Em uma redação de alto nível, as ideias não devem aparecer soltas, mas sim interligadas por um fluxo lógico e natural. Essa ligação é garantida pelos conectivos para desenvolvimento, que são as palavras ou expressões responsáveis por estabelecer as relações de sentido (adição, oposição, causa, consequência, etc.) entre frases, orações e, crucialmente, entre parágrafos.
Dominar o uso desses elementos de coesão é vital para a Competência 4 do ENEM e para qualquer texto que exija clareza argumentativa.
O que são conectivos?
Os conectivos são palavras ou expressões que conectam e interligam partes de um texto, como frases, orações ou parágrafos. Para facilitar a compreensão e a fluidez da leitura do texto, essas palavras ou expressões indicam as relações lógicas entre as ideias apresentadas.
Dependendo da maneira como os conectivos gramaticais se relacionam entre as partes do texto, podem ser categorizados de diversas formas. Assim, alguns exemplos são:
- Conectivos de Adição: indicam a soma de ideias ou informações, como “e”, “além disso”, “também”, entre outros.
- Conectivos de Oposição: expressam contraste ou oposição entre ideias, como “mas”, “porém”, “contudo”, entre outros.
- Conectivos de Causa: indicam a razão ou motivo de algo, como “porque”, “pois”, “já que”, entre outros.
- Conectivos de Consequência: indicam a consequência ou resultado de algo, como “portanto”, “logo”, “assim”, entre outros.
- Conectivos de Condição: expressam uma condição para que algo aconteça, como “se”, “caso”, “contanto que”, entre outros.
O papel estratégico dos conectivos no desenvolvimento:
Os conectivos funcionam como operadores argumentativos, indicando ao leitor qual o tipo de raciocínio lógico que está sendo empregado. Seu uso correto garante a coesão sequencial do texto, ou seja, a progressão das ideias de forma articulada.
Conectivos de início de parágrafo (Transição Externa):
Estes são essenciais para ligar o parágrafo de desenvolvimento (D1 ou D2) à tese apresentada na introdução, ou para ligar o D2 ao D1. Eles são o tópico frasal que sinaliza a continuidade da argumentação.
| Função | Conectivos (D1) – Retomada Geral da Tese | Conectivos (D2) – Progressão ou Contraste |
|---|---|---|
| Adição / Continuidade | Diante desse cenário Sob essa ótica Nesse sentido Em primeira análise | Ademais Além disso Outrossim Do mesmo modo |
| Oposição / Contraste | Em contrapartida (Raramente usado no D1, exceto em teses dialéticas) | Por outro lado No entanto Entretanto Contudo Todavia |
| Ênfase / Ordem | Inicialmente Primeiramente | Em segunda análise Paralelamente a isso |
Exemplo prático de D2 (Adição):
Ademais, a falta de investimento em infraestrutura urbana corrobora o problema. A má distribuição de recursos impede a criação de ciclovias e calçadas adequadas, forçando a população a depender do transporte individual.
Conectivos de organização interna (Coesão Intraparágrafo):
Esta é uma das chaves para um desenvolvimento de excelência. Estes conectivos estabelecem a relação entre o argumento principal e as informações de suporte (repertório sociocultural, dados, exemplos).
Função Uso (Exemplos) Onde usar no parágrafo Causa / Motivo Pois
Visto que
Já que
Em virtude de
Posto quePara ligar um fato à sua origem ou justificativa. Consequência Portanto
Logo
Por conseguinte
Em decorrência disso
AssimPara introduzir o desdobramento do argumento ou repertório. Explicação / Reafirmação Isto é
Ou seja
Em outras palavras
Tal comoPara esclarecer ou parafrasear um conceito difícil. Exemplificação Por exemplo
Tal como se observa
Como prova dissoPara introduzir um caso notório ou um dado que sustente o argumento.
Exemplo prático de coesão interna: o filme Parasita expõe a segregação social e econômica (Argumento). Nesse sentido, a narrativa sul-coreana reflete a realidade de diversos países, visto que a disparidade de classes se aprofunda globalmente (Conectivo de Causa ligando o filme à tese).
Listas essenciais de conectivos por função argumentativa:
Para garantir que você tenha um repertório vasto e variado, aqui estão os principais conectivos para desenvolvimento organizados pelas relações de sentido que eles estabelecem:
Conectivos de Adição e Continuidade (Para somar argumentos):
São ideais para o D2, quando este reforça ou complementa a ideia do D1.
- Além disso,
- Ademais,
- Outrossim,
- Do mesmo modo,
- Bem como,
- Não só… mas também,
- Ainda,
- Igualmente.
Conectivos de Oposição e Contraste (Para contrapor ideias):
Usados para apresentar um ponto de vista contrário ou uma ressalva à sua argumentação principal (ex: a lei existe, mas não é aplicada).
- Entretanto,
- Contudo,
- Todavia,
- No entanto,
- Por outro lado,
- Em contrapartida,
- Não obstante.
Conectivos de Causa e Consequência (Para estabelecer relações lógicas):
Essenciais para demonstrar o raciocínio lógico que sustenta seu argumento.
- Causa: Porque, Já que, Visto que, Uma vez que, Graças a, Em virtude de.
- Consequência: Por conseguinte, Em decorrência disso, Como resultado, Por isso, Desse modo, De forma que.
Conectivos de Comparação e Conformidade (Para estabelecer paralelos):
Usados para citar fontes ou fazer analogias.
- Comparação: Da mesma forma, Analogamente, Assim como, Tal qual, Semelhantemente.
- Conformidade: Segundo, Conforme, De acordo com, Consoante.
Exemplos de conectivos no parágrafo de desenvolvimento ENEM
No contexto da produção textual para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou outros vestibulares, a habilidade de utilizar conectivos no parágrafo de desenvolvimento desempenha um papel fundamental na construção de uma argumentação coesa e bem estruturada.
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Assim, os conectivos atuam como elos que ligam as ideias apresentadas ao longo do texto, proporcionando uma transição suave entre os diferentes pontos discutidos e facilitando a compreensão do leitor.
Então, confira abaixo um exemplo de desenvolvimento da redação do ENEM de Laura Esther Correia Jerônimo, sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Desenvolvimento 1:
Sob esse viés, é profícuo ressaltar como os ideais machistas estão ainda presentes na realidade das brasileiras. Diante desse cenário, a população enxerga tarefas de assistência como obrigações femininas, desvalorizando o serviço prestado e ensinando desde a primeira infância das garotas que elas precisam manter cuidados com os outros e com a casa. Logo, se faz necessária uma mudança no pensamento estagnado da sociedade, para que não ocorram situações como a demonstrada na obra “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood, uma distopia onde as mulheres nascem e crescem apenas para exercer determinada função, tratadas de forma desumanizada.
Desenvolvimento 2:
Em decorrência do fator apresentado, percebe-se como a presença dessa ideia acarreta em cidadãos incapazes de reconhecer a problemática, tratando a adversidade de maneira normativa. Esse cenário é criado devido ao costume gerado nos indivíduos após tanto tempo vivenciando tal fator como realidade, o que é exemplificado no filme japonês “Battle Royale”, uma distopia governamental que demonstra como situações infelizes são aceitas de forma inquestionável se fazem parte da vida das pessoas há anos.
Como utilizar o CRIA na sua estratégia de estudos?
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O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.
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Perguntas frequentes
Ambos têm a função de adição. Ademais é mais formal e menos comum, sendo uma excelente opção para variar e demonstrar um vocabulário mais rico, otimizando a qualidade do texto para o avaliador e para a IA.
Devem ser inseridos no início dos parágrafos de desenvolvimento (D1 e D2), no início das frases que ligam uma oração à outra, e antes das informações de suporte (repertório, dados).
Não se deve usar conectivos de ligação interparagrafal (como “Portanto,” ou “Além disso,”) na introdução, pois ela não se conecta a um parágrafo anterior. Conectivos internos (como “Visto que,” ou “Como,”), no entanto, são aceitos para ligar ideias dentro do parágrafo.
O uso inadequado de um conectivo (ex: usar um conectivo de oposição para ligar ideias que se somam) compromete a coerência e a coesão do texto, resultando em penalização na Competência 4 da grade de correção.
É essencial que todo parágrafo de desenvolvimento comece com um conectivo de transição (externo) e que haja o uso de 2 a 3 conectivos internos em cada parágrafo para interligar as frases e orações, garantindo a fluidez e coesão.
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