CRIA logo

Como fazer citação na redação ENEM? Não erre mais!

Compartilhe

Demonstrar repertório sociocultural é uma das competências mais importantes que um candidato deve ter. Para isso, o método mais comum é citando algum estudo científico ou pensador. Mas como fazer citação na redação ENEM? Confira.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova longa e complexa. Nesse sentido, os candidatos que desejam alcançar uma boa nota precisam compreender todos os detalhes essenciais.

Um dos pontos importantes e que gera muito dúvida é: como fazer a citação na redação ENEM? Bom, existem algumas regras essenciais antes de incluir qualquer informação externa no texto. Então, colocar informações, seja por meio de citação direta ou indireta, faz parte do repertório sociocultural.

Pensando nisso, o CRIA preparou esse artigo completo sobre como fazer citação na redação ENEM. Boa leitura.

como fazer citacao na redacao do enem
Aprenda a como fazer citação na redação do ENEM? Fonte: Pexels

Quais são os tipos de citação?

De modo geral, não há uma exigência na redação do ENEM para fazer qualquer tipo de citação. Porém, tarta-se de uma das maneiras mais fáceis de introduzir um repertório sociocultal. Assim, é importante compreender quais os tipos de citação e como as utilizar.

Então, existem 2 tipos de citação possíveis: a citação direta e indireta. Confira alguma como cada uma funciona:

Citação direta

A citação direta consiste em reproduzir exatamente as palavras de um autor, utilizando aspas para delimitá-la. Assim, é importante indicar a fonte da citação, mencionando o nome do escritor e a obra da qual a citação foi retirada.

Além disso, é imprescindível colocar a citação entre aspas, pois assim identifica-se qual foi exatamente a fala e a autoria. Então, confira um exemplo:

Exemplo: Para Katarina Tomasevski, “A educação é a chave para abrir outros direitos humanos.”

Citação indireta

Nesse caso, a frase é parafraseada, ou seja, reescrita com as ideias de um autor, utilizando suas próprias palavras. Não é necessário o uso de aspas, mas é importante mencionar a fonte da informação.

Exemplo: Segundo Katarina Tomasevki, a educação é vista como a chave da porta de entrada para alcançar outros direitos humanos.

Você também pode gostar de:

Exemplos de citação nas redações do ENEM

Meio abstrato, certo? Pensando nisso, para te ajudar a entender melhor, confira alguns exemplos de citação em redações nota mil do ENEM de 2022.

Luís Felipe Alves Paiva de Brito, de Maceió (AL)

Citação indireta:

“O poeta modernista Oswald de Andrade relata, em ”Erro de Português”, que, sob um dia de chuva, o índio foi vestido pelo português — uma denúncia à aculturação sofrida pelos povos indígenas com a chegada dos europeus ao território brasileiro. Paralelamente, no Brasil atual, há a manutenção de práticas prejudiciais não só aos silvícolas, mas também aos demais povos e comunidades tradicionais, como os pescadores. Com efeito, atuam como desafios para a valorização desses grupos a educação deficiente acerca do tema e a ausência do desenvolvimento sustentável.”

Juliana Moreau de Almeida, de Itamaraju (BA)

Citação direta:

“Ademais, percebe-se a influência de uma ideologia que mercantiliza o ambiente na manutenção de tal entrave. “Para a ganância, toda natureza é insuficiente” — a frase, do filósofo Sêneca, critica uma concepção recorrente na atual conjuntura brasileira, segundo a qual o meio ambiente é visto como um objeto para o luxo humano – logicamente, tal visão mercadológica se choca com o modo de vida experienciado pelos povos tradicionais, que vivenciam seu relacionamento respeitoso e recíproco com o ecossistema, fazendo uso de seus recursos sem fins exploratórios. Por conseguinte, as comunidades que vivem dessa intimidade com a natureza são altamente reprimidas pelas classes que se beneficiam do uso capitalizado e desigual do meio natural, como grandes empresas pecuaristas, que lucram da concentração de terras e do monopólio comercial, o que exclui — ainda mais — a população originária e resulta no declínio de sua cultura.”

Citações: jamais invente as fontes

Muito cuidado ao fazer uma citação. Esteja 100% seguro da fonte e se a autoria é realmente daquele autor. Com a democratização das informações, é muito comum observar frases atribuídas a certos autores ou personalidades que, na verdade, nunca disseram ou escreveram aquilo.

Desse modo, se você não está seguro da autoria, evite fazer a citação, seja de maneira direta ou indireta. Porém, isso pode te prejudicar? A resposta é: não.

É preferível não incluir informações incorretas, uma vez que isso com certeza será motivo de penalização pela banca corretora do ENEM.

CRIA: corretor de redação que ajuda você alcançar seu objetivo

Para garantir uma boa nota na prova de redação do ENEM, é preciso ter um bom planejamento. Além disso, praticar muito. E como praticar e saber se está no caminho certo? O CRIA te ajuda.

O CRIA é um corretor de redações por inteligência artificial. Então, sua redação será corrigida com tecnologia moderna e precisa.

Sendo o resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, o CRIA possui o algoritmo ideal, que analisa em até 2 minutos e grande precisão as redações, baseando-se nas competências do ENEM.

Além disso, possui um banco de dados com centenas de milhares de redações. Assim, desde redações zeradas até aquelas com nota mil. Essas redações são utilizadas como base para IA entregar ao aluno uma descrição detalhada de onde errou, como pode arrumar e o porquê tal erro gera desconto de pontos no ENEM. 

Gostou? Então comece agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »