CRIA logo

Repertório sociocultural sobre Meio Ambiente: confira!

Compartilhe

Confira filmes, ONGs, citações e muito mais para construir um repertório sociocultural sobre meio ambiente e se preparar para os Vestibulares.

O repertório sociocultural sobre meio ambiente pode variar entre citações filosóficas, de filmes, séries e documentários. Dentre os acontecimentos da atualidade, a questão ambiental é urgente e precisa fazer parte da linguagem dos estudantes.

Você sabia que o Brasil fica em 81° lugar no Índice de Desempenho Ambiental? Mas o que isso significa? Dentre as nações que fazem parte da pesquisa, o Brasil é quarto pior do mundo em reciclagem e o nono pior em emissão de gases do efeito estufa.

Não parece um futuro muito promissor, certo? Conhecer esses dados permite ter uma perspectiva geral da atualidade, sendo esta uma habilidade importante para qualquer estudante que deseja prestar o vestibular ou o ENEM.

Assim, confira abaixo os principais repertórios socioculturais sobre meio ambiente elencados pelo CRIA. Continue conosco e boa leitura.

repertorio sociocultural sobre meio ambiente
A problemática da sustentabilidade assume, neste final de século, um papel central na reflexão em torno das dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se configuram – Foto: Pexels.

O que é meio ambiente?

Segundo o Portal de Educação Ambiental, quando alguém pensa em meio ambiente, logo vem à mente uma floresta, uma grande variedade de plantas, árvores e animais de várias espécies.

No entanto, os animais e as plantas não são os únicos componentes do meio ambiente. As ações humanas (chamadas ações antrópicas) o formam e o modificam ao longo do tempo.

Como resultado, o meio ambiente é composto por elementos abióticos — isto é, sem vida —, como água, ar, solo e energia, e elementos bióticos — com vida —, como flora e fauna.

Além disso, a cultura humana, incluindo suas crenças sociais, políticas, econômicas, científicas, morais e religiosas, entre outros, também faz parte do meio ambiente.

Você também pode se interessar por:

Repertório sociocultural sobre meio ambiente

Repertório sociocultural é o conjunto de conhecimentos que um candidato do ENEM ou qualquer outro vestibular precisa ter sobre cultura, história, sociedade, literatura e atualidades — ou seja, sobre as mais diversas áreas do conhecimento.

Desse modo, o repertório é a experiência de mundo que carregamos. Por isso, ele não se limita apenas a dados e estatísticas: as vivências e demais conhecimentos interdisciplinares do candidato também valem.

Assim, para falar sobre o repertório sociocultural sobre meio ambiente, é preciso ter um arcabouço de conhecimento.

Então, confira a seguir filmes, séries, citações e dados, ou seja, repertório variado sobre o meio ambiente para citar em qualquer redação.

5 Documentários, filmes e séries sobre meio ambiente

Filmes, documentários e séries ambientais ajudam a aumentar a conscientização sobre os problemas urgentes que afetam nosso planeta. Assim, confira abaixo cinco longa-metragens sobre meio ambiente:

1. O Menino que Descobriu o Vento

A história se passa no Malawi e conta a história de um jovem chamado William Kamkwamba que, apesar da fome e da seca que assolam sua aldeia, decide construir uma turbina eólica para fornecer energia à comunidade.

William enfrenta o ceticismo de sua família e da comunidade, mas continua a aprender por conta própria, lendo livros e na internet para construir a turbina.

Onde assistir? Netflix.

2. Xingu

O filme é baseado na história real dos irmãos Villas Bôas — Orlando, Cláudio e Leonardo — que foram importantes personagens na defesa dos direitos dos povos indígenas e na criação do Parque Nacional do Xingu, uma reserva indígena no Brasil.

Onde assistir? Netflix.

3. Saneamento Básico

O filme aborda de maneira satírica e crítica a questão do saneamento básico em uma pequena cidade fictícia chamada Linha Cristal, localizada no Rio Grande do Sul. Desse modo, a trama gira em torno de um grupo de moradores que se mobiliza para conseguir o saneamento básico na comunidade.

Onde assistir? Globoplay.

4.  Wall-E

A trama se passa no futuro, onde a Terra foi abandonada pelos humanos devido à poluição e à exaustão dos recursos naturais. A humanidade vive agora em uma gigantesca nave espacial chamada Axiom, deixando para trás robôs chamados “Wall-E” para limpar o planeta.

Onde assistir? Disney+.

5. Lixo Extraordinário

O filme acompanha o trabalho do renomado artista brasileiro Vik Muniz em uma série de projetos realizados no maior aterro sanitário do mundo, o Jardim Gramacho, localizado no Rio de Janeiro.

Onde assistir? YouTube.

Citações sobre meio ambiente

As citações sobre o meio ambiente capturam a essência da relação entre o mundo em que vivemos e o que é chamado de nosso planeta.

Desse modo, ao longo dos anos, líderes, cientistas, filósofos, escritores e ativistas têm usado palavras fortes e inspiradoras para expressar suas preocupações sobre sustentabilidade, conservação ambiental e natureza.

Então, confira abaixo algumas citações sobre meio ambiente para refletir e utilizar como repertório sociocultural:

“O animal é tão ou mais sábio do que o homem: conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora.” — Demócrito

“Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso.” — Aristóteles.

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” — Artigo 225 da Constituição Federal de 1988.

“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.” — Victor Hugo.

“Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente.” – Paul Atson, co-fundador do Greenpeace.

O que é Greenpeace?

O Greenpeace é uma organização não governamental (ONG) internacional que defende o meio ambiente, conhecida por suas campanhas ambientais não violentas.

Assim, o Greenpeace foi fundado em 1971 por ativistas como Irving Stowe, Dorothy Stowe e Ben Metcalf, com sede em Amsterdã, nos Países Baixos, e operando em mais de 55 países.

Essa e outras organizações procuram promover a paz, o meio ambiente e a sustentabilidade, através da conscientização pública, lobby político, pesquisas científicas e ações diretas não violentas.

Dados sobre o meio ambiente

Em 2022, o Brasil fica em 81° lugar no Índice de Desempenho Ambiental. O que isso quer dizer? Conforme os indicadores desse índice organizados pelas universidades Columbia e Yale, o Brasil está bem longe de ter um bom progresso.

E quem está mandando bem? Os dinamarqueses lideram a lista por investir em fontes de energia renováveis e se comprometerem a reduzir setenta por cento de suas emissões de gases poluentes até 2030.

Entre os indicadores, o Brasil está em quarto pior do mundo em reciclagem e o nono pior em emissão de gases do efeito estufa.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Conforme as Nações Unidas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, salvaguardar o meio ambiente e o clima e garantir que todos vivam em paz e prosperidade em todo o mundo.

objetivos de desenvolvimento sustentavel no brasil
São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo – Foto: ONU.

Mudanças climáticas

Segundo a Agência Brasil, o relatório do Pnuma afirma que os ciclos de vida de plantas e animais são diretamente afetados pelas mudanças climáticas, o que os leva a reagir a mudanças no ambiente.

Nesse sentido, os processos do ciclo de vida de uma planta, como a polinização, a geração de flores e frutos e o crescimento, são afetados por mudanças ocorridas ocasionalmente.

Além disso, os autores do estudo alertam que a adaptação diferente das espécies pode aumentar os desequilíbrios. Certas espécies de plantas podem alterar o ciclo de vida de uma planta, causando conflitos com animais herbívoros e dificultando a alimentação desses animais.

Por fim, a produção de alimentos, bem como a captura e processamento de animais para fins alimentares, podem ser afetadas por essas mudanças.

Como utilizar o CRIA na sua estratégia de estudos?

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre o repertório sociocultural sobre meio ambiente, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

O que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »