CRIA logo

Como defender a tese na redação do ENEM? Confira!

Compartilhe

Saber como defender a tese na redação do ENEM de forma eficaz é parte crucial da redação do exame. Ela é a ideia central ou o ponto de vista que você deseja comunicar em seu texto, fundamental na redação do exame.

O Exame Nacional do Ensino Médio exige que o candidato escreva uma redação sobre um determinado tema, obedecendo ao gênero textual dissertativo-argumentativo. Assim, vale notar que a estrutura de composição das propostas de redação do ENEM é bastante consistente.

Nela, o candidato deve apresentar o tema e sua tese e argumentar a favor ou contra, por meio de embasamento científico e repertórios sociais. Mas como defender a tese na redação do ENEM?

O primeiro passo é definir o que será defendido a partir do seu posicionamento diante da temática apresentada pela proposta de redação. Então, o CRIA elaborou esse conteúdo completo para te guiar nessa jornada. Boa leitura.

como defender a tese na redacao do enem
Como defender a tese na redação do ENEM? Entenda como funciona a argumentação no exame — Fonte: Pexels.

O que é a tese em uma redação do ENEM?

A redação do ENEM possui uma estrutura fixa, sendo a ideia central a defesa de uma tese por meio de uma argumentação clara e concisa.

Assim, com relação aos elementos que a compõem, trata-se de um texto para organizar uma sequência de argumentos. Ele se configura por meio da seleção e hierarquização de argumentos que sustentam uma tese ou um ponto de vista principal.

A arte da retórica, ou seja, de persuadir pela linguagem e com bons argumentos, surgiu na Grécia Antiga. Assim, era um instrumento muito utilizado, principalmente quando se tratava de princípios democráticos. Com advento dos estudos linguísticos, a argumentação passou e passa por aprimoramentos até o que conhecemos hoje.

Desse modo, podemos dizer que a tese é sua opinião sobre o tema proposto. Ele pode ser feito por meio de declarações afirmativas ou negativas.

Em uma dissertação argumentativa, a tese é uma declaração fundamental que resume a ideia ou argumento principal que você pretende desenvolver e defender no texto. Ou seja, toda a dissertação é baseada na tese, que serve como ponto de partida.

Você também pode se interessar por:

Como defender a tese da redação do ENEM?

A tese é a etapa em que o participante organiza a estrutura da redação a fim de persuadir a banca corretora de seu ponto de vista. Mas como defender a tese da redação do ENEM?

Confira o passo a passo para defender a tese da redação do ENEM:

1. Defina a tese

Para defender a tese, o primeiro passo é determinar qual ela será. Nesse momento, é necessário ser muito específico.

Então, seja claro e objetivo sobre o que você pretende abordar em seu texto. Se pergunte: “O que exatamente estou argumentando? Qual é o ponto central que quero destacar?”

2. Não fuja do tema

Entender o tema da proposta de redação é essencial, especialmente na definição da tese, já que este é o ponto de partida para os parágrafos do texto. Para evitar esse erro, treine muito a redação antes do dia da prova, já que isso permite se atentar mais a esses elementos.

Fugir do tema é um dos maiores problemas apresentados pelos candidatos do ENEM. Segundo a pesquisa do próprio INEP, em 2022 mais de 24% das redações zeradas foram por não cumprir a proposta. Veja os dados a seguir:

como defender a tese na redacao do enem
A fuga ao tema é um dos maiores responsáveis por zerar as notas das redações do ENEM — Fonte: INEP

Confira:

3. Planeje seus argumentos

O ideal é planejar o texto antes mesmo de começar a redigi-lo. Então, examine as ideias apresentadas no primeiro passo e escolha os argumentos mais consistentes e pertinentes para apoiar sua tese. Escolha as que você pode apoiar com base em evidências sólidas.

Desse modo, para cada argumento, dê exemplos e dados que sustentem suas ideias. Lembre-se de que seus argumentos são mais convincentes com base em evidências sólidas.

4. Utilize embasamento para os argumentos

O ENEM não exige que você cite fontes específicas na redação, mas é importante embasar seus argumentos de forma convincente.

Então, demonstre suas afirmações por meio de dados estatísticos, argumentos de autoridade, contexto histórico, etc.

Exemplo: redação do ENEM 2018 da aluna Natália Cristina Patrício da Silva

“Somado a isso, tendo em vista a capacidade dos algoritmos de selecionar o que vai ou não ser lido, estes podem ser usados para moldar interesses pessoais dos leitores, a fim de alcançar objetivos políticos e/ou econômicos. Nesse cenário, a divulgação de notícias falsas é utilizada como artifício para dispersar ideologias, contaminando o espaço de autonomia previsto pelo sociólogo Manuel Castells, o qual caracteriza a internet como ambiente importante para a amplitude da democracia, devido ao seu caráter informativo e deliberativo. Desse modo, o controle de dados torna-se nocivo ao desenvolvimento da consciência crítica dos usuários, bem como à possibilidade de uso da internet como instrumento de politização.”

Como elaborar uma tese para a redação do ENEM?

O ENEM avalia a escrita usando um quadro de competências bem definido. Assim, esse instrumento permite avaliar uma amostra do repertório sociocultural dos alunos, bem como eles o usam para escrever seus próprios argumentos – de forma eficaz? mediana? inadequada?

A tese é fundamental para um texto bem estruturado. Segundo a cartilha de redação do ENEM, ela é avaliada conforme as competências II e III. Assim, são elas:

  • Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Então, a tese de redação deve ser apresentada na introdução, no primeiro parágrafo do texto. Veja um exemplo:

ENEM 2018: redação do aluno Pedro Assaad Salloum Moreira da Rocha

As primeiras duas décadas do século XXI, no Brasil e no mundo globalizado, foram marcadas por consideráveis avanços científicos, dentre os quais destacam-se as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesse sentido, tal panorama promoveu a ampliação do acesso ao conhecimento, por intermédio das redes sociais e mídias virtuais. Em contrapartida, nota-se que essa realidade impôs novos desafios às sociedades contemporâneas, como a possibilidade de manipulação comportamental via dados digitais. Desse modo, torna-se premente analisar os principais impactos dessa problemática: a perda da autonomia de pensamento e a sabotagem dos processos políticos democráticos.”

Legenda:

  • Contextualização
  • Apresentação do tema
  • Tese

Nesse esquema, é possível ver a organização total do parágrafo, sendo que a frase inicial é a contextualização, parte inicial da redação. Entretanto, a próxima frase é a apresentação do tema, sendo essencial para o desenvolvimento do texto em sua totalidade.

Exemplo de tese em uma redação do ENEM

Para ficar mais claro, nada melhor do que um exemplo de redação nota mil do ENEM. Então, confira a redação da aluna Luisa Sousa Lima Leite disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC).

ENEM 2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

“A Revolução Técnico-científico-informacional, iniciada na segunda metade do século XX, inaugurou inúmeros avanços no setor de informática e telecomunicações. Embora esse movimento de modernização tecnológica tenha sido fundamental para democratizar o acesso a ferramentas digitais e a participação nas redes sociais, tal processo foi acompanhado pela invasão da privacidade de usuários, em virtude do controle de dados efetuado por empresas de tecnologia. Tendo em vista que o uso de informações privadas de internautas pode induzi-los a adotar comportamentos intolerantes ou a aderir a posições políticas, é imprescindível buscar alternativas que inibam essa manipulação comportamental no Brasil.

No primeiro parágrafo, é o momento de contextualizar o tema proposto por meio de repertório sociocultural, assim como nessa redação. A participante da prova trouxe uma contextualização histórica para traçar o caminho até o tema.

Em seguida, é apresentada a tese com o intuito de “buscar alternativas” para a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

CRIA: ferramenta de correção de redação por inteligência artificial

A redação é a parte mais importante do ENEM, responsável por classificar ou desclassificar o candidato do exame. Assim, se você precisa de uma ajudinha com a correção da sua redação, o CRIA pode te ajudar.

Mas o que é o CRIA?

CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que garante uma correção com grande precisão, baseando-se nas 5 competências do ENEM. E para a praticidade do estudante, a correção é entregue até 2 minutos.

Além disso, centenas de milhares de redações estão disponíveis no banco de dados do CRIA. Portanto, oferecemos ao aluno uma explicação detalhada de quais foram seus erros, como corrigi-los e porquê esse erro reduz os pontos no ENEM, com notas de zero a mil, utilizando-se como base para IA.

Após enviar sua redação para correção, o CRIA verifica se os conectivos foram usados ou não no texto. Assim, você pode ver se existe uma diversidade de elementos linguísticos e a frequência.

correcao cria
Coesão e coerência na redação do ENEM — Fonte: CRIA.

Mas, afinal, para quem é o CRIA:

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »