CRIA logo

Redação Agrinho 2024: do campo à cidade, colhendo oportunidades

Compartilhe

Quer saber como foi a redação Agrinho 2024? Este ano, a temática foi “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”, permitindo aos participantes refletir sobre a integração entre os meios rural e urbano.

Quer saber como foi a redação Agrinho 2024? Nesse ano, a temática da prova foi “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”, possibilitando a reflexão sobre questões que envolvem a integração entre os meios rural e urbano.

Criado para levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, especialmente para crianças do meio rural, o Programa Agrinho se consolida como um instrumento eficiente para integrar temáticas de relevância social contemporânea nos currículos escolares.

Especialistas altamente qualificados, com renome nacional e internacional, de diversos grupos de pesquisa que trabalham em rede, ou seja, fundamentam as informações que compõem o material didático exclusivo do Programa.

Assim, com o incentivo à pesquisa, promove-se uma educação crítica e criativa, que desenvolve a autonomia e a capacidade de professores e alunos se tornarem pesquisadores e produtores de novos conhecimentos.

Quer saber mais como funciona o programa e como foi a redação Agrinho 2024? Continue com o CRIA e boa leitura.

redacao agrinho 2024
Criado em 1995, foi à campo em 1996, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa – Foto: Freepik.

O que é o programa Agrinho?

O Agrinho abrange os 399 municípios do Paraná, oferecendo uma proposta pedagógica que aborda temas como sustentabilidade, cidadania, saúde, entre outros, considerados essenciais para a formação de cidadãos conscientes.

O programa estimula o debate, demonstrando que relações frequentemente vistas como antagônicas são, na verdade, complementares. Assim, resgata os conceitos de conservação e produção, colocando os meios urbano e rural no mesmo contexto, com ações complementares.

Ao longo de suas três décadas de existência, o Programa Agrinho tem sido constantemente atualizado. Em 2022, o Sistema FAEP/SENAR-PR lançou dois livros para professores e 25 materiais paradidáticos para alunos do Ensino Fundamental, abordando o tema ‘sustentabilidade’.

Esses materiais propõem utilizar metodologias inovadoras que estimulam a produção de conhecimento, em vez de apenas reproduzir informações.

Você também pode se interessar por:

Como funciona o programa Agrinho?

Cada categoria do concurso possui um regulamento específico e prazos diferentes. Portanto, é importante ficar atento às datas de inscrição.

  • Inscrição dos trabalhos: 01 a 20/08/2024, no site sistemafaep.org.br/agrinho. Exceto a categoria Redação Paraná, com inscrição entre 8 e 16/07/2024.
  • Validação e banca de avaliação dos trabalhos: julho, agosto e setembro de 2024.
  • Divulgação dos premiados no site: primeira quinzena de outubro de 2024.
  • Festa de premiação: 04/11/2024.

Como é a redação do Agrinho?

A redação do programa Agrinho geralmente aborda temas relacionados à sustentabilidade, conservação ambiental, desenvolvimento econômico, e a importância da colaboração entre diferentes comunidades para o crescimento mútuo.

Nesse ano, o tema foi “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades” e solicitou aos participantes do Ensino Fundamental uma redação com máximo de 25 linhas.

Assim, dividida por grau de escolaridade, a categoria Redação Paraná abordará diferentes modalidades textuais. Para os alunos e professores do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, as redações serão apresentadas no formato de conto.

Já para os alunos e professores do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a modalidade será artigo de opinião. Por fim, os alunos e professores do Ensino Médio — 1ª, 2ª e 3ª/4ª séries — concorrerão na modalidade de texto dissertativo-argumentativo.

Qual foi o tema da redação Agrinho 2024?

Para reconhecer os trabalhos realizados por professores e alunos do Paraná no âmbito do Programa Agrinho, o Sistema FAEP/SENAR-PR e parceiros promovem anualmente um concurso com diversas categorias. O tema do concurso para 2024 é “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”.

Quem pode participar do Programa Agrinho?

Podem participar estudantes regularmente matriculados nas instituições da rede estadual de ensino do Paraná que utilizam o recurso educacional digital disponibilizado pelo Programa Redação Paraná.

O número de estudantes concorrentes por escola é livre, assim como o número de redações enviadas pelos estudantes, desde que cada redação contenha conteúdos diferentes.

Estarão automaticamente inscritos todos os professores cujos estudantes participarem do concurso com redações inseridas na aba “Concurso Redação Paraná Nota 10 — Agrinho 2024”, no Recurso Educacional Digital Redação Paraná.

Esses professores devem ministrar a Unidade Curricular de Redação e Leitura no Ensino Fundamental, ou Língua Portuguesa no Colégio da Polícia Militar do Paraná, bem como atuar em instituições de ensino que oferecem ensino integral na modalidade de 35 horas semanais, durante o ano letivo vigente.

Como mandar bem na redação?

Se você tinha dúvidas sobre a Redação Agrinho 2024, agora sabe como funciona. Assim, se você quer mandar bem na redação do ENEM ou vestibulares, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

Mas o que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 49

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes