Como é a redação da UFRR? Escreva a melhor

Compartilhe

Você sabe como é a redação da UFRR? Conheça o formato, critérios de avaliação e principais orientações para garantir um bom desempenho.

Você sabe como é a redação da UFRR? Conheça o formato, critérios de avaliação e principais orientações para garantir um bom desempenho no vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) está localizada em Boa Vista, capital do estado de Roraima. Assim, foi fundada em 1989 visando fomentar a educação, a pesquisa e a extensão, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional.

Pensando nisso, muitos desejam ingressar na instituição e, para isso, é preciso passar pelo processo vestibular. Então, entender como se preparar da melhor maneira é fundamental para mandar bem e alcançar uma boa nota, principalmente na redação.

Nesse sentido, venha com o CRIA aprender como é a redação da UFRR. Então, continue conosco e boa leitura.

como e a redacao da ufrr
Você sabe como é a redação da UFRR? Assim como muitos vestibulares, a prova exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo – Foto: Freepik.

Como é a redação da UFRR?

Conforme o edital oficial, a redação deverá ser um texto dissertativo-argumentativo, elaborado em Língua Portuguesa, apresentado sem rasuras, seguindo a Norma Padrão Culta e o Novo Acordo Ortográfico, conforme as seguintes orientações:

  • A maioria dos parágrafos deve possuir, no mínimo, 2 (dois) dois períodos;
  • Cada parágrafo deve expressar uma ideia completa;
  • Deve ocorrer o encadeamento entre as partes do texto;
  • Devem ser evitados clichês, estereótipos, frases feitas, afirmações sobre o óbvio;
  • A redação deve apresentar dados suficientes para a interpretação do texto;
  • As informações não devem ser redundantes;
  • O texto deve atender ao que foi anunciado na apresentação do ponto de vista;
  • O texto deve girar em torno da posição manifestada, sem contradições;
  • Deve ocorrer o emprego adequado das classes gramaticais;
  • Os argumentos devem ser efetivamente desenvolvidos;
  • Os exemplos devem estar relacionados aos argumentos; e estes, ao ponto de vista principal;
  • As palavras estrangeiras utilizadas no texto devem estar destacadas com aspas ou sublinhadas.

Você também pode se interessar por:

Como é corrigida a redação do vestibular UFRR?

A correção da prova de redação será feita considerando um texto dissertativo-argumentativo, então, com uma extensão mínima de 15 (quinze) e máxima de 25 (vinte e cinco) linhas.

Então, textos com menos de 15 linhas receberão nota 0 (zero), enquanto textos com mais de 25 linhas terão o conteúdo excedente desconsiderado.

Então, para a correção e pontuação, serão considerados os seguintes critérios estruturais:

Tipo textual:

  1. Organização: margens e legibilidade serão avaliadas, com uma pontuação de 1,0 (um) ponto.
  2. Introdução: a delimitação do tema e sua abordagem serão avaliadas, com uma pontuação de 1,5 (um vírgula cinco) ponto.
  3. Desenvolvimento: o texto deve conter 2 ou 3 parágrafos desenvolvendo as ideias propostas de forma genérica na introdução, com uma pontuação de 2,0 (dois) pontos.
  4. Conclusão: a retomada dos argumentos apresentados no desenvolvimento, segundo o ponto de vista do candidato, será avaliada, com uma pontuação de 1,5 (um vírgula cinco) ponto.

Assim, a pontuação total para a estrutura do texto será de 6,0 (seis) pontos.

Ortografia:

A ortografia será avaliada com base nos seguintes critérios:

  1. Ortografia: Cada erro ortográfico resultará em uma perda de 0,5 (zero vírgula cinco) ponto, até um total de 5,0 (cinco) pontos. O candidato não será penalizado duas vezes pelo mesmo erro, seja ortográfico ou de acentuação. Esta regra se aplica a palavras iguais e não à natureza do erro.

Assim, a pontuação total para ortografia será de 5,00 (cinco) pontos.

Sintaxe:

A sintaxe será avaliada com base nos seguintes critérios:

  1. Sintaxe: Cada erro de concordância, colocação pronominal e/ou regência resultará na perda de 1,0 (um) ponto, até o total de 5,0 (cinco) pontos.

A pontuação total para sintaxe será de 5,00 (cinco) pontos.

Coesão, pontuação e coerência:

A avaliação de coesão, pontuação e coerência será feita com base nos seguintes critérios:

  1. Coesão, Pontuação e Coerência: Serão penalizados erros relacionados a conectivos inadequados e/ou ausência de conectivos, ideias inacabadas ou contraditórias, pontuação incorreta que altera o sentido do texto, ideias descontextualizadas, redundantes ou repetitivas, repetição de palavras, uso inadequado de elementos anafóricos e catafóricos, e progressão textual prejudicada pelo uso incorreto de recursos coesivos. Também serão considerados problemas lógico-semânticos, como tautologia, contradição, ambiguidade, generalização indevida e ambiguidade não-intencional. Cada erro resultará na perda de 0,5 (zero vírgula cinco) ponto, até o total de 6,0 (seis) pontos.

Assim, a pontuação total para coesão, pontuação e coerência será de 6,00 (seis) pontos.

Conteúdo, profundidade e reflexão:

A avaliação de conteúdo, profundidade e reflexão será baseada nos seguintes critérios:

  1. Conteúdo, Profundidade e Reflexão: O candidato deve elaborar um texto com alta complexidade de argumentação, explorando as diversas possibilidades de ideias que o tema permite, conforme a proposta escolhida. É necessário fazer uso crítico das informações textuais, extratextuais e intertextuais, extrapolando o recorte temático e demonstrando excelência no trabalho de autoria, o que inclui a capacidade de organizar e mobilizar diferentes vozes e pontos de vista na construção do texto.

Entretanto, para textos que não atenderem a essas competências, serão aplicados os seguintes descontos, até o total de 8,0 (oito) pontos:

  • Texto fora do padrão culto, sem complexidade de argumentação e falta de clareza de ideias: desconto de 8,00 (oito) pontos.

O que pode zerar a redação vestibular da UFRR?

Depois das informações a respeito da composição da redação e quais são os critérios de correção, é então, importante saber o que pode zerar a redação vestibular da UFRR.

Assim, as penalidades para a redação serão aplicadas conforme os seguintes critérios:

  1. Ausência de Título: desconto de 1,0 (um) ponto.
  2. Incoerência entre Título e Texto: desconto de 1,0 (um) ponto.
  3. Identificação Equivocada do Tema: desconto de 1,0 (um) ponto.
  4. Ausência de Marcação do Tema: desconto de 1,0 (um) ponto.
  5. Fuga Parcial ao Tema: desconto de 6,0 (seis) pontos.
  6. Fuga Parcial ao Tipo Textual Dissertativo-Argumentativo: desconto de 6,0 (seis) pontos.
  7. Cópia Parcial do Texto Base ou de Qualquer Questão da Prova Objetiva: desconto de 6,0 (seis) pontos.
  8. Texto Fora do Tipo Textual Dissertativo-Argumentativo: atribuída nota 0 (zero).
  9. Cópia do Texto Base ou de Qualquer Questão da Prova Objetiva: atribuída nota 0 (zero).
  10. Fuga Total ao Tema: atribuída nota 0 (zero).
  11. Redação com Qualquer Tipo de Identificação: o candidato será desclassificado.
  12. Texto com Menos de 15 Linhas: atribuída nota 0 (zero).
  13. Texto que Exceda 25 Linhas: as linhas excedentes serão desconsideradas.
  14. Texto com Legibilidade Comprometida: atribuída nota 0 (zero).
  15. Desrespeito aos Direitos Humanos: desconto de 6,0 (seis) pontos.
  16. Direcionamento Direto à Banca Corretora ou Citação dela: desconto de 6,0 (seis) pontos.
  17. Citação Sem Aspas e/ou Créditos de Autoria: desconto de 6,0 (seis) pontos.

Como é o vestibular da UFRR?

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) está com inscrições abertas para o Vestibular 2025 até o dia 30 de agosto. Assim, os interessados podem se inscrever na página de Seletivos da Comissão Permanente de Vestibular (CPV/UFRR).

Estão sendo oferecidas 760 vagas distribuídas em 38 cursos de graduação, com ingresso previsto para o primeiro e o segundo semestres do ano de 2025.

Nesse sentido, o processo seletivo ocorre em duas modalidades: Prova Integral (PI), com ingresso no ano de 2025, e Processo Seletivo Seriado (PSS), composto por três etapas. A 1ª etapa (E1) seleciona candidatos para ingresso em 2027, a 2ª etapa (E2) para ingresso em 2026, e a 3ª etapa (E3) para ingresso em 2025.

