CRIA logo

Gênero Textual Resumo: o que é e como fazer?

Compartilhe

Um resumo reúne as ideias e pontos principais de um conteúdo original e os apresenta de forma sintética, objetiva e concisa. Veja como fazer um!

O gênero textual resumo é uma síntese concisa e objetiva de um texto, que preserva as ideias principais e os pontos essenciais do conteúdo original. Além disso, o objetivo do resumo é oferecer uma visão geral de um determinado conteúdo de forma sucinta.

O resumo é um gênero textual que o objetivo é fornecer um resumo conciso do texto original, destacando os elementos mais pertinentes e excluindo os detalhes desnecessários. Desse modo, um resumo bom deve ser objetivo, fácil de entender e fiel ao conteúdo original, apresentando as ideias de forma coerente e organizada.

Além disso, o resumo deve refletir fielmente o conteúdo e as ideias do texto original, não as opiniões pessoais de quem escreve.

Quer entender melhor sobre o gênero textual Resumo? Então, continue com o CRIA e boa leitura.

genero textual resumo
Fazer um resumo significa resumir o conteúdo, ou seja, destacando as informações importantes de um livro, artigo, argumento para um filme, peça teatral, etc – Foto: Freepik.

O que é o gênero textual Resumo?

Segundo o Dicionário Oxford, o resumo é uma “exposição sintetizada de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos, das características básicas de alguma coisa, com a finalidade de transmitir uma ideia geral sobre seu sentido”.

O resumo de texto é uma maneira de produzir um novo texto resumindo, isto é, abreviando ou sintetizando apenas as ideias principais do texto original.

Em outras palavras, um resumo é uma compilação de informações pertinentes de um texto original em vez de uma cópia.

Você também pode se interessar por:

Quais são os tipos de resumo?

Existem três tipos principais de resumo, cada um com características específicas e finalidades distintas. Assim, o resumo indicativo, resumo informativo e o resumo crítico devem fazer parte do repertório de estudante.

Mas você sabe quais as características de cada um? Então, confira abaixo tudo o que você precisa saber:

Resumo Indicativo:

Este tipo de resumo condensa o conteúdo do texto original, ou seja, destaca as coisas mais importantes e as informações mais pertinentes.

Além disso, o resumo indicativo geralmente apresenta uma síntese das ideias principais e não inclui detalhes ou exemplos do texto original. Desse modo, serve para fornecer uma visão geral do conteúdo e avaliar se o leitor é interessado no texto em sua totalidade.

Resumo Informativo:

O resumo informativo excede o resumo indicativo ao incluir detalhes específicos, exemplos e evidências do texto original. Desse modo, mantém uma abordagem concisa, oferecendo uma síntese mais detalhada e completa das ideias apresentadas no texto original.

Este tipo de resumo pode ser usado para revisão ou estudo e, além disso, é útil para fornecer uma compreensão mais profunda do conteúdo.

Resumo Crítico:

O resumo crítico vai além do resumo informativo porque inclui uma avaliação ou análise crítica das ideias apresentadas no texto original.

Nesse sentido, o resumo crítico, além de resumir o conteúdo, também apresenta a perspectiva do autor do resumo, destacando os pontos fortes, fraquezas ou questões controversas abordadas no texto original.

Assim, este tipo de resumo é útil para apresentar uma análise crítica do conteúdo e pode ser utilizado em trabalhos acadêmicos ou de pesquisa.

Como fazer um resumo?

Para garantir que as informações essenciais do texto original sejam sintetizadas de forma clara, concisa e objetiva, a realização de um resumo requer o cumprimento de várias etapas cruciais.

Assim, durante a leitura do texto original, identifique as ideias principais, os argumentos centrais e as informações mais relevantes. Quer saber mais?

Então, confira este é um guia básico para fazer um resumo:

Planejamento do gênero textual resumo:

  1. Leia o texto base para identificar o tema e o gênero textual;
  2. Releia o texto base e selecione as informações;
  3. Organize as informações selecionadas.

Redação do rascunho:

  1. Apresente a referência bibliográfica, isto é, qual o gênero, qual o autor do texto original;
  2. Retome a fonte principal e apresente as informações selecionadas;
  3. Por fim, retome a fonte principal e insira a informação final.

Modelo do gênero textual resumo:

O gênero textual “título”, redigido pelo autor/a (veículo de publicação) + discuta o tema. De acordo com, retome a fonte, inclua a informação selecionada. Ademais, fonte principal afirma que + informação selecionada. Portanto, para fonte principal, informação selecionada.

Ficou confuso? Então, confira abaixo um exemplo de texto e seu resumo:

A feira dos mortais e dos imortais – Leonardo Boff

Com frequência comparece nas colunas sociais dos periódicos a feira das vaidades. Há disputa para entrar no cercadinho onde estão as celebridades, geralmente, modelos da moda ou artistas conhecidos.

Travam-se verdadeiras batalhas para conquistar um lugar na primeira fila e ganhar visibilidade. Na época do carnaval, então, isso chega ao seu paroxismo. Nos palácios de governo, os políticos se acotovelam para estar fisicamente mais perto do chefe. As fotos nas colunas sociais mostram pessoas glamourosas, aparentemente felizes, comendo, bebendo e festejando.

Mas basta vasculhar outras páginas do mesmo jornal para se ver o outro lado da realidade: violência generalizada, enfrentamento entre policiais e gangues da droga, assaltos, assassinatos, escândalos políticos que nunca param, crescente favelização das cidades […]

Como combinar esses dois cenários? Espontaneamente me vêm à mente o relato do dilúvio. Indiferentes à maldade que grassava no mundo, as pessoas, dizem os textos, “comiam e bebiam, sem se dar conta de nada, até que veio o dilúvio que arrebatou a todos”. Não precisamos do dilúvio. Baste-nos a certeza de que todos, também os glamourosos, são mortais.

Com o tempo, a beleza se esfuma, os achaques aparecem, o envelhecimento é irrefreável e por fim todos morrem. Carregamos apenas o bem que tivermos feitos e nada do glamour e da fama. É a condição humana que importa nunca esquecer para não parecermos frívolos ou ridículos.

[…]

Se os olhássemos nesta ótica, outra seria a nossa atitude. Daríamos uma pequena chance à verdade de triunfar sobre os preconceitos. Descobriríamos que somos todos imortais, também os mortais glamourosos, pois assim fomos feitos e este é o desígnio do Criador. Jesus não quis outra coisa senão que nos tratássemos como irmãos e irmãs e que revelássemos uns aos outros a Deus como Pai e Mãe. Cada manhã, ao levantarmos, temos que decidir: queremos nos comportar como mortais ou imortais?

Viver da aparência enganadora ou da realidade pura e simples? Quão monótona e semelhante é a vida das celebridades mortais! Quão diversificada e épica é a vida dos simples imortais!

Resumo:

O texto “A feira dos mortais e dos imortais”, de Leonardo Boff discorre sobre a supervalorização da vaidade, principalmente no âmbito da mídia, pois muitas “celebridades” lançam mão das mais diversas armas para ganhar seu espaço no mundo da fama. Ao mesmo tempo, o autor estabelece um paralelo entre o mundo do glamour e a realidade que o cerca, marcada, principalmente, pela violência, pelas drogas e pelos escândalos políticos. Ao final, apresenta outra situação: a da grande maioria da população na sua luta diária pela vida e que, de modo geral, é vista pelos famosos com desprezo, ou, com pena. No entanto, se observada sob outra perspectiva, essa realidade pode levar à conclusão do quanto é semelhante à vida das celebridades mortais, e, por outro lado, de como é diversa e heroica a vida dos imortais.

Como selecionar as informações de um resumo?

Para garantir que um resumo transmita as ideias principais e as informações essenciais do texto original de forma clara e concisa, é, de fato, fundamental selecionar as informações adequadas para o resumo.

Então, confira abaixo um mapa mental sobre como selecionar as informações de um resumo:

genero textual resumo
Como fazer um resumo – Foto: CRIA.

Qual é a finalidade de um resumo?

Um resumo é feito com o objetivo de fornecer uma síntese concisa e objetiva das ideias, argumentos e informações importantes que estão presentes em um texto original mais extenso.

Assim, algumas das principais finalidades de um resumo incluem:

1. Compreensão rápida:

Permite que os leitores obtenham uma compreensão rápida e eficaz do conteúdo original sem ler o texto completo.

2. Estudo e revisão:

Fornecer uma cópia condensada de textos extensos para auxiliar estudantes e pesquisadores na revisão e estudo desses textos.

3. Comunicação eficiente:

Funciona como uma ferramenta de comunicação eficaz ao fornecer informações e conceitos importantes de forma simples e compreensível.

Aprimore sua escrita com o CRIA

Agora que você já sabe o que acontece se passar das 30 linhas da redação, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Através do modelo, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Foto: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »