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Gênero textual carta de reclamação: o que é e estrutura!

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A carta de reclamação denuncia uma insatisfação, feita para reclamar e buscar uma solução. Confira como escrever uma.

O gênero textual carta de reclamação apresenta uma insatisfação, visa reclamar e solicitar, em busca de uma solução para o problema. Além disso, apresenta uma estrutura similar às demais cartas, como loca e data, vocativo, corpo da carta, despedida e assinatura.

Assim, a carta de reclamação, explicita ou implicitamente, gera uma solicitação. Dessa forma, a finalidade desta carta não é apenas denunciar um problema, mas também requerer que ele seja resolvido.

Desse modo, diante da reclamação, os argumentos precisam ser convincentes. Há um jogo hierárquico nesse gênero, pois o destinatário é aquele que detém o poder de resolução, e é quem você precisa persuadir a atender sua insatisfação.

Por isso, para ter chance de ser atendido, o autor da carta precisa elaborar bons argumentos para convencer o destinatário, aquele que, supostamente, pode solucionar o problema.

Quer entender mais sobre como é o gênero textual carta de reclamação? Venha com o CRIA e boa leitura.

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Gênero textual carta de reclamação assim como os outros tipos de carta possuem uma estrutura específica, como local, vocativo, despedida e assinatura. – Foto: Pexels

O que é gênero textual carta de reclamação?

A carta de reclamação é um gênero textual comumente usado para expressar insatisfação ou indignação em relação a um determinado evento, produto ou serviço.

Além disso, é uma ferramenta útil para os clientes defenderem seus direitos e exigir soluções para seus problemas.

Por meio da carta de reclamação, os indivíduos podem comunicar suas preocupações de forma formal e documentada, buscando resolver questões que afetam sua experiência como consumidores.

Assim, para se reclamar de algo, é preciso ter posições distintas a respeito de um determinado tema e lançar mão de elementos argumentativos para convencer o outro de que a reclamação feita faz sentido.

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Estrutura e características da carta de reclamação

A carta de reclamação é um gênero textual comumente usado para expressar insatisfação ou protestar contra uma determinada situação, produto ou serviço.

Desse modo, sua estrutura e características são essenciais para garantir que a reclamação seja transmitida de forma clara, objetiva e respeitosa, visando encontrar uma solução satisfatória para o problema que o remetente enfrentou.

Assim, confira abaixo a estrutura e características da carta de reclamação:

Local e data:

O local e a data são informações essenciais que devem ser incluídas no cabeçalho, antes do início do corpo do texto.

Vocativo:

O vocativo é uma parte essencial para direcionar a mensagem ao destinatário de forma adequada e respeitosa.

Exemplos:

Prezado(a) [Nome do Responsável pela Empresa/Serviço]
Caro Departamento de Atendimento ao Cliente

Papel social:

Na carta de reclamação, o papel social desempenhado pelo remetente é o de um consumidor exercendo seu direito à manifestação de insatisfação e buscando uma solução para o problema enfrentado.

Corpo do texto:

O corpo do texto em uma carta de reclamação deve ser estruturado de forma clara, objetiva e detalhada, apresentando organizadamente os pontos que fundamentam a reclamação.

Despedida:

A despedida em uma carta de reclamação deve ser cortês e respeitosa, refletindo a expectativa do remetente por uma resposta satisfatória à reclamação apresentada.

Assim, aqui estão algumas opções comuns de despedida para uma carta de reclamação:

  • Atenciosamente;
  • Grato pela atenção;
  • Cordialmente;
  • Com os melhores cumprimentos.

Assinatura:

Na assinatura de uma carta de reclamação para um processo seletivo, como um vestibular, é importante indicar o nome indicado no comando. Jamais assine com o seu nome verdadeiro, já que isso pode levar a anulação da redação.

Estrutura simplificada da carta de reclamação:

Local e data (sem abreviação)
Vocativo, (senhor/a; prezado/a; ao responsável)
Apresentação do contexto (o problema que desencadeou a reclamação). Apresentação do objetivo (geralmente reclamar). + Objeto alvo (do que se reclama).
Justificar + comprovações que validem a reclamação (se possível apresentar os prejuízos relacionados ao papel social. = Diálogo com o interlocutor.
Apontar as providências que podem/devem ser tomadas para resolver o impasse e justificá-las. Reforçar o objetivo/reclamação. + possível ameaça (Procon, Boletim de Ocorrência, etc).
Agradecimento
Despedida,
Assinatura

Exemplo de carta de reclamação

A carta de reclamação é uma ferramenta importante utilizada pelos consumidores para expressar insatisfação ou preocupação em relação a produtos, serviços ou situações específicas.

Nesse sentido, sua elaboração requer atenção aos detalhes, clareza na exposição dos fatos e uma abordagem respeitosa para garantir que a reclamação seja efetivamente comunicada e receba a devida atenção das partes responsáveis.

Assim, confira um exemplo abaixo:

Campinas do Sul, 29 de Fevereiro de 2009.
Exmo(s). Senhor (es),

No último dia 05 de Fevereiro, dirigi-me ao seu estabelecimento, situado na Rua do equívoco, nº 2, como endereçado, a fim de comprar um computador. Após escolher o modelo que me interessou, solicitei que a mercadoria fosse entregue na minha casa. Para tanto, assinei a nota de encomenda e paguei a taxa para que fosse realizado o serviço. No dia 10 do mesmo mês, foi-me entregue o computador encomendado, no entanto, após ligar o aparelho na tomada constatei que o mesmo emitia mais de 8 apitos e não funcionava.
Diante deste fato, recusei o computador e solicitei que me fosse enviado outro exemplar em excelente estado, o que faria jus ao valor já pago. Entretanto, até a presente data continuo à espera.
O atraso na resolução do problema vem ocasionado vários transtornos ao meu cotidiano. Por este motivo, demando que outro computador de mesma marca e modelo seja entregue, sem falta, dentro de 3 dias úteis. Caso contrário, anularei a compra e exijo o dinheiro do pagamento de volta.

Sem mais,
João da Silva

Aprimore sua escrita com o CRIA

Agora que você já sabe mais sobre o gênero textual carta de reclamação, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Através do modelo, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

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Coesão e coerência na redação do ENEM — Fonte: CRIA.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, liberamos seu acesso à plataforma. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

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CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

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Gráfico de correção de redação interativo — Foto: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

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