Conforme o Edital oficial, a Prova Integral (PI) será composta por uma prova objetiva, contendo nove questões de cada disciplina, além de uma redação, realizadas na mesma oportunidade.

O que cai no vestibular UFRR 2025?

A aplicação da prova terá uma única fase, consistindo em duas provas: uma objetiva e uma de redação. Assim, a prova objetiva, de conhecimentos gerais, abrangerá as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

Além disso, as questões da prova objetiva serão de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas, contendo apenas uma opção correta.

Qual a diferença entre a Prova Integral e o Processo Seletivo Seriado?

A Prova Integral (PI) será composta por uma prova objetiva com nove questões de cada uma das oito disciplinas que os candidatos devem estudar, além disso, uma redação.

Entretanto, o Processo Seletivo Seriado (PSS) é dividido em três etapas: 1ª etapa (E1), 2ª etapa (E2) e 3ª etapa (E3). Além disso, nas etapas E1 e E2, a seleção consiste em uma prova objetiva com três questões de cada disciplina, sem redação.

Conheça o corretor de redação por inteligência artificial CRIA

Agora que você já sabe sobre as como é a redação da UFRR, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Mas o que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

Vista de cima de uma criança com fones de ouvido e camisa branca escrevendo em um caderno escolar com uma caneta azul. Ao seu lado, há um notebook preto e outro caderno aberto, ambos sobre uma mesa de madeira.

Como a IA ajuda na avaliação de redações?

Com algoritmos avançados, a IA agiliza a avaliação de redações ao analisar gramática, coesão e estrutura. Ela oferece feedback imediato e objetivo, permitindo que professores otimizem seu tempo e que alunos aprimorem sua escrita continuamente, tornando o processo mais eficiente e justo.

Leia mais »
Um homem sorridente com óculos e fones de ouvido está sentado em uma mesa com um laptop e livros, enquanto apoia a cabeça com a mão.

O que é o Redação Paraná? Conheça

O Redação Paraná é um programa educacional do Governo do Estado do Paraná que visa aprimorar a escrita de alunos do ensino médio. A plataforma permite que estudantes enviem redações, que são corrigidas por professores com base nas competências do ENEM, oferecendo feedback para melhorar o desempenho.

Leia mais »

Como é a redação da UFRR? Escreva a melhor

Compartilhe
Mais recentes
Vista de cima de uma criança com fones de ouvido e camisa branca escrevendo em um caderno escolar com uma caneta azul. Ao seu lado, há um notebook preto e outro caderno aberto, ambos sobre uma mesa de madeira.

Como a IA ajuda na avaliação de redações?

Com algoritmos avançados, a IA agiliza a avaliação de redações ao analisar gramática, coesão e estrutura. Ela oferece feedback imediato e objetivo, permitindo que professores otimizem seu tempo e que alunos aprimorem sua escrita continuamente, tornando o processo mais eficiente e justo.

Leia mais »
Um homem sorridente com óculos e fones de ouvido está sentado em uma mesa com um laptop e livros, enquanto apoia a cabeça com a mão.

O que é o Redação Paraná? Conheça

O Redação Paraná é um programa educacional do Governo do Estado do Paraná que visa aprimorar a escrita de alunos do ensino médio. A plataforma permite que estudantes enviem redações, que são corrigidas por professores com base nas competências do ENEM, oferecendo feedback para melhorar o desempenho.

Leia mais »

Para alunos
pré-vestibular

Receba dicas gratuitas que transformam notas em aprovação. Com o CRIA você aprimora sua habilidade
de escrita e redação rapidamente.

Para instituições
de ensino

Potencialize os resultados dos seus alunos na redação dos principais vestibulares do Brasil. Com a inteligência artificial do CRIA, você otimiza análises e correções facilmente.

© 2022- CRIA. Todos os direitos reservados. CNPJ 07.879.742/0001-88.

Botão Personalizado

Para alunos
pré-vestibular

Receba dicas gratuitas que transformam notas em aprovação. Com o CRIA você aprimora sua habilidade de escrita e redação rapidamente.

Para instituições
de ensino

Potencialize os resultados dos seus alunos na redação do ENEM. Conte com a inteligência artificial do CRIA para otimizar análises e correções facilmente.

© 2022-2025 CRIA. Todos os direitos reservados. CNPJ 07.879.742/0001-88.