CRIA logo

Como é a redação da UNICAMP 2024? Confira tudo sobre!

Compartilhe

A UNICAMP é um dos maiores exames vestibulares mais desafiadores. Por isso, para uma boa nota, é crucial saber como é a redação da UNICAMP. Veja aqui.

O vestibular é um dos momentos mais desafiadores para muitos estudantes, sobretudo tratando-se da redação cobrada. Assim, você pode estar se perguntando: como é a redação da UNICAMP? Ela se difere, e muito, de provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é a responsável pela elaboração da redação da instituição. Então, o processo seletivo da UNICAMP organizado pela COMVEST inclui a criação de questões de redação e padrões de avaliação, bem como a correção de provas.

Nesse sentido, os membros da COMVEST – professores e profissionais da universidade – trabalham para garantir que o processo de seleção seja imparcial e de alta qualidade.

Desse modo, eles geralmente seguem padrões para a redação, como a escolha de temas relevantes e atuais para avaliar a capacidade dos candidatos de argumentar e comunicar suas ideias de forma clara e coesa.

Para compreender os aspectos sobre como é a redação da UNICAMP, o CRIA elaborou esse conteúdo completo para te guiar nesse processo. Boa leitura.

como e a redacao da unicamp
Como é a redação da UNICAMP? Elaborado pela Comvest, é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil – Foto: Pexels.

Como é a redação da UNICAMP?

Na proposta de redação do vestibular da UNICAMP, o candidato pode encontrar diversos gêneros textuais com 5 tipologias centrais: dissertação, narrativo, descritivo, expositivo e opinativo.

Assim, o estudante deve seguir a proposta de desenvolvimento temático especificada na prova para cada um desses gêneros.

Então, no primeiro dia da segunda fase do exame, os alunos devem realizar a prova de redação da Unicamp, com os exames de Português, Literatura, Ciências Humanas e Ciências Naturais.

Até o ano de 2018, os candidatos precisavam escrever 2 redações, sendo cada uma de um gênero textual específico. Contudo, desde 2019, os alunos precisam escrever apenas uma redação.

Segundo o Manual do Candidato, esta prova visa avaliar a capacidade de produzir diferentes gêneros discursivos, o que explica a exigência de diversos formatos textuais.

Você também pode se interessar por:

Como é avaliada a redação da UNICAMP?

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), que supervisiona os exames da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), anunciou em 2019 a nova grade para regulamentar as correções na redação do Vestibular Unicamp (VU).

Assim, os 12 pontos atribuídos nesta grade analítica dividem-se entre os seguintes critérios:

  • Proposta temática (PT);
  • Gênero (G);
  • Leitura do(s) texto(s) que compõem o bloco “gênero e leitura”;
  • Convenções de escrita e coesão (CeC), que constitui o segundo bloco, “gênero e escrita”.

Então, desde o primeiro edital do vestibular, de 1986, até o mais recente, manteve-se inalterado o “perfil do candidato”. Desse modo, esse documento lista a capacidade de compreensão almejada pela universidade.

Assim, avaliam-se os seguintes critérios:

  • Capacidade de se expressar com clareza;
  • Capacidade de organizar suas ideias;
  • Capacidade de estabelecer relações;
  • Capacidade de interpretar dados e fatos;
  • Capacidade de elaborar hipóteses;
  • Domínio dos conteúdos das áreas de conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

Requerimentos de correção da UNICAMP

Nos termos da prova de redação, a(o) candidata(o) deve atender aos seguintes requerimentos:

  1. À proposta temática: cumprir a(s) tarefa(s) solicitada(s), observando o tema, a situação de interação e de produção propostas e as instruções de elaboração do texto;
  2. Ao gênero: o texto elaborado deve ser representativo do gênero solicitado e considerar os interlocutores nele implicados e a situação de produção;
  3. À leitura: espera-se que o candidato realize uma leitura crítica do(s) texto(s) fornecido(s) na proposta em função da tarefa apresentada. Ele deve mostrar a relevância desses pontos para o seu projeto de escrita e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes dele(s) em forma de colagem;
  4. À articulação escrita: os textos produzidos devem propiciar uma leitura fluida e envolvente, demostrando uma articulação sintático-semântica ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos necessários à organização dos enunciados. O candidato também deve demonstrar ter habilidade na seleção de itens lexicais apropriados ao estilo dos gêneros solicitados e no emprego de regras gramaticais e ortográficas que atendem à modalidade culta da língua.

Gêneros digitais na redação da UNICAMP

A introdução crescente da tecnologia digital em nossa sociedade tem causado uma revolução na forma como produzimos conteúdo, ou seja, interagimos e nos comunicamos.

Nesse contexto, os gêneros digitais surgem como uma expressão da linguagem diversificada e dinâmica, desafiando os limites da comunicação convencional e oferecendo novas formas de sociabilidade e representação.

Assim, eles resultam da interação dos indivíduos com os meios eletrônicos utilizados atualmente para interagir, como computadores, celulares, tablets, etc.

