CRIA logo

Citações para redação no ENEM: 10 principais

Compartilhe

Usar citações para redação no ENEM são ótimas maneiras de inserir repertório sociocultural em seu texto. Por isso, preparamos algumas para você.

As citações para redação no ENEM são fundamentais na elaboração de um bom texto. De modo geral, observa-se que as notas “acima da média” dialogam com textos externos à prova. Assim, é comum apresentarem, por exemplo, citações de filósofos, sociólogos, trechos de livros, músicas.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a maior porta de entrada para milhares de candidatos que desejam entrar em um curso de ensino superior. Por isso, devido a essa importância, a redação passou a ganhar cada vez mais destaque da mídia, da escola, dos professores e dos alunos.

Isso se deve ao fato de que a criação de um texto que atenda aos padrões estabelecidos e seja definido como “bom” é essencial para o sucesso e aprovação dos candidatos no exame.

Em uma redação para o ENEM, usar citações pode enriquecer seu texto, desde que sejam relevantes para o tema e bem contextualizadas. Sobre aspecto recai o que chamamos de repertório sociocultural, responsável por demonstrar o conhecimento de mundo do participante.

Assim, se você já de parou com uma redação nota 1000, já deve ter se perguntado: “De onde veio essa citação?” Calma, por meio de algumas citações coringas, pode ficar mais fácil entender esse processo.

Assim, confira algumas citações para redação no ENEM que o CRIA elaborou para te guiar na sua jornada. Boa leitura.

citacoes para redacao no enem
As citações para redação do ENEM ajudam a construir um texto coeso e com retpertório sociocultural, demonstrando uma grande habilidade do candidato – Foto: Pexels.

O que são citações?

Uma citação é a inserção direta ou indireta de trechos de um texto, livro, música ou outras fontes de informação em um artigo, ensaio, trabalho acadêmico ou qualquer outro tipo de texto. Assim, elas podem ser utilizadas em diversos contextos, com diversos temas, para conferir validade ao argumento.

Além disso, existem 2 tipos de citação que os participantes podem utilizar na redação. São elas:

Citação direta

A citação direta é a transcrição precisa e exata das palavras de um autor, com aspas ao seu início e fim para demarcar. Portanto, é essencial citar a fonte da citação, incluindo o nome do escritor e a obra da qual foi retirada.

Exemplo:

“Que é muito difícil você vencer a injustiça secular, que dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos” – Ariano Suassuna

Citação indireta:

Neste caso, a frase é parafraseada, ou seja, reescrita com as ideias e palavras do autor. Embora não seja necessário inserir aspas, é importante citar a fonte para indicar a origem da afirmação ou ideia.

Exemplo:

Para o escritor Ariano Suassuna, a injustiça social é muito difícil ser vencida em um país com tantas desigualdades sociais, dividido em privilegiados e despossuídos.

Você também pode se interessar por:

10 citações para redação no ENEM

O ENEM chama de repertório sociocultural produtivo o conteúdo necessário para a elaboração de um bom texto, relacionado à fuga de ideias do senso comum e apresentação de autoria.

Desse modo, a elaboração de uma boa contextualização e argumentação embasada em citações de filósofos, sociólogos, letras de música, séries, filmes, livros, dentre outros, repercute em uma boa impressão na banca corretora.

Sendo assim, confira as principais citações para redação no ENEM:

1. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.”

Declaração Universal dos Direitos Humanos: foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948 e é um marco fundamental no campo dos direitos humanos.

Desse modo, ela define princípios universais e essenciais que devem ser respeitados e protegidos em todo o mundo, servindo como guia moral e legal para governos, organizações e pessoas.

Temas:

  • Direitos humanos;
  • Desigualdade social.

2. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

Paulo Freire: educador brasileiro nascido em 1921 e falecido em 1997, é amplamente reconhecido como uma das personalidades mais influentes na pedagogia e na educação. Freire dedicou grande parte de sua vida a defender a educação como uma ferramenta para aumentar a conscientização, promover a justiça social e emancipar as pessoas oprimidas e marginalizadas.

Temas:

  • Educação.

3.  “O preconceito da raça é injusto e causa grande sofrimento às pessoas.”

Voltaire: François-Marie Arouet, mais conhecido pelo seu pseudônimo “Voltaire”, foi um dos filósofos e escritores mais influentes do Iluminismo, uma corrente filosófica que ocorreu na França e em outras partes da Europa no século XVIII.

Temas:

  • Preconceito;
  • Racismo.

4. “Um ser humano deve transformar informação em inteligência ou conhecimento. Tendemos a esquecer que nenhum computador jamais fará uma nova pergunta.”

Grace Hooper: foi uma cientista da computação americana que se destacou no século XX. Assim, foi importante para o desenvolvimento da programação e da computação de computadores.

Temas:

  • Tecnologia.

5. “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença.”

Organização Mundial da Saúde (OMS): é uma agência especializada das Nações Unidas dedicada à promoção e proteção da saúde global.

Desse modo, ela desempenha um papel fundamental em várias áreas relacionadas à saúde global, como monitoramento e pesquisa, combate a epidemias e pandemias, promoção de saúde, etc.

Temas:

  • Saúde mental.

6. “A conservação dos recursos naturais é o problema fundamental. Se não o resolvermos, ficará difícil resolver todos os demais.” 

Tedd Roosevelt: muitas vezes chamado de “Teddy” Roosevelt, nasceu em 27 de outubro de 1858 e morreu em 6 de janeiro de 1919. Ele foi uma figura política proeminente e uma personalidade influente nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX.

Temas:

  • Meio ambiente.

7. “O poder nunca é propriedade de um indivíduo; pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido.”

Hannah Arendt: foi uma filósofa política e teórica social alemã que se destacou por suas contribuições profundas e inovadoras para a área da filosofia política, particularmente em relação à natureza da política, do poder e da ação humana.

Temas:

  • Políticas públicas;
  • Segurança pública.

8. “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar”

Martin Luther King: foi um defensor dos direitos civis nos Estados Unidos e uma figura importante no movimento pela igualdade racial e direitos civis. Desse modo, é conhecido por liderar a luta não violenta contra a segregação racial e a discriminação racial no país.

Temas:

  • Preconceitos da sociedade;
  • Racismo.

9. “Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas”

Zygmund Bauman: foi um filósofo e sociólogo polonês de origem judaica. É conhecido por suas contribuições para a sociologia, particularmente em relação aos tópicos de modernidade, consumismo, globalização e relações sociais fluidas.

Então, ele é conhecido por estudar criticamente as mudanças sociais e culturais que ocorrem na sociedade contemporânea.

Temas:

  • Globalização;
  • Novas tecnologias;
  • Redes sociais;
  • Consumismo.

10. “Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura.”

Herbert José de Sousa: foi um sociólogo, ativista social e defensor dos direitos humanos brasileiro conhecido pelo nome artístico “Betinho”. Assim, Betinho é conhecido por sua luta contra a fome, a pobreza e a injustiça social no Brasil.

Temas:

  • Luta contra fome;
  • Desigualdade social;
  • Justiça social.

O que é repertório sociocultural?

De modo geral, podemos dizer que o repertório é o conjunto de conhecimentos que um candidato do Exame precisa ter sobre cultura, história, sociedade, literatura e atualidades – ou seja, sobre as mais diversas áreas do conhecimento.

Na redação do ENEM, a banca corretora avalia como produtivo o repertório sociocultural do participante que cita textos, filósofos, músicos, sociólogos, fora dos textos motivadores.

Assim, ele é o responsável por trazer variedade de informações ao texto, além de demonstrar consistência na argumentação do texto dissertativo-argumentativo.

Nesse sentido, as citações para redação no ENEM são responsáveis por articular as ideias do participante em relação ao tema.

CRIA: ferramenta de correção de redação por inteligência artificial

A redação é a parte mais importante do ENEM, responsável por classificar ou desclassificar o candidato do exame. Assim, se você precisa de uma ajudinha com a correção da sua redação, o CRIA pode te ajudar.

Mas o que é o CRIA?

CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que garante uma correção com grande precisão, baseando-se nas 5 competências do ENEM. E para a praticidade do estudante, a correção é entregue até 2 minutos.

Além disso, centenas de milhares de redações estão disponíveis no banco de dados do CRIA. Portanto, oferecemos ao aluno uma explicação detalhada de quais foram seus erros, como corrigi-los e porquê esse erro reduz os pontos no ENEM, com notas de 0 a 1000, utilizando-se como base para IA.

Após enviar sua redação para correção, o CRIA verifica se os conectivos foram usados ou não no texto. Assim, você pode ver se existe uma diversidade de elementos linguísticos e a frequência.

o que levar para a prova do enem
Coesão e coerência na redação do ENEM — Fonte: CRIA.

Mas, afinal, para quem é o CRIA:

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »