Repertório sociocultural sobre ecoansiedade: o que é?

Compartilhe

O repertório sociocultural sobre ecoansiedade permite compreender o assunto e utilizar as informações para a sua redação do ENEM.

Já parou para pensar que as mudanças climáticas podem afetar o psicológico das pessoas? Esse repertório sociocultural sobre ecoansiedade permite você compreender melhor o assunto e utilizar as informações para a sua redação do ENEM ou vestibulares.

O estresse provocado pelos possíveis impactos do aquecimento global pode resultar em mudanças de comportamento, ataques de pânico, pensamentos obsessivos, perda de apetite, ansiedade, insônia e queda no desempenho escolar, entre outros efeitos.

Além disso, a ecoansiedade tem levado muitos casais a optar por não ter filhos, já que o futuro para as novas gerações tornou-se uma grande incerteza.

Mas como abordar esse tema tão relevante na redação do ENEM ou vestibulares? Confira a seguir o repertório sociocultural sobre ecoansiedade com o CRIA. Boa leitura.

repertorio sociocultural sobre ecoansiedade
Sentimentos de impotência, medo e desesperança são comuns entre aqueles que sofrem dessa condição, o que leva muitos a se engajarem no ativismo climático como uma forma de enfrentar essa crise – Foto: Freepik.

O que é ecoansiedade?

A ecoansiedade é uma forma de sofrimento emocional ou existencial desencadeada pelas mudanças ambientais. Assim, ela reflete preocupações crescentes, tanto individuais quanto sobre o futuro do planeta e das próximas gerações, que estão se tornando cada vez mais frequentes.

Segundo o Senado, a ecoansiedade, também conhecida como ansiedade climática, é um sentimento generalizado de angústia e preocupação diante das consequências das mudanças climáticas.

Eventos como incêndios florestais, chuvas torrenciais, enchentes, animais feridos e ondas de calor extremo, além de impactarem diretamente as pessoas envolvidas, geram uma sensação de desamparo, desesperança e tristeza.

Conforme a Associação Americana de Psicologia, entre 25% e 50% das pessoas expostas a desastres climáticos podem desenvolver problemas de saúde mental.

Você também pode se interessar por:

Repertório sociocultural sobre ecoansiedade

Segundo o manual Prevenção do Suicídio em Emergências e Desastres Ambientais do Instituto Vita Alere, as mudanças climáticas são um dos maiores desafios de saúde do século XXI.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que elas representam uma ameaça significativa e uma prioridade urgente para a saúde pública, trazendo sérios riscos à vida, à saúde e ao bem-estar.

Diversos aspectos da sociedade estão em perigo: o aumento da temperatura da Terra intensifica a frequência e a gravidade de eventos climáticos extremos e desastres naturais, como tempestades, incêndios florestais, inundações, ondas de calor e secas, impactando especialmente as populações mais vulneráveis socialmente.

Diante dessa realidade, veja a seguir reportagens e estudos que tratam sobre o repertório sociocultural sobre ecoansiedade:

1. Ecoansiedade e ativismo climático jovem de Paulo Vieira de Castro no TEDxPorto

No TEDxPorto, Paulo Vieira de Castro ministrou uma palestra intitulada “Ecoansiedade e Ativismo Climático Jovem”, na qual discutiu o aumento do fenômeno da ecoansiedade entre os mais jovens, causado pela percepção das sérias consequências das alterações climáticas.

Assim, ele destacou como a preocupação com o futuro do planeta está motivando jovens a se envolverem no ativismo climático, batalhando por medidas mais eficazes para atenuar os efeitos ambientais.

2. Ansiedade climática afeta brasileiros e aumenta preocupação com desastres | SBT Brasil

A matéria do SBT Brasil “Ansiedade climática afeta brasileiros e eleva temor com desastres” investiga como a ansiedade climática, também chamada de ecoansiedade, está se tornando uma preocupação crescente entre os brasileiros, principalmente devido ao aumento de catástrofes naturais provocadas pelo aquecimento global.

Além disso, o Brasil lida com situações extremas, como inundações, secas prolongadas, deslizamentos de terra e incêndios florestais, que impactam diretamente a existência de milhares de indivíduos.

3. ANSIEDADE CLIMÁTICA: O que Você Precisa SABER – Olá, Ciência

O vídeo “Ansiedade Climática: O que Você Precisa Entender” do canal Olá, Ciência discute a ecoansiedade, também conhecida como ansiedade climática, elucidando suas origens, consequências e o impacto que ela tem na saúde mental de pessoas globalmente.

Além disso, o texto ressalta que a ansiedade climática surge como uma reação psicológica ao agravamento das alterações climáticas e aos eventos extremos que se seguem a essa crise, tais como catástrofes naturais, aumento das temperaturas e a devastação de ecossistemas.

Como combater a ecoansiedade?

Combater a ecoansiedade envolve adotar estratégias que ajudem a lidar com o medo e a angústia em relação às mudanças climáticas. Assim, aqui estão algumas formas:

1. Informar-se e agir:

Conhecer mais sobre as mudanças climáticas e as ações positivas que estão sendo feitas ao redor do mundo pode dar uma sensação de controle.

Além disso, participar de iniciativas ambientais, como reciclagem ou plantio de árvores, ajuda a transformar a ansiedade em ação.

2. Conectar-se com a natureza:

Se se informar e estar por dentro do assunto causar o efeito contrário, isto é, gerar mais ansiedade, busque maneiras de mudar o foco. Assim, passar tempo ao ar livre e se reconectar com a natureza pode aliviar o estresse e trazer equilíbrio mental.

3. Praticar autocuidado:

O autocuidado é essencial para qualquer momento da vida, especialmente em momentos de crise pode ser uma saída para melhorar os sintomas da ansiedade.

Então, atividades como meditação, exercícios físicos, sono adequado e alimentação balanceada podem reduzir a ansiedade em geral.

4. Procurar apoio psicológico:

A ajuda psicológica pode ser uma ferramenta de enfrentamento altamente eficaz em momentos como esse. Então, não exite em buscar ajuda especializada se você sentir que a ecoansiedade está afetando significativamente sua vida.

Psicólogos e terapeutas podem ajudar a desenvolver estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade relacionados às mudanças climáticas, promovendo o bem-estar emocional.

Além disso, eles podem auxiliar a ressignificar sentimentos de impotência, canalizando-os para ações construtivas, o que permite transformar a preocupação em algo produtivo. Então, buscar ajuda especializada não é um sinal de fraqueza, mas sim uma medida de autocuidado essencial em tempos de incerteza ambiental.

Como se preparar para qualquer redação com o CRIA?

Agora que você já sabe mais sobre repertório sociocultural sobre ecoansiedade, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Mas o que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 2.4 / 5. Número de votos: 8

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Homem usando óculos e camisa marrom escreve em um caderno sobre a mesa, ao lado de um notebook aberto e uma xícara de café em um ambiente com parede de tijolos.

Quais são os 10 últimos temas da redação UEM?

Os 10 últimos temas da redação UEM abordam questões sociais, filosóficas e comportamentais, como: a influência da tecnologia, a sociedade do cansaço, a cultura do cancelamento e a automedicação. A banca explora temas que exigem reflexão aprofundada, indo além de problemas sociais tradicionais.

Leia mais »
Vista de cima de uma criança com fones de ouvido e camisa branca escrevendo em um caderno escolar com uma caneta azul. Ao seu lado, há um notebook preto e outro caderno aberto, ambos sobre uma mesa de madeira.

Plataforma de redação para escolas: correção por IA

Uma plataforma de redação para escolas é uma solução tecnológica que otimiza a correção, padroniza a avaliação e oferece feedback instantâneo aos alunos. Com recursos como banco de temas e relatórios de desempenho, essa ferramenta melhora a escrita e libera tempo dos professores.

Leia mais »

Repertório sociocultural sobre ecoansiedade: o que é?

Compartilhe
Mais recentes
Homem usando óculos e camisa marrom escreve em um caderno sobre a mesa, ao lado de um notebook aberto e uma xícara de café em um ambiente com parede de tijolos.

Quais são os 10 últimos temas da redação UEM?

Os 10 últimos temas da redação UEM abordam questões sociais, filosóficas e comportamentais, como: a influência da tecnologia, a sociedade do cansaço, a cultura do cancelamento e a automedicação. A banca explora temas que exigem reflexão aprofundada, indo além de problemas sociais tradicionais.

Leia mais »
Vista de cima de uma criança com fones de ouvido e camisa branca escrevendo em um caderno escolar com uma caneta azul. Ao seu lado, há um notebook preto e outro caderno aberto, ambos sobre uma mesa de madeira.

Plataforma de redação para escolas: correção por IA

Uma plataforma de redação para escolas é uma solução tecnológica que otimiza a correção, padroniza a avaliação e oferece feedback instantâneo aos alunos. Com recursos como banco de temas e relatórios de desempenho, essa ferramenta melhora a escrita e libera tempo dos professores.

Leia mais »

Para alunos
pré-vestibular

Receba dicas gratuitas que transformam notas em aprovação. Com o CRIA você aprimora sua habilidade
de escrita e redação rapidamente.

Para instituições
de ensino

Potencialize os resultados dos seus alunos na redação dos principais vestibulares do Brasil. Com a inteligência artificial do CRIA, você otimiza análises e correções facilmente.

© 2022- CRIA. Todos os direitos reservados. CNPJ 07.879.742/0001-88.

Botão Personalizado

Para alunos
pré-vestibular

Receba dicas gratuitas que transformam notas em aprovação. Com o CRIA você aprimora sua habilidade de escrita e redação rapidamente.

Para instituições
de ensino

Potencialize os resultados dos seus alunos na redação do ENEM. Conte com a inteligência artificial do CRIA para otimizar análises e correções facilmente.

© 2022-2025 CRIA. Todos os direitos reservados. CNPJ 07.879.742/0001-88.