CRIA logo

Filmes nacionais para citar no ENEM: essenciais!

Compartilhe

Tanto o ENEM quanto demais vestibulares valorizam uma redação contextualizada por meio de um bom repertório sociocultural. Desse modo, confira essa lista completa de filmes nacionais para citar no ENEM que com certeza irão impressionar a banca corretora do exame.

O cinema nacional desempenha um papel fundamental na cultura e identidade de um país. Assim, nada mais justo que destinar um pouco mais de tempo para conhecer as produções brasileiras. Nos últimos anos, o cinema brasileiro em lançou 189 filmes em 2020 e contou com 9 milhões de espectadores segundo a ANCINE.

Porém, de acordo com o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), em 2022 o cinema brasileiro atingiu 1,8% da bilheteria no país. De modo geral, esse não é um bom cenário, mas apresenta uma certa recuperação em comparação ao ano anterior.

Sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) uma prova nacional, trazer referências conceituais e exemplos que representam a realidade sociocultural nacional é essencial. Assim, demonstrar um bom repertório sociocultural na prova pode fazer toda diferença no resultado final – principalmente se a referência for brasileiro.

Desse modo, o CRIA preparou essa lista completa de filmes nacionais para você impressionar na redação. Boa leitura.

Filmes nacionais para citar no ENEM
Filmes nacionais para citar no ENEM: lista completa! – Fonte: Pexels.

10 filmes nacionais para citar no ENEM:

Os filmes são uma ótima ferramenta de estudos, além de proporcionar diversão. Desse modo, nada melhor que uma lista completa de filmes nacionais para citar no ENEM. Confira agora o que o CRIA preparou:

Você também pode gostar de:

1. “Cidade de Deus” (2002)

Muito conhecido nacionalmente e internacionalmente, “Cidade de Deus” retrata a vida em uma favela do Rio de Janeiro e aborda temas como violência, pobreza e juventude.

2. “Tropa de elite” (2007)

Talvez um dos mais emblemáticos filmes brasileiros, “Tropa de Elite” retrata como a corrupção impacta o dia a dia das pessoas. A história se desenvolve a partir de uma unidade policial.

3. “Aquarius” (2016)

O filme conta a história de Clara, uma jornalista aposentada e viúva, que mora em um prédio antigo chamado Aquarius, localizado na praia de Boa Viagem, em Recife. Em suma, o edifício é alvo da especulação imobiliária e Clara se recusa a vender seu apartamento para uma construtora.

4. “O auto da Compadecida” (2000)

A história se passa no sertão nordestino e gira em torno das aventuras de João Grilo e Chicó, dois personagens populares e espertos que se envolvem em situações cômicas e enfrentam diversos desafios. Assim, a trama se desenrola com a presença da Compadecida, figura religiosa que julga as ações dos personagens e os coloca à prova.

5. “A hora da Estrela” (1985)

O filme narra a história de Macabéa, uma jovem nordestina pobre e ingênua que vive em São Paulo. Desse modo, a personagem trabalha como datilógrafa e enfrenta diversas dificuldades em sua vida cotidiana.

6. “Hoje eu quero voltar sozinho” (2014)

A trama se passa em São Paulo e acompanha a jornada de Leonardo, que enfrenta os desafios típicos da adolescência enquanto lida com sua deficiência visual. Assim, o filme aborda temas como descoberta da sexualidade, amizade e inclusão de um adolescente cego.

7. “Bacurau” (2019)

A trama se passa no povoado fictício de Bacurau, onde os moradores começam a perceber estranhas mudanças em sua comunidade após a morte de uma de suas moradoras mais antigas. Em suma, é um drama de ficção científica com elementos de suspense e faroeste, ambientado em um futuro próximo no sertão do Brasil.

8. “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” (2006)

O filme narra a história de Mauro, um menino de 12 ano, que é deixado pelos pais em uma pequena comunidade judaica em São Paulo enquanto eles fogem da perseguição política. Assim, a história se passa no ano de 1970, durante a Copa do Mundo no México e o período da ditadura militar no Brasil.

9. “Central do Brasil” (1998)

O filme conta a história de Dora, uma ex-professora que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Desse modo, após testemunhar a morte de um de seus clientes, Dora se envolve com Josué, um menino de nove anos que acaba ficando órfão.

10. “Que Horas Ela Volta?” (2015)

O filme aborda questões de classe social, relações familiares e hierarquia social através da história de Val, uma empregada doméstica que trabalha há muitos anos na casa de uma família rica. Entretanto, a dinâmica é alterada quando sua filha, Jéssica, decide ir morar com ela na capital para fazer o vestibular.

Aprenda com o CRIA: estratégias eficazes para o ENEM

Se o seu objetivo é tirar nota mil na redação do ENEM, apenas assistir filmes que ajudam no exame não é suficiente. Para isso, é preciso ter um bom planejamento de estudos e muita prática.

É por isso que o CRIA pode te ajudar a tirar nota mil na redação do ENEM.

CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que garante uma correção com grande precisão, baseando-se nas 5 competências do ENEM. Além de entregar essa precisão, tudo isso é feito em até 2 minutos.

Além disso, com o CRIA é possível contabilizar a quantidade de tempo utilizada na hora redigir o texto. Assim, essa temporização pode estimar o tempo que você levaria para redigir a redação no dia do exame. Então, isso é fundamental para organização e treino. Confira um exemplo:

aplicativos de estudos
Aplicativos de estudos. – Fonte: CRIA

O CRIA dispõe de um banco de dados com centenas de milhares de redações. Então, desde zeradas até aquelas com nota mil, que são utilizadas como base para IA entregar ao aluno uma descrição detalhada de onde errou, como pode arrumar e o porquê tal erro gera desconto de pontos no ENEM. 

Então, para quem é o CRIA:

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »