Vai prestar o vestibular e não sabe como é a redação da UnB? A prova exige a escrita de um texto dissertativo ou narrativo dos candidatos. Ou seja, não há um gênero textual pré-definido, o que pode tornar ainda mais desafiador.
A Universidade de Brasília (UnB) é uma instituição de ensino superior pública localizada na capital do Brasil, Brasília. Uma vez fundada em 1962, a UnB tem uma trajetória marcante na história da educação superior no país.
Seu vestibular é organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), uma instituição vinculada à Universidade de Brasília (UnB) e responsável pela organização de diversos processos seletivos, incluindo o vestibular da UnB.
Assim, o vestibular da UnB pode cobrar diversos gêneros textuais, bem diferente do Exame Nacional do Ensino Médio. Então, entender como é a redação da UnB é fundamental para todos os participantes da prova.
Nesse sentido, o CRIA elaborou esse conteúdo completo para você entender de vez como é a redação da UnB. Assim, continue conosco e boa leitura.
Como é a redação da UNB?
Segundo o edital da prova, a avaliação de redação em Língua Portuguesa tem o objetivo de avaliar a habilidade de expressão na modalidade escrita em prosa, bem como a aplicação das normas do registro formal culto na produção textual.
Além disso, a prova de redação em Língua Portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório, deverá ser feita à mão, em letra legível, obrigatoriamente com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
Assim, o candidato deverá produzir um texto com extensão máxima de 30 linhas, legível, caracterizado pela coerência e pela coesão, com base nos comandos formulados pela banca examinadora.
Então, com a função de motivar o candidato para a redação, despertando ideias e propiciando o enriquecimento de informações, poderá haver, na prova, textos e outros elementos correlacionados ao assunto em pauta.
Além das questões gramaticais e textuais, o desenvolvimento e a abordagem do tema em relação a uma das estruturas textuais é uma consideração crucial para a avaliação. Desse modo, confira abaixo os gêneros textuais que podem ser cobrados:
- Descritivo;
- Narrativo;
- Expositivo-argumentativo; e
- Instrucional.
Além disso, os gêneros textuais a seguir podem ser discutidos:
- Resumos;
- Cartas;
- Anúncios;
- Textos informativos;
- Textos argumentativos.
Ademais, você também pode se interessar por:
- Estrutura do artigo de opinião: elementos essenciais.
- Como parar de procrastinar nos estudos? Dicas.
Como é avaliada a redação da UNB?
A avaliação da Prova de Redação em Língua Portuguesa (PRLP) consistirá na avaliação da banca examinadora dos elementos formais e estruturais dos textos dos candidatos, bem como do desenvolvimento do tema proposto.
Assim, após a análise do texto da PRLP, cada candidato receberá planilhas contendo as informações relacionadas à avaliação. Então, a nota da prova de redação em Língua Portuguesa (NR) será calculada da seguinte maneira:
- Casos de fuga ao tema, de inexistência de texto ou de identificação indevida na folha de texto definitivo, o candidato receberá nota NR = 0,000;
- Apresentação textual, a estrutura textual e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), limitada a 10,00 pontos;
- Avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular;
- Será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato;
- Será calculada, então, para cada candidato, a nota da prova de redação em Língua Portuguesa (NR) como sendo igual a NC menos duas vezes o resultado do quociente NE / TL;
- A nota NR será calculada utilizando-se três casas decimais e arredondando-se para cima quando o algarismo da quarta casa decimal for maior ou igual a cinco;
- Além disso, será atribuída nota igual a 0,000 ao candidato que obtiver NR < 0,000. Assim, NR terá o valor mínimo de 0,000 e máximo de 10,000.
Como é o vestibular da UNB?
As provas serão aplicadas em um único final de semana. Então, no primeiro dia, sábado, serão realizadas a Prova de Conhecimentos I (30 itens de cada língua estrangeira), a Prova de Conhecimentos II (120 itens) e a Prova de Redação em Língua Portuguesa.
Por fim, no segundo dia, domingo, será realizada a Prova de Conhecimentos III (150 itens).
1º Dia de Prova (Sábado)
- Prova de conhecimentos I: Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa; 30 itens de cada língua estrangeira.
- Prova de conhecimentos II: Língua Portuguesa e Literatura, Geografia e História, Artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música), Filosofia e Sociologia; 120 itens.
- Redação em Língua Portuguesa;
2º Dia de Prova (Domingo)
- Prova de conhecimentos III: Física, Química, Matemática e Biologia; 150 itens.
Então, resumindo, o vestibular da UnB funciona da seguinte forma:
Dia | Provas | Disciplinas | Número de itens por prova | Duração |
---|---|---|---|---|
Dia 1 | Prova de conhecimentos específicos I | Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa | 30 | 5 horas |
Prova de Conhecimentos II | Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música), Filosofia e Sociologia | 120 | ||
Prova de Redação em Língua Portuguesa | ||||
Dia 2 | Prova de Conhecimentos II | Biologia, Física, Química e Matemática | 150 | 5 horas |
Provas anteriores da redação da UnB
Para compreender a seleção de temas da redação da UnB, cabe observar quais foram as propostas solicitadas nos anos anteriores, isto é, durante os anos da existência da prova. Entretanto, vale ressaltar que em 2020 e 2021, a prova foi cancelada devido a pandemia de Covid-19.
Então, confira abaixo os temas das provas de redação da UnB:
- 2023: Concepções de mundo dos povos indígenas brasileiros;
- 2022: A cor da sua pele na construção da sua identidade e das suas relações com o outro;
- 2019: Muros: um símbolo do medo;
- 2018: A pressa nossa de cada dia: o tempo na contemporaneidade;
- 2017: Entre o futuro imaginário e o passado idealizado, o presente;
- 2016: Guerras: derrota para a humanidade;
- 2015: Relação entre ciência e arte;
Como concorrer às vagas da UnB?
A UnB conta com 7 formas de ingresso primário, assim sendo:
- Programa de Avaliação Seriada (PAS);
- Acesso ENEM UnB;
- Vestibular tradicional;
- Vestibular Indígena;
- Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC);
- Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira (Libras);
- Vestibular Universidade Aberta do Brasil (UAB) — Ensino à Distância.
Calendário UnB 2024
O calendário para o processo seletivo é divulgado no edital oficial da instituição. Assim, como há possibilidade de alterações, é sempre importante manter-se atualizado com as novas informações da banca.
- Informações: confira o edital;
- Inscrições: 22/8 a 19/9/2023;
- Período de solicitação de isenção ou redução da taxa: 22/8 a 19/9/2023;
- Resultado da solicitação de isenção ou redução: 26/9/2023;
- Data limite pagamento taxa de inscrição: 6/10/2023;
- Divulgação dos locais de prova: 9/11/2023;
- Provas: 25 e 26/11/2023;
- Gabarito: 28/11/2023;
- Resultado final: 16/1/2024.
Qual a diferença entre a redação da UnB e do ENEM?
Embora a redação da UnB, ou seja, demais vestibulares tenham aspectos similares com a redação do ENEM, de modo geral, são bem diferentes.
A prova vestibular da UnB é realizada pela banca vinculada a instituição Cebraspe. Além disso, o principal ponto é que os gêneros textuais podem mudar a cada prova, variando entre textos dissertativos ou narrativos.
Já no ENEM, sempre será exigido do candidato a realização de uma dissertação-argumentativa, sem alteração ao longos dos anos, ou seja, se mantendo o mesmo gênero desde 1998.
Alem disso, a correção dessas redações podem ter pontos em comum nos itens avaliados, mas o ENEM estibula que o participante demonstre as 5 competências.
Portanto, a grande similaridade entre ambas as provas é a exigência da escrita em norma culta.
O que pode eliminar o candidato no dia da prova da UnB?
Será eliminado do vestibular o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando:
- Aparelhos eletrônicos, tais como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e(ou) similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 player e(ou)
similar, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e(ou) qualquer transmissor, gravador e(ou) receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens etc.; - Óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha;
- Quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.;
- Qualquer recipiente ou embalagem que não fabricado com material transparente, tais como
garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.).
Sistema de cotas raciais UnB: como funciona?
Em 26 de abril de 2012, o Plano de Metas de Inclusão Étnico-Racial da Universidade de Brasília (UnB) foi declarado constitucional por meio da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186 da Suprema Corte Brasileira.
Entretanto, essa aprovação é resultado de mais de 10 anos de intensa discussão sobre a legalidade e a constitucionalidade do sistema de vagas reservadas para negros no ensino superior.
Assim, a Suprema Corte afirmou que as cotas estavam exercendo uma política de reparação e promovendo a igualdade material e simbólica no Brasil ao incluir homens e mulheres negras nas universidades usando critérios raciais.
Nesse sentido, a Lei nº 12.711/2012 determinou que fosse reservada metade das vagas (50%), por curso e turno, nas universidades federais, a estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública (cursos regulares ou de educação de jovens e adultos).
Desse modo, as outras vagas foram divididas em dois grupos: 5% para o Sistema de Cotas para Negros (Política de Ação Afirmativa iniciada há mais de dez anos) e as restantes para o Sistema Universal.
Mas como o sistema de cotas funciona de fato?
Para concorrer por esse sistema, o estudante que se enquadrar nos requisitos deve manifestar interesse no momento da inscrição. Assim, basta enviar toda a documentação necessária solicitada pela organização da prova.
Então, confira abaixo uma descrição das porcentagens para cada um dos grupos:
Aprimore sua escrita com o CRIA
Agora que você compreendeu como é a redação da UnB, é hora de praticar. Com isso, o CRIA pode te ajudar. Mas o que é o CRIA?
Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.
Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.
Então, através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.
Quais são as funcionalidades do CRIA?
- Análise instantânea da redação;
- Simulação da sua nota do ENEM por competência;
- Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
- Traz correções detalhadas por competência;
- Histórico de progresso;
- Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
- Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
- Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?
Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.
Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.
Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.
Acompanhe seu progresso
Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.
Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.
A quem o CRIA se destina?
- Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
- Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.
Vamos começar? Então acesse aqui.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?