CRIA logo

Qual melhor IA para corrigir redação? Descubra

Compartilhe

Você sabe qual IA é a melhor para corrigir a redação diante de tantas opções? Confira o CRIA!

Já pensou em utilizar a inteligência artificial para correção da sua redação? Essa estratégia pode agilizar o processo de estudos e facilitar a sua rotina. Mas qual melhor IA para corrigir redação?

O processo de correção manual de redações acarreta algumas dificuldades, dentre as quais estão o tempo dispendido para a correção e a devolutiva de resposta ao aluno. Assim, para instituições como escolas, essa atividade demanda tempo e custo para a avaliação dos textos produzidos.

Neste contexto, a análise automática de redações com a aplicação de técnicas e métodos de Processamento de Linguagem Natural, Aprendizado de Máquina e outras técnicas de Inteligência Artificial tem-se revelado promissora no processo de avaliação automatizada da linguagem escrita. 

Quer entender como agilizar o processo de correção de redação? Continue com o CRIA, melhor IA para corrigir redação.

qual melhor ia para corrigir redacao
A escrita é uma prática de grande importância, seja no mundo acadêmico, corporativo ou até mesmo na vivência social – Foto: Pexels.

Inteligência Artificial: aliada em correção de redação

O tempo despendido na correção de uma redação é o principal desafio que os professores ou corretores enfrentam. Segundo pesquisa do Brasil Escola após entrevistas, uma avaliadora do ENEM 2021 corrigiu cerca de cem a 150 redações diárias, levando de três a cinco minutos para corrigir cada texto.

Outra fonte, o Guia do Estudante, ao entrevistar outra avaliadora, verificou que ela levou em média um minuto e meio para corrigir cada redação e que somente chegou a esse tempo após anos de experiência e execução de trabalho repetitivo.

Em sala de aula, estes tempos podem ser superiores, pois a análise realizada pela Universia, com a participação do Centro de Treinamento e Capacitação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), destacou que um professor pode levar de quarenta segundos a dez minutos para corrigir uma redação. O tempo varia conforme a qualidade da escrita apresentada no texto (Universia, 2015).

É aqui que a Inteligência Artificial para corrigir redação pode ser uma grande aliada não somente para alunos, mas também para professores e escolas.

Você também pode se interessar por:

Como funciona o processo de correção da redação do ENEM?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou como é realizada a avaliação das redações.

Os textos são revisados por mais de 5 mil avaliadores, que corrigem 150 textos a cada três dias. A cada 50 redações, o avaliador recebe duas delas já avaliadas por outro especialista.

Ou seja, cada redação é corrigida por dois professores que desconhecem a nota atribuída pelo outro, além de não saberem quem é o candidato avaliado.

Dessa forma, quando há discrepância nas notas atribuídas pelos dois avaliadores, um terceiro avaliador é convocado. Este processo ocorre quando há diferença de mais de cem pontos na nota total atribuída ou caso ocorra diferença de 80 pontos por competência.

Dados da correção de redação do ENEM 2021

A prova do ENEM tem apenas um item discursivo. Assim, o texto que os alunos escrevem é avaliado de acordo com cinco competências.

O candidato autor da redação pode receber até 200 pontos por cada competência avaliada. Portanto, se ele atingir todas as cinco competências, pode receber até mil pontos como nota pela redação.

No entanto, observa-se resultados insatisfatórios no desempenho dos estudantes nesse tipo de exame. Analisando os microdados do ENEM 2022, disponibilizados pelo INEP no início de 2023, constata-se que 2.355.395 candidatos estiveram presentes em todos os dias do exame.

Dentre esses, cerca de 129 mil estudantes obtiveram nota zero na redação do ENEM, enquanto apenas 32 indivíduos alcançaram a pontuação máxima em sua produção textual.

Assim, a partir da análise dos dados, os principais motivos para a atribuição da nota zero foram identificados, sendo eles: redação em branco (43,9%), fuga ao tema (24,6%) e cópia do texto motivador (20,8%).

Então, verifica-se, portanto, que uma vez que o candidato elabore a redação, o maior motivo para a atribuição da nota mínima está relacionado à fuga ao tema proposto.

Como é a correção da redação do CRIA?

O CRIA é um corretor de redações baseado em Inteligência Artificial (IA). Por meio de algoritmos avançados de linguística e aprendizado de máquina, o corretor inteligente atribui uma nota baseada nos parâmetros do ENEM.

Assim, o CRIA aprendeu a corrigir redações por meio de milhares de redações já corrigidas por professores especialistas em redações.

Então, ele dá um feedback quase instantâneo sobre a gramática, ortografia, coerência e coesão textual, análise de introdução, conclusão, estrutura dos textos escritos pelo aluno e ainda ajuda os estudando a melhorar suas habilidades de escrita por meio de um tutor inteligente. 

Atualmente, o CRIA também conta com correções de outros gêneros textuais como: relatos, dissertativo-expositivo, cartas, artigos de opinião, etc.

Vale ressaltar que essas redações ainda não recebem as notas, como as redações padrão ENEM, porém marcamos os erros que não são categorizados por competência, mas foram divididos em:  

  • Domínio da norma culta da língua portuguesa; 
  • Precisão Vocabular; 
  • Mecanismos Linguísticos; 
  • Compreensão e Desenvolvimento do Tema; 

Então, confira abaixo uma correção do CRIA:

qual melhor ia para corrigir redacao
O CRIA pode ser uma ferramenta valiosa para as escolas em geral, ajudando a gerenciar alunos e professores de maneira eficiente e eficaz – Foto: CRIA.

É possível haver erros em uma correção por IA? 

Os pesquisadores do CRIA conduziram uma série de experimentos nos quais professores especialistas em redações padrão do ENEM foram solicitados a corrigir um mesmo conjunto de 50 redações.

Entretanto, o resultado foi surpreendente, pois entre os dez professores que avaliaram esse conjunto de redações, houve divergências de até 30% nas notas atribuídas por cada um.

Da mesma maneira, assim como os professores podem diferir em suas interpretações, a Inteligência Artificial também apresentará variações, principalmente porque ela é treinada com base em correções humanas.

Nesse sentido, espera-se tal cenário, uma vez que diferentes corretores humanos podem interpretar e avaliar uma redação de maneira distinta.

Apesar disso, continuamos a avaliar regularmente a precisão dos modelos do CRIA, comparando as notas atribuídas pelos professores após os alunos enviarem suas redações (processo que ocorre com as escolas parceiras do CRIA). Atualmente, mantemos uma precisão em relação aos professores especialistas de 90%.

Qual melhor IA para corrigir redação?

Você pode se perguntar: Qual melhor IA para corrigir redação? O CRIA, com certeza, é fundamental na sua jornada de estudos para ENEM e vestibulares.

Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

O que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »