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Por que evitar locução verbal na redação ENEM: seja objetivo!

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Ser objetivo é uma habilidade essencial para um candidato do ENEM. Assim, informar e argumentar com clareza sem “florear” demais pode garantir uma redação mais concisa e com as informações necessárias. Quer saber por que evitar locução verbal na redação ENEM e ser mais objetivo? Veja mais.

Existem diversas regras de escrita que podem melhorar a qualidade da sua redação. Para isso, é preciso estar atento a questões gramaticais da norma culta do português brasileiro. Além disso, é importante verificar as regras estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Então, aspectos como não fugir do tema e estrutura da redação argumentativa-dissertativa, são importantes para todos os candidatos do ENEM. Porém, não deixe de dar atenção para possíveis problemas pontuais de gramática como o excesso de locuções verbais.

Quer saber o que são as locuções verbais e como evitá-las na sua redação? Confira esse artigo completo que o CRIA preparou. Boa leitura.

por que evitar locucao verbal na redacao ENEM
Por que evitar locução verbal na redação ENEM? Confira todas as dicas – Fonte: Pexels

O que é uma locução verbal?

Locução verbal é a combinação de 2 ou mais palavras que, juntas, funcionam como um verbo, expressando uma ação ou estado. Enquanto o verbo simples é formado por uma única palavra, a locução verbal é formada por um verbo auxiliar (ou semiauxiliar) acompanhado de um verbo principal no infinitivo, gerúndio ou particípio.

Assim, o verbo auxiliar é responsável por indicar o tempo, modo, aspecto ou voz verbal, enquanto o verbo principal traz o significado principal da ação. Então, juntos eles formam uma unidade semântica, transmitindo o sentido completo da ação verbal.

Exemplos de locução verbal

Agora que você já entendeu o conceito de locução verbal, confira alguns exemplos abaixo:

  • Vou estudar.” (Locução verbal formada por “vou” – verbo auxiliar no presente do indicativo – e “estudar” – verbo principal no infinitivo. Indica uma ação futura.);
  • “Estava chovendo.” (Locução verbal formada por “estava” – verbo auxiliar no pretérito imperfeito do indicativo – e “chovendo” – verbo principal no gerúndio. Indica uma ação que ocorria no passado.);
  • “Tenho estudado muito.” (Locução verbal formada por “tenho” – verbo auxiliar no presente do indicativo – e “estudado” – verbo principal no particípio. Indica uma ação concluída no presente.);
  • Foi feito: “foi” (verbo auxiliar) + “feito” (verbo principal no particípio). Indica uma ação concluída no passado;
  • Podem ter chegado: “podem” (verbo auxiliar) + “ter chegado” (verbo principal no infinitivo + particípio). Indica uma possibilidade de ação concluída no passado;
  • Deveria ter ido: “deveria” (verbo auxiliar) + “ter ido” (verbo principal no infinitivo + particípio). Indica uma ação hipotética ou desejo no passado.

Então, esses são apenas alguns exemplos e existem muitas outras combinações possíveis de verbos auxiliares e principais que formam locuções verbais. Desse modo, é importante compreender o contexto e o sentido das palavras para identificar corretamente a locução verbal na frase.

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Por que evitar a locução verbal na redação do ENEM?

A locução verbal pode ser vista como uma linguagem mais coloquial e cotidiana. Por isso, evitar é o melhor caminho.

Além disso, seu uso recorrente pode trazer dificuldade na leitura, já que o texto fica menos objetivo no geral. Confira alguns motivos para evitar:

  • Clareza e concisão: o uso excessivo de locuções verbais pode tornar o texto menos claro e mais prolixo. Em uma redação, é importante que as ideias sejam expressas de forma direta e objetiva, evitando o uso de construções que possam dificultar a compreensão do leitor;
  • Estilo e formalidade: o ENEM é uma prova que exige uma escrita mais formal, próxima à norma culta da língua. Assim, as locuções verbais pode conferir ao texto um tom mais coloquial e informal, o que pode prejudicar a avaliação do candidato em relação ao domínio da norma padrão da língua;
  • Economia de palavras: a redação do ENEM possui um limite de linhas a serem utilizadas e é importante aproveitar esse espaço de forma eficiente. Então, esse excesso pode ocupar mais espaço no texto, deixando menos espaço para o desenvolvimento das ideias e argumentos;
  • Coerência e coerência: o uso adequado das locuções verbais é fundamental para a coerência e coesão textual. No entanto, quando utilizadas em excesso, as locuções verbais podem causar repetição e redundância no texto, prejudicando a fluidez e a organização das ideias.

Apesar dessas recomendações, é importante ressaltar que o uso de locuções verbais não é proibido ou totalmente desaconselhado na redação do ENEM.

Assim, as locuções verbais podem ser utilizadas quando necessárias e adequadas ao contexto, desde que não comprometam a clareza, a concisão e a formalidade do texto.

Como evitar locução verbal na redação ENEM?

Ainda está com dúvidas sobre como, de fato, evitar as locuções verbais na redação ENEM? Não se preocupe, o CRIA preparou algumas dicas práticas que vão te guiar:

  • Opte por verbos simples: em vez de utilizar uma locução verbal, procure utilizar um verbo simples que transmita a mesma ideia de forma clara e direta. Desse modo, isso ajudará a tornar o texto mais conciso e objetivo.

Confira o exemplo: Em vez de dizer “estar escrevendo”, utilize o verbo simples “escrever”.

  • Simplifique as construções verbais: caso seja necessário expressar um tempo verbal específico, tente utilizar o verbo auxiliar adequado em vez de uma locução verbal complexa. Isso ajudará a evitar a repetição e tornar o texto mais fluente.

Veja o exemplo: Em vez de dizer “estávamos tendo uma conversa”, utilize “conversávamos”.

  • Reestruture a frase: se uma locução verbal parecer muito complexa ou confusa, considere reestruturar a frase para transmitir a mesma ideia de forma mais simples e direta. Assim, isso irá te ajudar a evitar o uso desnecessário de locuções verbais.

Verifique o exemplo: Em vez de dizer “irá ser necessário fazer uma revisão”, utilize “será necessário revisar”.

  • Use verbos específicos: ao escrever, procure utilizar verbos específicos que transmitam a ação desejada de forma precisa. Então, isso evita a necessidade de recorrer a locuções verbais para transmitir a mesma ideia.

Exemplo: Em vez de dizer “dar uma olhada”, utilize o verbo “observar” ou “examinar”.

Como evoluir na escrita com o CRIA?

Mesmo tendo todas as informações disponíveis sobre locuções verbais, é possível se sentir perdido e nada confiante, certo? Bom, agora você pode contar com o CRIA.

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