Redação no Ensino Fundamental: o que trabalhar?

Compartilhe

Trabalhar a habilidade de redação no Ensino Fundamental envolve uma série de estratégias e práticas pedagógicas que visam desenvolver a expressão escrita, a criatividade e a capacidade de comunicação.

A escrita, está inserida fortemente no cotidiano das pessoas, sendo difícil imaginar uma sociedade sem ela. Assim, desde o início da escolarização é possível praticar essa habilidade tão importante para participar ativamente na sociedade.

Além disso, a prática constante da escrita ajuda a desenvolver a comunicação, a expressão de ideias e a compreensão do mundo ao redor. Desse modo, ela facilita o acesso à informação e promove o aprendizado contínuo.

Embora o termo redação imediatamente nos faça lembrar de exames como o ENEM e vestibulares, essa não é a única aplicação da habilidade de escrever redações, ou seja, a produção textual.

Quer entender melhor como trabalhar a redação no Ensino Fundamental? Então, continue com o CRIA e boa leitura.

redacao ensino fundamental
A escrita é uma ferramenta poderosa que permite aos alunos comunicar suas ideias, emoções e conhecimentos – Foto: Freepik.

Por que trabalhar a redação no Ensino Fundamental?

A habilidade de redação é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e comunicativo dos alunos no Ensino Fundamental.

Neste período crucial da educação básica, os estudantes são introduzidos a diversas formas de expressão escrita, aprendendo a organizar suas ideias, expressar pensamentos de forma clara e desenvolver a criatividade.

Assim, a prática da redação não apenas melhora a competência linguística, mas também promove o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.

Você também pode se interessar por:

Quais temas trabalhar no Ensino Fundamental?

No Ensino Fundamental, é importante abordar temas de redação relevantes, estimulantes e apropriados para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.

Então, uma característica importante da BNCC é a promoção da interdisciplinaridade, incentivando a integração entre diferentes áreas de conhecimento.

Assim, isso permite que os alunos compreendam as conexões entre os conteúdos das diversas disciplinas e apliquem o conhecimento de maneira integrada. Mas quais os melhores temas para os alunos do Ensino Fundamental?

Tecnologia e internet

Integrar temas de tecnologia e internet em redações do Ensino Fundamental é uma excelente forma de tornar o aprendizado mais relevante e engajador para os alunos, cada vez mais inseridos no mundo digital.

Então, selecione temas que despertem o interesse dos alunos e estejam relacionados ao cotidiano deles é fundamental.

Criação de diálogos para uma história em quadinho

Com essa temática, é possível desenvolver a habilidade de escrita criativa e narrativa através da criação de diálogos para uma história em quadrinhos (HQ), incentivando a criatividade, a coesão textual e a construção de personagens.

Nesse processo, mostre exemplos de HQs conhecidas, destacando como os diálogos ajudam a contar a história e a desenvolver os personagens.

Roteiro para um vlog ou podcast sobre como cuidar do meio ambiente

A escrita de roteiros pode promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental através da criação de um roteiro para um vlog ou podcast. O uso desses gêneros do discurso para uma redação pode parecer estranho, entretanto, a intertextualidade entre gêneros e temas é incentivado pela BNCC.

Para facilitar o processo, use exemplos de vlogs e podcasts que abordam temas ambientais, destacando as técnicas de apresentação, roteiro e edição utilizadas.

O que a BNCC fala sobre a produção textual?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes claras para a produção textual no Ensino Fundamental, enfatizando a importância de desenvolver habilidades de escrita e expressão entre os alunos.

A BNCC define a produção textual como um componente central da formação integral dos estudantes, abrangendo diversas modalidades textuais e gêneros discursivos.

Assim, confira a seguir os objetivos de conhecimento e habilidades propostas de pela base para os estudantes do Ensino Fundamental II:

Língua Portuguesa – 6º AO 9º ANO

A BNCC organiza as disciplinas por meio de objetivos específicos e habilidades que os alunos devem ser levados a desenvolver em cada série. Assim, a educação é estruturada de maneira a garantir que os estudantes adquiram competências progressivamente, adequadas à sua faixa etária e nível de desenvolvimento.

Esta abordagem visa não apenas a assimilação de conteúdos, mas também a aplicação prática dos conhecimentos, promovendo um aprendizado significativo e contextualizado.

Então, confira a seguir os objetivos e habilidades que devem ser trabalhadas com os alunos quando falamos sobre Produção Textual:

Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais:

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.

E cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.

Textualização:

(EF69LP07) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/alterando efeitos, ordenamentos etc.

Revisão/edição de texto informativo e opinativo:

(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais:

(EF69LP09) Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.

Textualização, revisão e edição:

(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

(EF69LP23) Contribuir com a escrita de textos normativos, quando houver esse tipo de demanda na escola – regimentos e estatutos de organizações da sociedade civil do âmbito da atuação das crianças e jovens (grêmio livre, clubes de leitura, associações culturais etc.) – e de regras e regulamentos nos vários âmbitos da escola – campeonatos, festivais, regras de convivência etc., levando em conta o contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica
Estratégias de escrita:

(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição:

(EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

Estratégias de produção:

(EF69LP37) Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.

Relação entre textos:

(EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.

Consideração das condições de produção e Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição:

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

Como mandar bem na redação?

Se você tinha dúvidas sobre a redação no Ensino Fundamental, agora sabe como funciona. Assim, se você quer mandar bem na redação do ENEM ou vestibulares, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Mas o que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como estruturar uma redacao

Como estruturar uma redação?

Como estruturar uma redação? Para elaborar uma redação eficiente, é crucial ter domínio não só do conteúdo, mas também da organização e da sequência das ideias.

Leia mais »