O repertório sociocultural na redação do Exame Nacional do Ensino Médio é avaliado pela competência II. Para trazer mais embasamento ao seu texto, o candidato pode contar músicas com críticas sociais para citar no ENEM. Esse recurso pode impressionar a banca corretora de maneira positiva.
Para ter sucesso na competência II, o participante deve apresentar informações, fatos e opiniões pertinentes ao tema proposto de maneira organizada e consistente, ao mesmo tempo, em que defende a tese elaborada.
Além disso, a aplicação de uma variedade de recursos coesivos, como conectivos, são componentes que formam uma relação de entrelaçamento entre as ideias apresentadas. Por isso, apresentar esses elementos pode garantir o sucesso na redação do ENEM.
Pensando nisso, o CRIA elaborou uma lista completa com músicas com críticas sociais para citar no ENEM. Boa leitura.
8 músicas com críticas sociais para citar no ENEM
Ao longo da história, a música tem sido uma ferramenta poderosa para expressar opiniões e sentimentos. Além disso, é uma maneira de despertar e criar consciências, bem como provocar reflexões sobre questões sociais.
Assim, ao longo dos anos, artistas de vários estilos musicais têm usado suas músicas como um meio de crítica social, discutindo questões como desigualdade, injustiça e discriminação, entre outras questões sociais.
Então, conheça essa lista com 8 músicas com críticas sociais para citar no ENEM:
1. “Nego Drama” — Racionais Mc’s
Me vê, pobre, preso ou morto
Já é cultural
Histórias, registros
Escritos
Não é conto
Nem fábula
Lenda ou mito
Temas:
- Racismo;
- Desigualdade racial;
- Pobreza;
- Desigualdade social;
- Violência urbana;
- Violência policial;
- Criminalidade;
- Preconceito.
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2. “Até quando?” — Gabriel, O Pensador
Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
Temas:
- Desigualdade social;
- Racismo, pobreza;
- Criminalidade;
- Tráfico de drogas;
- Violência policial;
- Violência urbana;
- Capitalismo;
- Opressão;
- Movimento social.
3. Emicida — “Ismália” part. Larissa Luz & Fernanda Montenegro
E como analgésico nós posta que
Um dia vai tá nos conforme
Que um diploma é uma alforria
Minha cor não é uniforme
Hashtags #PretoNoTopo, bravo!
Temas:
- Desigualdade social;
- Violência;
- Racismo;
- Sistema de cotas;
- Escravidão.
4. “Pretty Hurts” — Beyoncé
Mamãe dizia: Você é uma menina bonita
O que você pensa, não importa
Escove seu cabelo, corrija os dentes
O que você veste é tudo que importa
Temas:
- Supervalorização da imagem;
- Abusos psicológicos;
- Relações familiares;
- Culto à padronização corporal.
5. “Flutua” — Johnny Hooker (part. Liniker)
O que vão dizer de nós?
Seus pais, Deus e coisas tais
Quando ouvirem rumores, do nosso amor
Baby, eu já cansei de me esconder
Entre olhares, sussurros com você
Somos dois homens e nada mais
Temas:
- Homofobia;
- Cisheteronormatividade;
6. “2 de Junho” — Adriana Calcanhotto
Céu claro
Sai pra trabalhar a empregada
Mesmo no meio da pandemia
E por isso ela leva pela mão
Miguel, cinco anos
Nome de anjo
Miguel Otávio
Primeiro e único
Trinta e cinco metros de voo
Do nono andar
Cinquenta e nove segundos antes de sua mãe voltar
O destino de Ícaro
O sangue de preto
As asas de ar
No país negro e racista
No coração da América Latina
Temas:
- Racismo;
- Violência;
- Desigualdade.
7. “Boca de Lobo” — Criolo, Daniel Ganjaman e Nave
Aonde a pele preta possa incomodar
Um litro de Pinho Sol pra um preto rodar
Pegar tuberculose na cadeia faz chorar
Aqui a lei dá exemplo: mais um preto pra matar
Temas:
- Violência policial;
- Racismo;
- Desigualdade social;
8. “Malumba” — Malumba
Qual que é o teu problema? É fé pequena ou mente ruim?
Quem foi que te ensinou a tratar as muié assim?
Agora fica esperto porque a coisa vai mudar
Se for tirar farinha com as mulher, pode apanhar!
Temas:
- Violência contra mulher;
- Cultura do estupro;
- Feminicídio.
O que é repertório sociocultural?
O repertório sociocultural refere-se ao conhecimento e as referências coletados de uma variedade de fontes, como livros, frases, matérias, autores e pesquisas. Assim, eles são usados em textos e na realidade para apoiar posições e argumentos.
Portanto, argumentação é o processo de convencer um ouvinte ou leitor a tomar uma posição específica usando a linguagem para apoiar essa posição. O repertório sociocultural, portanto, faz parte da estrutura argumentativa que fornece base para as afirmações.
A organização da argumentação é como o texto é construído. Assim, trata-se do resultado textual de uma combinação de variáveis que variam conforme as circunstâncias e com um objetivo de persuasão.
A competência III do ENEM avalia esse componente. Portanto, para ter sucesso nesta competência, o participante deve apresentar informações, fatos e opiniões pertinentes ao tema proposto de maneira organizada e consistente, ao mesmo tempo, em que defende a posição da autoria.
Como mandar bem na redação do ENEM com o CRIA?
Ainda tem dúvidas de como escrever a redação do ENEM? O CRIA pode te ajudar.
Mas o que é o CRIA?
O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que garante uma correção com grande precisão, baseando-se nas 5 competências do ENEM. E para a praticidade do estudante, a correção é entregue até 2 minutos.
Além disso, centenas de milhares de redações estão disponíveis no banco de dados do CRIA. Portanto, oferecemos ao aluno uma explicação detalhada de quais foram seus erros, como corrigi-los e o porquê esse erro reduz os pontos no ENEM, com notas de zero a mil, utilizando-se como base para IA.
Após enviar sua redação para correção, o CRIA verifica se os conectivos foram usados ou não no texto. Assim, você pode ver se existe uma diversidade de elementos linguísticos e a frequência.
Mas, afinal, para quem é o CRIA:
- Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
- Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.
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