CRIA logo

Críticas ao governo na redação do ENEM: é possível?

Compartilhe

A opinião política e críticas ao governo na redação do ENEM são bem-vindas desde que coerentes. Contudo, dizer que a corrupção é um problema governamental é uma generalização e pode abaixar a nota do candidato.

Em suma, todo o tom da redação deve ser respeitoso e objetivo. Caso haja necessidade de críticas, jamais utilize palavrões na redação do ENEM. Evite um discurso polarizado, ofensivo, já que é possível tecer críticas sem desrespeitar pessoas ou grupos específicos.

Além disso, toda crítica precisa ser embasada por argumentos sólidos, ou seja, sua opinião precisa ter fundamentos. Então, utilize dados estatísticos, fontes jornalísticas, pensadores para apresentar argumentos robustos sem generalizar.

Lembre-se que atacar diretamente um prefeito, ministro ou presidente é um erro. Então, é necessário compreender quando dar sua opinião política e criticar o governo. Mas afinal, quando posso tecer críticas ao governo na redação do ENEM?

O CRIA preparou esse artigo completo para você entender como dar sua opinião na redação do ENEM. Confira.

Criticas ao governo na redacao do ENEM
Opinião política e críticas ao governo não devem interferir na notal final do candidado – Fonte: Freepik

Em quais condições posso dar minha opinião política e críticas ao governo na redação do ENEM?

Os temas abordados pelo ENEM são sempre problemáticas da atualidade. Um bom exemplo é o tema do Exame de 2022, que foi: “Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

O artigo 3 do Decreto n. 6.040 de 2007 trata da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Isso quer dizer que o responsável é o Estado. Então, caso haja algum desacordo com o decreto, ele será responsabilizado.

Agora que você já viu um exemplo, entenderemos em quais condições é possível fazer críticas ao governo na redação do ENEM:

Não cumprimento de lei:

Nesse caso, se não há cumprimento da lei, o Estado levará críticas por ser omisso. Aqui não cabe dizer que o Governo foi corrupto, já que não houve um desvio, de fato, da lei. Então, tecer críticas em excesso é um erro e, consequentemente, diminuirá a nota final da redação.

Estado vai contra lei:

Diferente do caso anterior, caso haja um desvio de dinheiro da saúde pública devidamente comprovado, é possível falar em corrupção. Porém, é dizer que todo o Estado ou Governo é corrupto.

Generalizar é um erro grave, portanto, sinalize na redação qual foi o cargo responsável pelo desvio de verba governamental.

Estado faz, mas faz pouco:

Outra maneira de tecer críticas ao governo na redação do ENEM é quando uma medida não foi e não é suficiente para suprir as demandas e necessidades da população.

Um bom exemplo seria o acesso a vacinas durante a pandemia de COVID-19. Logo após a liberação do uso das vacinas, o Ministério da Saúde fez a compra – que não foi suficiente. Nem em relação à quantidade e muito menos em relação à velocidade dessa compra.

Você também pode se interessar por:

Exemplos do que não fazer nas críticas ao governo na redação do ENEM:

  • “O Governo incentiva a preguiça e a dependência das pessoas com o Bolsa Família”.
  • “O Bolsa Família é um desperdício de dinheiro público, que poderia ser melhor investido em infraestrutura e segurança”.
  • “Quem quer trabalhar, consegue emprego, e quem não quer, fica só recebendo dinheiro sem fazer nada”.
  • “O Brasil deveria sair da ONU porque essa organização só permite impor ideias globalistas e prejudicar a soberania nacional”
  • “A solução para a violência é armar a população e dar mais poder para a polícia, para que ela possa agir sem restrições contra os criminosos”
  • “A questão ambiental é uma bobagem inventada pelos países ricos para impedir o desenvolvimento dos países pobres”.

Então posso tecer críticas ao governo na redação do ENEM?

A resposta é simples: sim.

Em resumo, o mais importante em uma redação do ENEM é apresentar sua estrutura, argumentos bem desenvolvidos e repertório sociocultural. Além disso, deve-se apresentar um bom domínio da Língua Culta, pensando em todos seus elementos de ortografia, regência verbal, etc.

Críticas ao governo devem ser estruturadas objetivamente, apresentando evidências e argumentos consistentes.

O posicionamento pessoal do corretor não deve influenciar a nota do candidato. Então, se todas as informações necessárias para uma boa argumentação estiver lá, terá uma boa nota.

Exemplos de como fazer críticas ao governo na redação do ENEM:

  • “Seria benéfico para o país se o governo investisse mais em tecnologia sustentável, a fim de promover a proteção do meio ambiente e reduzir os impactos das mudanças climáticas.”
  • “O governo pode investir na transparência e na prestação de contas sobre como os recursos públicos são utilizados, o que ajudaria a aumentar a confiança da população na gestão pública.”
  • “Há ainda muitos problemas que precisam ser melhorados, como a falta de investimento em equipamentos médicos e a desigualdade no acesso aos serviços de saúde.”
  • “O governo em parceria com a sociedade civil pode entender as necessidades e expectativas dos cidadãos, a fim de implementar políticas públicas mais efetivas e inclusivas.”

O CRIA corrige sua redação e identifica as críticas ao governo na redação do ENEM

Após compreender como criticar o governo, esse é o momento de praticar. Para um bom desempenho na redação do ENEM, é essencial praticar bastante e com frequência.

Quanto mais treino, mais você dominará a estrutura da redação, qual tipo de linguagem utilizar, quais repertórios utilizar, etc. Então, nada mais prático do que ter em mãos rapidamente a correção da sua redação, certo?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Então, através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.

redacoes nota mil do enem 2022
Agora o CRIA corrige suas redações de todos os vestibulares – Foto: CRIA.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Foto: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então cadastre-se agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »