desnecessária.
3. Conectivo inadequado:
O uso de conectivos inadequados pode prejudicar a clareza e a coesão do texto. Para evitar esse problema, é importante escolher conectivos que se alinhem adequadamente com a relação lógica que você deseja estabelecer entre as ideias.
Desse modo, certifique-se de compreender completamente o significado dos conectivos que está utilizando. Cada conectivo possui uma função específica na indicação da relação entre as ideias.
Como garantir a coesão do texto?
A coesão é a maneira como os elementos da superfície textual interagem com outros recursos linguísticos para criar sequências de sentido.
Desse modo, procure utilizar as seguintes estratégias de coesão para se referir a elementos que já apareceram no texto:
a) substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos,
advérbios que indicam localização, artigos;
b) substituição de termos ou expressões por sinônimos, hipônimos, hiperônimos ou expressões resumitivas;
c) substituição de verbos, substantivos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos, ou
expressões que retomem o que foi dito;
d) elipse ou omissão de elementos que já tenham sido citados ou que sejam facilmente
identificáveis.
- Utilize operadores argumentativos para relacionar orações, frases e parágrafos de forma expressiva
ao longo do texto. - Verifique se o elemento coesivo utilizado estabelece a relação de sentido pretendida.
O que evitar?
- Ausência de articulação entre orações, frases e parágrafos;
- Falta de paragrafação (texto elaborado em um único parágrafo);
- Emprego de conector (preposição, conjunção, pronome relativo, alguns advérbios e locuções
adverbiais) que não estabeleça relação lógica entre dois trechos do texto e prejudique a
compreensão da mensagem; - Repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua
(pronome, advérbio, artigo, sinônimo).
Exemplo de texto nota máxima na competência 4 do ENEM:
Observar um exemplo de texto que atingiu a pontuação máxima nessa competência torna-se uma ferramenta valiosa para compreender não apenas os acertos, mas também as nuances e sutilezas que elevam a escrita ao mais alto padrão exigido pelo ENEM.
Desse modo, confira a redação do ENEM da aluna Maria Fernanda Simonato de Lemes:
Introdução:
Historicamente, a partir da implementação das missões jesuíticas no Brasil colonial, os povos nativos tiveram suas tradições suprimidas e o seu conhecimento acerca das peculiaridades territoriais menosprezado. Na contemporaneidade, a importância dessas populações configura um fator indispensável à compreensão da diversidade étnica do nosso país. Contudo, ainda persistem desafios à valorização dessas comunidades, o que interfere na preservação de seus saberes. Logo, urgem medidas estatais que promovam melhorias nesse cenário.
Desenvolvimento 1:
Sob esse viés, é válido destacar a fundamentalidade dos povos tradicionais como detentores de uma pluralidade histórica e cultural, que proporciona a disseminação de uma vasta sabedoria na sociedade. Nesse sentido, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) afirma as heranças tradicionais desses grupos como constituintes do patrimônio imaterial brasileiro. Dessa forma, sabe-se que a contribuição desses indivíduos para a formação intelectual do corpo social engloba práticas de sustentabilidade, agricultura familiar e, inclusive, confere a eles uma participação efetiva na economia do país. Assim, evidencia-se a extrema relevância dessas comunidades para a manutenção de conhecimentos diferenciados, bem como para a evolução da coletividade.
Desenvolvimento 2:
Entretanto, a falta de representantes políticos eleitos para essa classe ocasiona a desvalorização das suas necessidades sociais, que não são atendidas pelos demais legisladores. Nesse contexto, a Constituição Federal assegura direitos inalienáveis a todos os cidadãos brasileiros, abordando o dever de inclusão de povos tradicionais nas decisões públicas. Desse modo, compreende-se que a existência de obstáculos para o reconhecimento da importância de populações nativas se relaciona à ineficácia na incorporação de representantes que sejam, de fato, interessados na perpetuação de saberes e técnica ancestrais propagados por esses grupos. Sendo assim, comprova-se a ocorrência de um grave problema no âmbito coletivo, o qual impede a garantia plena dos direitos básicos dessas pessoas.
Conclusão:
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado — cuja função principal é a proteção dos direitos de seus cidadãos — a implantação de mudanças no sistema eleitoral, por meio de criação de cotas rígidas para eleição de políticos oriundos de localidades nativas. Tal reestruturação terá como finalidade a valorização de povos tradicionais, reconhecendo a sua fundamentalidade na composição histórica e cultural da sociedade brasileira.
Aprimore sua escrita com o CRIA
Agora que você conferiu como funciona a competência 4 do ENEM, é hora de praticar. Com isso, o CRIA pode te ajudar. Mas o que é o CRIA?
Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.
Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.
Então, através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.
Quais são as funcionalidades do CRIA?
- Análise instantânea da redação;
- Simulação da sua nota do ENEM por competência;
- Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
- Traz correções detalhadas por competência;
- Histórico de progresso;
- Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
- Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
- Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?
Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.
Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.
Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.
Acompanhe seu progresso
Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.
Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.
A quem o CRIA se destina?
- Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
- Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.
Vamos começar? Então acesse aqui.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?