Como é a redação da UNICAMP 2024? Confira tudo sobre!

Compartilhe

O vestibular é um dos momentos mais desafiadores para muitos estudantes, sobretudo tratando-se da redação cobrada. Assim, você pode estar se perguntando: como é a redação da UNICAMP? Ela se difere, e muito, de provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é a responsável pela elaboração da redação da instituição. Então, o processo seletivo da UNICAMP organizado pela COMVEST inclui a criação de questões de redação e padrões de avaliação, bem como a correção de provas.

Nesse sentido, os membros da COMVEST – professores e profissionais da universidade – trabalham para garantir que o processo de seleção seja imparcial e de alta qualidade.

Desse modo, eles geralmente seguem padrões para a redação, como a escolha de temas relevantes e atuais para avaliar a capacidade dos candidatos de argumentar e comunicar suas ideias de forma clara e coesa.

Para compreender os aspectos sobre como é a redação da UNICAMP, o CRIA elaborou esse conteúdo completo para te guiar nesse processo. Boa leitura.

como e a redacao da unicamp
Como é a redação da UNICAMP? Elaborado pela Comvest, é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil – Foto: Pexels.

Como é a redação da UNICAMP?

Na proposta de redação do vestibular da UNICAMP, o candidato pode encontrar diversos gêneros textuais com 5 tipologias centrais: dissertação, narrativo, descritivo, expositivo e opinativo.

Assim, o estudante deve seguir a proposta de desenvolvimento temático especificada na prova para cada um desses gêneros.

Então, no primeiro dia da segunda fase do exame, os alunos devem realizar a prova de redação da Unicamp, com os exames de Português, Literatura, Ciências Humanas e Ciências Naturais.

Até o ano de 2018, os candidatos precisavam escrever 2 redações, sendo cada uma de um gênero textual específico. Contudo, desde 2019, os alunos precisam escrever apenas uma redação.

Segundo o Manual do Candidato, esta prova visa avaliar a capacidade de produzir diferentes gêneros discursivos, o que explica a exigência de diversos formatos textuais.

Você também pode se interessar por:

Como é avaliada a redação da UNICAMP?

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), que supervisiona os exames da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), anunciou em 2019 a nova grade para regulamentar as correções na redação do Vestibular Unicamp (VU).

Assim, os 12 pontos atribuídos nesta grade analítica dividem-se entre os seguintes critérios:

  • Proposta temática (PT);
  • Gênero (G);
  • Leitura do(s) texto(s) que compõem o bloco “gênero e leitura”;
  • Convenções de escrita e coesão (CeC), que constitui o segundo bloco, “gênero e escrita”.

Então, desde o primeiro edital do vestibular, de 1986, até o mais recente, manteve-se inalterado o “perfil do candidato”. Desse modo, esse documento lista a capacidade de compreensão almejada pela universidade.

Assim, avaliam-se os seguintes critérios:

  • Capacidade de se expressar com clareza;
  • Capacidade de organizar suas ideias;
  • Capacidade de estabelecer relações;
  • Capacidade de interpretar dados e fatos;
  • Capacidade de elaborar hipóteses;
  • Domínio dos conteúdos das áreas de conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

Requerimentos de correção da UNICAMP

Nos termos da prova de redação, a(o) candidata(o) deve atender aos seguintes requerimentos:

  1. À proposta temática: cumprir a(s) tarefa(s) solicitada(s), observando o tema, a situação de interação e de produção propostas e as instruções de elaboração do texto;
  2. Ao gênero: o texto elaborado deve ser representativo do gênero solicitado e considerar os interlocutores nele implicados e a situação de produção;
  3. À leitura: espera-se que o candidato realize uma leitura crítica do(s) texto(s) fornecido(s) na proposta em função da tarefa apresentada. Ele deve mostrar a relevância desses pontos para o seu projeto de escrita e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes dele(s) em forma de colagem;
  4. À articulação escrita: os textos produzidos devem propiciar uma leitura fluida e envolvente, demostrando uma articulação sintático-semântica ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos necessários à organização dos enunciados. O candidato também deve demonstrar ter habilidade na seleção de itens lexicais apropriados ao estilo dos gêneros solicitados e no emprego de regras gramaticais e ortográficas que atendem à modalidade culta da língua.

Gêneros digitais na redação da UNICAMP

A introdução crescente da tecnologia digital em nossa sociedade tem causado uma revolução na forma como produzimos conteúdo, ou seja, interagimos e nos comunicamos.

Nesse contexto, os gêneros digitais surgem como uma expressão da linguagem diversificada e dinâmica, desafiando os limites da comunicação convencional e oferecendo novas formas de sociabilidade e representação.

Assim, eles resultam da interação dos indivíduos com os meios eletrônicos utilizados atualmente para interagir, como computadores, celulares, tablets, etc.

Um exemplo que chamou a atenção foi o da UFSC em 2019, que solicitou a criação de um “textão” – ou, em termos mais técnicos, um post a ser publicado em uma rede social. Além disso, outra ocasião foi a proposta da Unicamp de 2019, que pediu a elaboração de uma postagem em um fórum virtual.

Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o currículo deve englobar o desenvolvimento da habilidade de reconhecer − nesses novos gêneros digitais − novas formas de escrita, as quais se apresentam por meio de abreviações, palavras com combinação de letras e números, símbolos gráficos, pictogramas, entre outras.

Provas anteriores da redação da UNICAMP

Ao longo dos anos, a UNICAMP tem se destacado por sua abordagem inovadora e exigente no processo seletivo, que inclui a redação como um componente crítico.

Nesse sentido, as provas anteriores oferecem uma rica fonte de aprendizado e preparação para os candidatos, com informações importantes sobre o estilo, a organização e os padrões de avaliação da universidade.

Então, confira as edições anteriores da redação da UNICAMP:

  • Redação 1 UNICAMP 2023 – Texto de convocação sobre violência por arma de fogo;
  • Redação 2 UNICAMP 2023 – Depoimento sobre racismo escolar;
  • Redação 1 UNICAMP 2022 – Post “textão” sobre a superexposição de crianças e adolescentes na internet;
  • Redação 2 UNICAMP 2022 – Manifesto sobre o corte de verbas na ciência e tecnologia;
  • Redação 1 UNICAMP 2021 – Discurso político sobre retirada de estátuas;
  • Redação 2 UNICAMP 2021 – Texto de entrada para um diário de trabalhador exposto ao coronavírus;
  • Redação 1 UNICAMP 2020 – Texto para Podcast: Biodiversidade;
  • Redação 2 UNICAMP 2020 – Crônica: Micromachismo;
  • Redação 1 UNICAMP 2019 – Abaixo Assinado: Doutrinação Ideológica em Sala de Aula;
  • Redação 2 UNICAMP 2019 – Postagem: IDH e o crescimento do PIB como indicadores de desenvolvimento;
  • Redação 1 UNICAMP 2018 – Palestra: Pós-Verdade;
  • Redação 2 UNICAMP 2018 – Artigo: Liberdade de Expressão;
  • Redação 1 UNICAMP 2017 – Texto para Campanha: Arrecadação de Fundos para Biblioteca;
  • Redação 2 UNICAMP 2017 – Carta do Leitor: A volta do rio que faz sonhar;
  • Redação 1 UNICAMP 2016 – Resenha: A deliberação tomada pelos ratos;
  • Redação 2 UNICAMP 2016 – Texto de Divulgação Científica: O Induzir das Emoções.

Qual a diferença entre as redações da UNICAMP e do ENEM?

A grande diferença é que a UNICAMP não define gênero textual previamente para a sua prova de redação, ao contrário do ENEM, que exige um tipo fixo: o dissertativo-argumentativo.

Desse modo, podemos resumir que:

Critérios de Avaliação:

  • UNICAMP: possui critérios de avaliação mais específicos e rigorosos. Assim, a universidade define métodos que podem incluir, por exemplo, a análise da coesão textual, a capacidade de argumentação crítica e a utilização de conhecimentos multidisciplinares.
  • ENEM: utiliza critérios mais amplos, como competência textual, domínio da norma-padrão da língua portuguesa, compreensão e abordagem do tema, construção de argumentação e elaboração de propostas de intervenção. Os critérios do ENEM são geralmente mais genéricos em comparação com os da UNICAMP.

Temas e Abordagens:

  • UNICAMP: tende a escolher temas que desafiam os candidatos a pensar profundamente sobre questões sociais, científicas e culturais. Desse modo, as propostas são frequentemente multidisciplinares e podem exigir conhecimentos específicos para desenvolver uma argumentação sólida.
  • ENEM: busca temas relevantes para a sociedade e atuais, mas de uma maneira mais acessível e geral. Nesse sentido, os temas do ENEM são projetados para serem compreendidos pela maioria dos estudantes do ensino médio, e a ênfase está na capacidade de expressão, argumentação e propostas de intervenção.

Contexto de Aplicação:

  • UNICAMP: a redação da UNICAMP faz parte do processo seletivo para ingresso na Universidade de Campinas. Então, os candidatos geralmente concorrem a vagas em cursos específicos.
  • ENEM: a redação do ENEM é utilizada para o ingresso em diversas instituições de ensino superior no Brasil. Além disso, os candidatos também podem usar suas notas para participar de programas governamentais, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Aprimore sua escrita com o CRIA

A escrita bem-sucedida para qualquer redação depende de uma leitura cuidadosa e aprofundada de cada componente da proposta, incluindo a criação de conexões entre eles, o que por sua vez requer habilidades de leitura sólidas.

Assim, o CRIA é a ferramenta fundamental para esse processo. Mas o que é o CRIA?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.

correcao cria
Agora o CRIA corrige suas redações de todos os vestibulares – Foto: CRIA.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Foto: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

plataforma de redacao para escolas

Plataforma de redação para escolas

Descubra como uma plataforma de redação para escolas pode auxiliar alunos e professores com correção automatizada, feedback instantâneo e melhoria da escrita por meio da IA.

Leia mais »

Como é a redação da UNICAMP 2024? Confira tudo sobre!

Compartilhe
Mais recentes
plataforma de redacao para escolas

Plataforma de redação para escolas

Descubra como uma plataforma de redação para escolas pode auxiliar alunos e professores com correção automatizada, feedback instantâneo e melhoria da escrita por meio da IA.

Leia mais »

Para alunos
pré-vestibular

Receba dicas gratuitas que transformam notas em aprovação. Com o CRIA você aprimora sua habilidade
de escrita e redação rapidamente.

Para instituições
de ensino

Potencialize os resultados dos seus alunos na redação dos principais vestibulares do Brasil. Com a inteligência artificial do CRIA, você otimiza análises e correções facilmente.

© 2022- CRIA. Todos os direitos reservados. CNPJ 07.879.742/0001-88.

Botão Personalizado

Para alunos
pré-vestibular

Receba dicas gratuitas que transformam notas em aprovação. Com o CRIA você aprimora sua habilidade de escrita e redação rapidamente.

Para instituições
de ensino

Potencialize os resultados dos seus alunos na redação do ENEM. Conte com a inteligência artificial do CRIA para otimizar análises e correções facilmente.

© 2022-2025 CRIA. Todos os direitos reservados. CNPJ 07.879.742/0001-88.