CRIA logo

Como se preparar para o ENEM 2023: dicas!

Compartilhe

A inscrição para a maior prova do Brasil está aberta para milhares de candidatos. Todos os anos, diversos estudantes se inscrevem para o exame. Se você é um deles e quer saber como se preparar para o ENEM 2023, confira algumas dicas essenciais.

O Exame Nacional do Ensino Médio visa avaliar os estudantes do ensino médio, além de servir como porta de entrada para os candidatos que desejam entrar no ensino superior.

O exame é uma prova complexa que exige diversas competências do candidato. Assim, é comum se sentir um pouco perdido nesse momento. Contudo, com algumas dicas de como se preparar para o ENEM 2023, ficará muito mais fácil se sentir pronto.

Desse modo, o CRIA elaborou esse conteúdo completo para te auxiliar nesse processo. Confira agora e boa leitura.

como se preparar para o enem 2023
Dicas de como se preparar para o ENEM 2023 – Fonte: Pexels.

O que cai na prova do ENEM?

A prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) abrange diferentes áreas do conhecimento e busca avaliar as competências e habilidades dos estudantes. Assim, o exame é dividido em 4 grandes áreas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;

Como é a redação do ENEM?

Além da prova objetiva com 80 questões, o ENEM prevê uma redação dissertativa-argumentativa. Desse modo, é uma das partes principais do exame, já que vale 1000 pontos e pode desclassificar o candidato caso ele zere.

A redação do ENEM tem por objetivo avaliar a capacidade do participante em escrever de forma clara, coerente e argumentativa, além de verificar o domínio da norma padrão da língua portuguesa. Em suma, a estrutura da redação segue um formato padrão, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Você também pode gostar de:

8 Dicas de como se preparar para o ENEM 2023:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é o grande responsável pela elaboração da prova do ENEM. Além disso, o Ministério de Educação (MEC) também participa da organização da prova.

Desse modo, essas instituições são as organizadoras da prova e o melhor local para encontrar informações oficiais sobre a prova. Então, não deixe de conferir seus sites. Porém, se você deseja ter mais informações relevantes, dicas de estudo e muito mais, veja agora algumas informações valiosas:

1. Acompanhe os prazos

Com as inscrições já abertas, o primeiro passo é conferir todas as datas e ficar atento. Afinal, caso você perca algum prazo, não haverá outra possibilidade de ação.

E nada mais frustrante do que estudar o ano inteiro e esquecer de se inscrever ou realizar o pagamento da prova. Então, fique atento.

2. Tenha um planejamento de estudos enxuto

Com a prova se aproximando, é necessário estabelecer as prioridades de estudo. Caso você tenha dificuldades em uma disciplina específica, disponha mais tempo para estudá-la.

3. Familiarize-se com a prova

O candidato que deseja mandar bem na prova precisa conhecer a estrutura do ENEM. Assim, saber o número de questões por área do conhecimento, os tipos de questões e a duração da prova ajudará a se organizar e a distribuir seu tempo durante os estudos.

4. Revise muito

Faça uma revisão geral dos conteúdos de todas as disciplinas do ensino médio, como Matemática, Português, História, Geografia, Biologia, Química e Física. Isto é, concentre-se em compreender os conceitos fundamentais e fazer exercícios sobre esses assuntos.

5. Pratique com as provas dos anos anteriores

Nesse passo, é importante observar não só o conteúdo da prova em si, mas como ele é cobrado na prova do ENEM. Um dos pontos mais importantes é entender que as questões do ENEM podem ser interdisciplinares.

O que isso quer dizer? Bom, uma questão pode ter mais de um conteúdo, ou seja, aborda mais de uma temática.

6. Mantenha-se atualizado

Leia jornais, revistas e sites confiáveis para se manter atualizado sobre eventos atuais, temas relevantes e debates em andamento. Em suma, o ENEM costuma abordar assuntos atuais em suas questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação.

7. Tenha repertório socio-cultural

O repertório sócio-cultural é o conjunto de conhecimentos que um candidato do Exame precisa ter sobre cultura, história, sociedade, literatura e atualidades – ou seja, sobre as mais diversas áreas do conhecimento.

Ter um bom repertório proporciona ao candidato um bom entendimento geral da prova e, mais importante, da redação. Assim, incluir um bom repertório pode ajudar na argumentação e desenvolvimento do texto.

8. Pratique a redação

A redação é parte fundamental do exame, então treine com frequência os textos dissertativos-argumentativos, explorando diferentes temas, estruturas e formas de argumentação.

Nesse ponto é importante ter o feedback de alguém, ou seja, que um professor ou corretor corrija a sua redação para entender se realmente está no caminho certo.

Quer praticidade na hora de receber a sua redação corrigida? Venha com o CRIA.

Esteja muito bem preparado com o CRIA

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial. Além disso, é o resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento para entregar o algoritmo ideal. A praticidade é que o CRIA analisa em até 2 minutos e com grande precisão a redação, baseando-se nas 5 competências do ENEM.

Possui um banco de dados com centenas de milhares de redações. Então, desde zeradas até aquelas com nota mil, utilizadas como base para IA entregar uma descrição detalhada de onde errou, como pode arrumar e o porquê tal erro gera desconto de pontos no ENEM. 

Para quem o CRIA é destinado?

  • Para os professores, visamos diminuir a sobrecarga e otimizar a gestão da turma;
  • Para os alunos, tornarmos o processo mais ágil, divertido, incentivando a prática constante.

Não corra o risco, assine o CRIA. Comece agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »