CRIA logo

Cronograma de estudos ENEM 2024: guia para aprovação!

Compartilhe

Um cronograma de estudos ENEM 2024 te ajuda a organizar sua rotina, dedicando tempo para as diferentes matérias. Descubra como fazer um!

No início do ano, todos os estudantes voltam à rotina de estudos após as férias. Mas para ser mais eficiente, é preciso criar um cronograma de estudos ENEM 2024. Assim, o planejamento permite a distribuição equilibrada do tempo entre diferentes matérias e atividades, evitando a procrastinação.

A educação é a base para o desenvolvimento pessoal e profissional, e ter um plano de estudos bem organizado o ajudará a ter sucesso nessa jornada.

Desse modo, um plano de estudos é uma estratégia de gerenciamento de tempo que ajudará na obtenção de boas notas e alcançar os seus objetivos.

Então, se você deseja ter bons resultados no exame, criar um cronograma de estudos ENEM 2024 eficiente é fundalmental, além de trazer mais tranquilidade e reduzir a ansiedade na rotina de estudos.

Então, confira agora como criar cronograma de estudos ENEM 2024 com o CRIA. Continue conosco e boa leitura.

cronograma de estudos enem 2024
Seja on-line ou presencial, para uma rotina de estudos eficiente é sempre uma boa ideia reservar algum tempo para planejar os próximos meses e se preparar para o trabalho que terá pela frente – Foto: CRIA.

Qual a importância de um cronograma de estudos ENEM 2024?

Um cronograma de estudos é um plano bem organizado que especifica os horários, os assuntos e seus objetivos de aprendizagem. Desse modo, ele serve para manter um equilíbrio entre a vida escolar e a vida pessoal.

Desse modo, você pode mapear tarefas importantes, exames, datas de entrega e outros compromissos com a ajuda de um cronograma.

Assim, o objetivo é fazer com que você se sinta mais responsável (por exemplo, dividindo as tarefas em partes mais gerenciáveis) e motivá-lo a assumir maiores responsabilidades durante os estudos. Além disso, também permitirá que você identifique e comemore suas conquistas ao longo do caminho.

Então, independente dos seus objetivos de estudo ou do método de aprendizagem, criar um plano de estudos que funcione para você é a chave para o sucesso do seu aluno. Pensando nisso, preparamos um cronograma de estudos especialmente para você.

Faça o download do cronograma de estudos do CRIA aqui:

Você também pode se interessar por:

Como definir objetivos de estudos?

Definir metas é o primeiro passo na construção de uma estratégia de estudo funcional. Nesse sentido, os objetivos oferecem uma direção, propósito e motivação claros para seu caminho acadêmico.

Definir metas SMART é a regra de ouro do planejamento de estudos. SMART significa Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e com Limite de Tempo. Assim, estes elementos garantem que suas metas sejam claras, rastreáveis, realistas e conectadas com seus objetivos.

Desse modo, é mais fácil se manter motivado e focado ao longo de sua jornada se definir metas SMART. Então, vejamos um exemplo de metas SMART realistas que os alunos podem almejar em 2024:

Objetivos acadêmicos:

  • Alcançar uma porcentagem específica em um exame, por exemplo, “Tirar mais de 800 pontos na redação do ENEM“.
  • Dominar um assunto ou habilidade específica, por exemplo, “Vou dominar a probabilidade de qualquer maneira.”

Metas de desenvolvimento pessoal:

  • Melhorar as habilidades de gerenciamento de tempo. Por exemplo, “Organizar melhor o tempo de estudo e os intervalos”.
  • Aprimorar as habilidades de comunicação e apresentação, por exemplo, “Participe de competições de debate”.
  • Mantenha um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, por exemplo, “Passe bons momentos com a família ou pratique um hobby por pelo menos duas horas todo fim de semana”.

7 Dicas para gerenciar melhor o seu tempo

Um ótimo cronograma de estudos baseia-se no gerenciamento eficaz do tempo. Assim, garante que você aproveite ao máximo seu tempo limitado, combinando estudos e vida pessoal e, ao mesmo tempo, reduzindo o estresse.

Então, aqui estão algumas dicas úteis para dominar o gerenciamento do tempo:

1. Priorize tarefas:

Comece o dia listando suas responsabilidades em ordem decrescente de importância. Nesse sentido, deve-se dedicar mais tempo a assuntos ou tópicos que exijam uma compreensão mais profunda ou que sejam menos familiares.

2. Estabeleça metas realistas:

Evite sobrecarregar sua agenda. Então, seja realista sobre o quanto você pode fazer em um dia. Isso reduz o esgotamento e mantém sua motivação alta.

3. Crie um calendário e diário de estudos:

Faça um calendário de estudos para o ano inteiro e integre-o a um diário pessoal para o ano inteiro. Desse modo, inclua eventos importantes, como prazos e exames. Ele serve como um roteiro visual, permitindo que você planeje com antecedência

4. Faça pausas:

Não subestime o poder das pausas. Pausas curtas regulares melhoram a concentração e a produtividade. Por exemplo, siga a Técnica Pomodoro (25:5), que sugere trabalhar 25 minutos e depois fazer uma pausa de 5 minutos.

5. Diversifique as atividades:

Equilibre as sessões de estudo com atividades extracurriculares e relaxamento. Assim, dedique um pouco do seu tempo a exercícios, hobbies e conexões sociais. Essas atividades refrescam sua mente e sustentam sua saúde geral.

6. Use ferramentas de gerenciamento de tempo:

Aproveite as vantagens da tecnologia. Desse modo, você pode agendar e monitorar seu progresso usando ferramentas e aplicativos como Google Calendar, Trello ou aplicativos de estudo específicos. Eles fornecem lembretes para que você não se esqueça de realizar atividades cruciais.

7. Acompanhe seu tempo:

Fique de olho no seu tempo para ver como você o está usando. Assim, ajuda a identificar ineficiências e fazer os ajustes necessários. Você pode descobrir que gasta muito tempo em um assunto, negligenciando outros.

FAQ: perguntas frequentes sobre cronograma de estudos

Estabelecer um cronograma de estudos eficiente é uma parte crucial da jornada acadêmica, seja para preparar-se para exames desafiadores ou para aprimorar constantemente o conhecimento em uma área específica.

No entanto, muitos estudantes se deparam com dúvidas comuns ao tentar criar um planejamento estruturado. Assim, aqui o CRIA responde às perguntas mais frequentes relacionadas a cronogramas de estudos, oferecendo insights e dicas valiosas para ajudar nessa jornada.

cronograma de estudos enem 2024
Confira quais são as perguntas mais frequentes na hora de criar um cronograma de estudos ENEM 2024 – Foto: CRIA.

Como estudar para o ENEM do zero?

Estudar para o ENEM do zero pode parecer desafiador, mas é totalmente viável com um plano estratégico e comprometimento. Assim, um dos primeiros passos é se familiarizar com a estrutura do exame, as competências avaliadas e o tempo de prova.

Além disso, leia atentamente o edital do ENEM para compreender os conteúdos, competências e critérios de avaliação. Outro ponto importante, é identificar suas habilidades e áreas de conhecimento mais fracas. Isso ajudará a direcionar seus estudos, a fim de reforçar os conteúdos conforme suas dificuldades.

Após esses passos, é possível criar um cronograma de estudos para o ENEM 2024 para de fato começar a estudar.

Como se organizar para estudar para o ENEM sozinho?

O melhor caminho é experimentar o estudo ativo. Segundo o Oxford Learning, estudar ativamente é tão simples quanto fazer perguntas antes, durante e depois do período de estudo.

Desse modo, isso não apenas ajuda a orientar sua sessão de estudo, mas também ajuda a mantê-lo no caminho certo e a refletir sobre como melhorar para a próxima.

Então, confira algumas perguntas que podem de guiar no dia a dia dos estudos:

Antes de estudar:

  • O que estou prestes a aprender?
  • O que eu já sei sobre esse assunto?

Enquanto estuda:

  • Eu entendi o que acabei de ler?
  • Consigo parafrasear?
  • Há alguma palavra-chave ou ideia que preciso anotar?
  • Por que essas palavras e ideias são importantes?

Após estudar:

  • O que posso tirar desta sessão de estudo?
  • O que preciso revisar ou aprender na próxima vez?

Quantas horas por dia estudar para o ENEM?

O fato é que a maioria dos especialistas recomenda estudar cerca de 2 a 3 horas por dia. Entretanto, esse tempo deve se adequar a sua realidade e rotina. Então, não desanime se não for possível passar horas estudando. Dedique o tempo que cabe dentro da sua rotina.

Quantas matérias estudar por dia para o ENEM?

Segundo Rohrer, é mais eficaz estudar vários assuntos todos os dias para ajudá-lo a manter o foco do que se aprofundar em um ou dois assuntos. Por exemplo, se você está se preparando para exames de matemática, história, física e química, é melhor estudar um pouco de cada matéria todos os dias.

Nesse sentido, essa abordagem o ajudará a aprender mais rápido do que focar apenas em matemática na segunda-feira, história na terça, física na quarta, química na quinta e assim por diante.

Afinal, é provável que você confunda informações semelhantes se estudar muito o mesmo assunto em um dia. Então, como dica para aprender mais rápido, distribua o tempo de estudo para cada matéria. Ao fazer isso, seu cérebro terá mais tempo para consolidar seu aprendizado.

Como criar um cronograma de estudos para o ENEM 2024?

Criar um cronograma de estudos para o ENEM 2024 requer um planejamento cuidadoso e personalizado. Isso se deve ao fato que cada estudante possui uma rotina diferente, tempo disponível e recursos para estudos.

Com uma boa organização, é possível ter bons resultados mesmo que o tempo seja limitado. Assim, defina as disciplinas mais complicas e se dedique a elas. E, não se esqueça de manter um ritmo de escrita da redação, e não a deixe de lado.

Aprimore sua escrita com o CRIA

Agora que você já sabe como criar um cronograma de estudos para o ENEM 2024, é hora de praticar. Com isso, o CRIA pode te ajudar. Mas o que é o CRIA?

Projetado para ser um corretor de redações baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, o CRIA é uma ferramenta útil e simples de utilizar.

Assim, ele utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Então, através do modelo, o CRIA realiza a correção das redações seguindo os parâmetros gerais cobrados por diversos vestibulares.

correcao do cria
Agora o CRIA corrige suas redações de todos os vestibulares – Foto: CRIA.

Quais são as funcionalidades do CRIA?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.
O CRIA, uma ferramenta de correção de redações com inteligência artificial, te ajuda a praticar para o ENEM — Vídeo: Reprodução.

Qual o passo a passo para utilizar o CRIA?

Após escolher o plano, seu acesso à plataforma será liberado. Então, você pode escolher um tema disponível no site ou enviar outro tema desejado.

Em seguida, escreva o texto na área indica e submeta para correção. Em até 2 minutos sua redação do ENEM estará corrigida conforme as 5 competências do ENEM.

Por fim, após realizar as correções indicadas, atualize a análise para obter um novo resultado.

inteligencia artificial para corrigir redacao
CRIA: corretor de redação por inteligência artificial — Foto: CRIA.

Acompanhe seu progresso

Após enviar as redações, é possível acessar outra ferramenta disponível para os alunos do CRIA: o gráfico com histórico de pontuação.

Assim, por meio dele, é possível visualizar de maneira clara as competências que precisam de mais atenção.

grafico de correcao de redacao interativo
Gráfico de correção de redação interativo — Foto: CRIA.

A quem o CRIA se destina?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes