Trabalhar a habilidade de redação no Ensino Fundamental envolve uma série de estratégias e práticas pedagógicas que visam desenvolver a expressão escrita, a criatividade e a capacidade de comunicação.
A escrita, está inserida fortemente no cotidiano das pessoas, sendo difícil imaginar uma sociedade sem ela. Assim, desde o início da escolarização é possível praticar essa habilidade tão importante para participar ativamente na sociedade.
Além disso, a prática constante da escrita ajuda a desenvolver a comunicação, a expressão de ideias e a compreensão do mundo ao redor. Desse modo, ela facilita o acesso à informação e promove o aprendizado contínuo.
Embora o termo redação imediatamente nos faça lembrar de exames como o ENEM e vestibulares, essa não é a única aplicação da habilidade de escrever redações, ou seja, a produção textual.
Quer entender melhor como trabalhar a redação no Ensino Fundamental? Então, continue com o CRIA e boa leitura.
Por que trabalhar a redação no Ensino Fundamental?
A habilidade de redação é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e comunicativo dos alunos no Ensino Fundamental.
Neste período crucial da educação básica, os estudantes são introduzidos a diversas formas de expressão escrita, aprendendo a organizar suas ideias, expressar pensamentos de forma clara e desenvolver a criatividade.
Assim, a prática da redação não apenas melhora a competência linguística, mas também promove o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.
Você também pode se interessar por:
- Gênero textual entrevista: o que é e qual a estrutura?
- Gênero textual crônica: o que é e estrutura.
- Tipologia textual: o que é e exemplos.
Quais temas trabalhar no Ensino Fundamental?
No Ensino Fundamental, é importante abordar temas de redação relevantes, estimulantes e apropriados para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.
Então, uma característica importante da BNCC é a promoção da interdisciplinaridade, incentivando a integração entre diferentes áreas de conhecimento.
Assim, isso permite que os alunos compreendam as conexões entre os conteúdos das diversas disciplinas e apliquem o conhecimento de maneira integrada. Mas quais os melhores temas para os alunos do Ensino Fundamental?
Tecnologia e internet
Integrar temas de tecnologia e internet em redações do Ensino Fundamental é uma excelente forma de tornar o aprendizado mais relevante e engajador para os alunos, cada vez mais inseridos no mundo digital.
Então, selecione temas que despertem o interesse dos alunos e estejam relacionados ao cotidiano deles é fundamental.
Criação de diálogos para uma história em quadinho
Com essa temática, é possível desenvolver a habilidade de escrita criativa e narrativa através da criação de diálogos para uma história em quadrinhos (HQ), incentivando a criatividade, a coesão textual e a construção de personagens.
Nesse processo, mostre exemplos de HQs conhecidas, destacando como os diálogos ajudam a contar a história e a desenvolver os personagens.
Roteiro para um vlog ou podcast sobre como cuidar do meio ambiente
A escrita de roteiros pode promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental através da criação de um roteiro para um vlog ou podcast. O uso desses gêneros do discurso para uma redação pode parecer estranho, entretanto, a intertextualidade entre gêneros e temas é incentivado pela BNCC.
Para facilitar o processo, use exemplos de vlogs e podcasts que abordam temas ambientais, destacando as técnicas de apresentação, roteiro e edição utilizadas.
O que a BNCC fala sobre a produção textual?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes claras para a produção textual no Ensino Fundamental, enfatizando a importância de desenvolver habilidades de escrita e expressão entre os alunos.
A BNCC define a produção textual como um componente central da formação integral dos estudantes, abrangendo diversas modalidades textuais e gêneros discursivos.
Assim, confira a seguir os objetivos de conhecimento e habilidades propostas de pela base para os estudantes do Ensino Fundamental II:
Língua Portuguesa – 6º AO 9º ANO
A BNCC organiza as disciplinas por meio de objetivos específicos e habilidades que os alunos devem ser levados a desenvolver em cada série. Assim, a educação é estruturada de maneira a garantir que os estudantes adquiram competências progressivamente, adequadas à sua faixa etária e nível de desenvolvimento.
Esta abordagem visa não apenas a assimilação de conteúdos, mas também a aplicação prática dos conhecimentos, promovendo um aprendizado significativo e contextualizado.
Então, confira a seguir os objetivos e habilidades que devem ser trabalhadas com os alunos quando falamos sobre Produção Textual:
Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais:
(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.
E cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
Textualização:
(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/alterando efeitos, ordenamentos etc.
Revisão/edição de texto informativo e opinativo:
(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.
Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais:
(EF69LP09) Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.
Textualização, revisão e edição:
(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.
(EF69LP23) Contribuir com a escrita de textos normativos, quando houver esse tipo de demanda na escola – regimentos e estatutos de organizações da sociedade civil do âmbito da atuação das crianças e jovens (grêmio livre, clubes de leitura, associações culturais etc.) – e de regras e regulamentos nos vários âmbitos da escola – campeonatos, festivais, regras de convivência etc., levando em conta o contexto de produção e as características dos gêneros em questão.
Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica
Estratégias de escrita:
(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.
Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição:
(EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.
Estratégias de produção:
(EF69LP37) Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.
Relação entre textos:
(EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.
Consideração das condições de produção e Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição:
(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.
Como mandar bem na redação?
Se você tinha dúvidas sobre a redação no Ensino Fundamental, agora sabe como funciona. Assim, se você quer mandar bem na redação do ENEM ou vestibulares, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?
O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.
Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.
Mas o que o CRIA faz por você?
- Análise instantânea da redação;
- Simulação da sua nota do ENEM por competência;
- Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
- Traz correções detalhadas por competência;
- Histórico de progresso;
- Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
- Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
- Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
Vamos começar? Então acesse aqui.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?