Um exemplo que chamou a atenção foi o da UFSC em 2019, que solicitou a criação de um “textão” – ou, em termos mais técnicos, um post a ser publicado em uma rede social. Além disso, outra ocasião foi a proposta da Unicamp de 2019, que pediu a elaboração de uma postagem em um fórum virtual.

Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o currículo deve englobar o desenvolvimento da habilidade de reconhecer − nesses novos gêneros digitais − novas formas de escrita, as quais se apresentam por meio de abreviações, palavras com combinação de letras e números, símbolos gráficos, pictogramas, entre outras.

Provas anteriores da redação da UNICAMP

Ao longo dos anos, a UNICAMP tem se destacado por sua abordagem inovadora e exigente no processo seletivo, que inclui a redação como um componente crítico.

Nesse sentido, as provas anteriores oferecem uma rica fonte de aprendizado e preparação para os candidatos, com informações importantes sobre o estilo, a organização e os padrões de avaliação da universidade.

Então, confira as edições anteriores da redação da UNICAMP:

  • Redação 1 UNICAMP 2023 – Texto de convocação sobre violência por arma de fogo;
  • Redação 2 UNICAMP 2023 – Depoimento sobre racismo escolar;
  • Redação 1 UNICAMP 2022 – Post “textão” sobre a superexposição de crianças e adolescentes na internet;
  • Redação 2 UNICAMP 2022 – Manifesto sobre o corte de verbas na ciência e tecnologia;
  • Redação 1 UNICAMP 2021 – Discurso político sobre retirada de estátuas;
  • Redação 2 UNICAMP 2021 – Texto de entrada para um diário de trabalhador exposto ao coronavírus;
  • Redação 1 UNICAMP 2020 – Texto para Podcast: Biodiversidade;
  • Redação 2 UNICAMP 2020 – Crônica: Micromachismo;
  • Redação 1 UNICAMP 2019 – Abaixo Assinado: Doutrinação Ideológica em Sala de Aula;
  • Redação 2 UNICAMP 2019 – Postagem: IDH e o crescimento do PIB como indicadores de desenvolvimento;
  • Redação 1 UNICAMP 2018 – Palestra: Pós-Verdade;
  • Redação 2 UNICAMP 2018 – Artigo: Liberdade de Expressão;
  • Redação 1 UNICAMP 2017 – Texto para Campanha: Arrecadação de Fundos para Biblioteca;
  • Redação 2 UNICAMP 2017 – Carta do Leitor: A volta do rio que faz sonhar;
  • Redação 1 UNICAMP 2016 – Resenha: A deliberação tomada pelos ratos;
  • Redação 2 UNICAMP 2016 – Texto de Divulgação Científica: O Induzir das Emoções.

Qual a diferença entre as redações da UNICAMP e do ENEM?

A grande diferença é que a UNICAMP não define gênero textual previamente para a sua prova de redação, ao contrário do ENEM, que exige um tipo fixo: o dissertativo-argumentativo.

Desse modo, podemos resumir que:

Critérios de Avaliação:

  • UNICAMP: possui critérios de avaliação mais específicos e rigorosos. Assim, a universidade define métodos que podem incluir, por exemplo, a análise da coesão textual, a capacidade de argumentação crítica e a utilização de conhecimentos multidisciplinares.
  • ENEM: utiliza critérios mais amplos, como competência textual, domínio da norma-padrão da língua portuguesa, compreensão e abordagem do tema, construção de argumentação e elaboração de propostas de intervenção. Os critérios do ENEM são geralmente mais genéricos em comparação com os da UNICAMP.

Temas e Abordagens:

  • UNICAMP: tende a escolher temas que desafiam os candidatos a pensar profundamente sobre questões sociais, científicas e culturais. Desse modo, as propostas são frequentemente multidisciplinares e podem exigir conhecimentos específicos para desenvolver uma argumentação sólida.
  • ENEM: busca temas relevantes para a sociedade e atuais, mas de uma maneira mais acessível e geral. Nesse sentido, os temas do ENEM são projetados para serem compreendidos pela maioria dos estudantes do ensino médio, e a ênfase está na capacidade de expressão, argumentação e propostas de intervenção.

Contexto de Aplicação:

  • UNICAMP: a redação da UNICAMP faz parte do processo seletivo para ingresso na Universidade de Campinas. Então, os candidatos geralmente concorrem a vagas em cursos específicos.
  • ENEM: a redação do ENEM é utilizada para o ingresso em diversas instituições de ensino superior no Brasil. Além disso, os candidatos também podem usar suas notas para participar de programas governamentais, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Aprimore sua escrita com o CRIA

A escrita bem-sucedida para qualquer redação depende de uma leitura cuidadosa e aprofundada de cada componente da proposta, incluindo a criação de conexões entre eles, o que por sua vez requer habilidades de leitura sólidas.

Assim, o CRIA é a ferramenta fundamental para esse processo. Mas o que é o CRIA?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.

correcao cria
Agora o CRIA corrige suas redações de todos os vestibulares – Foto: CRIA.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Foto: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »