CRIA logo

Cisgênero e Transgênero: o que são essas definições?

Compartilhe

Cisgênero e transgênero são termos utilizados para se referir à identidade de gênero de alguém. Veja o que significam e como utilizar.

Cisgênero e Transgênero são termos que se referem à identidade de gênero de pessoas. Compreender o que significam, para além do sentido denotativo da coisa, é fundamental na sociedade atual, além de quais são as implicações sociais de ser transgênero.

As questões de igualdade e aceitação de pessoas transexuais e não binárias — juntamente com os desafios aos seus direitos — tornaram-se um tema importante na sociedade atual.

Diante dessa perspectiva, compreender o que significa os termos Cisgênero e Transgênero permite
o uso adequado de termos de identidade de gênero, incluindo seus pronomes. Sendo assim, é uma forma crucial de sinalizar cortesia e aceitação.

Então, se você quer saber mais sobre os temos Cisgênero e Transgênero continue com o CRIA. Boa leitura.

cisgenero e transgenero
Identidade de gênero é o sentimento interno de identificação como homem, mulher, nenhum deles ou alguma combinação de ambos – Foto: Freepik.

Qual a origem dos termos Cisgênero e Transgênero?

Cisgênero e transgênero têm suas origens em prefixos derivados do latim de “cis” e “trans” — cis, que significa “deste lado de” e trans, que significa “em frente a” ou “do outro lado de”.

Ambos os adjetivos são usados ​​para descrever experiências de identidade de gênero de uma pessoa.

Você também pode se interessar por:

O que é identidade de gênero e o que tem a ver com cisgênero e transgênero?

A identidade de gênero é o próprio senso interno de si e de seu gênero, seja homem, mulher, nenhum deles ou ambos. Ao contrário da expressão de gênero, a identidade de gênero não é visível externamente para os outros.

Trata-se de como um determinado indivíduo se entende e se sente, como pertencente a um determinado grupo — que pode, ou não, estar inserido na binaridade de gêneros (homem e mulher).

O que é cisgênero?

Segundo a Universidade de Nebraska, cisgênero é o termo que descreve pessoas que se identificam com o gênero biológico designado no nascimento. Mas o que isso realmente quer dizer?

De modo geral, podemos dizer que pessoas designadas como mulheres ao nascer identificam-se como meninas ou mulheres, e a maioria das pessoas designadas como homens ao nascer identificam-se como meninos ou homens.

O que é transgênero?

Transgênero é um termo amplo que pode ser usado para descrever pessoas cuja identidade de gênero difere do gênero atribuído ao nascimento.

Assim, “Trans” é frequentemente usado como abreviação de transgênero. Então, existem pessoas que se identificam com uma identidade de gênero que não corresponde ao sexo que lhes foi dado no nascimento.

Por exemplo, nasceram com vulva, vagina e útero, mas se identificam como homens.

O que é não binário?

Não binário é um termo que pode ser usado por pessoas que não descrevem a si mesmas ou a seus gêneros como se enquadrando nas categorias binárias de homem ou mulher.

Desse modo, uma série de termos são usados ​​para se referir a essas experiências, por exemplo: não-binário e gênero queer estão entre os termos usados.

O que é agênero?

É um termo abrangente que abrange muitos gêneros diferentes de pessoas que normalmente não têm um gênero e/ou têm um gênero que descrevem como neutro.

Nesse sentido, muitas pessoas do gênero são trans. Por ser um termo novo e em rápida evolução, é melhor você perguntar como alguém define seu próprio gênero.

O que é transição de gênero?

A transição de gênero é um processo que uma pessoa pode realizar para alinhar a si mesma e/ou os seus corpos com a sua identidade de gênero. Não é apenas um passo.

Assim, a transição pode incluir qualquer um, nenhum ou todos os seguintes itens: contar aos amigos, familiares e colegas de trabalho; mudar o nome e os pronomes; atualização de documentos legais; intervenções médicas, como terapia hormonal; ou intervenção cirúrgica, muitas vezes chamada de cirurgia de confirmação de gênero.

O que é expressão de gênero?

A manifestação física da identidade de gênero se dá por meio de roupas, penteado, voz, formato do corpo, etc. (normalmente referido como masculino ou feminino).

Desse modo, muitas pessoas transexuais procuram fazer com que a sua expressão de gênero (a sua aparência) corresponda à sua identidade de gênero (quem são), em vez do sexo atribuído à nascença.

O que é orientação sexual?

Orientação sexual é a atração física, romântica, emocional, estética e/ou outra forma de atração de uma pessoa por outras pessoas.

Nas culturas ocidentais, a identidade de gênero e a orientação sexual não são o mesmo. Pessoas trans podem ser heterossexuais, bissexuais, lésbicas, gays, assexuais, pansexuais, queer, etc.

Por exemplo, uma mulher trans que se sente atraída exclusivamente por outras mulheres se identifica como lésbica.

O que é privilégio cisgênero?

O privilégio cisgênero refere-se às vantagens que as pessoas cisgênero têm devido à forma como seu gênero e suas identidades percebidas se alinham entre si.

Por exemplo, as pessoas que não se identificam como cisgênero tendem a sofrer mais microagressões — ações sutis de discriminação — do que aquelas que se identificam como cisgênero.

Assim, alguns exemplos diferentes de privilégio cisgênero incluem:

  • Ser capaz de se mudar para diferentes partes do país sem preocupações com segurança ou alteração de direitos legais;
  • Sentir-se aceito pelos familiares;
  • Não fazer com que as pessoas questionem as características do seu corpo ou história pessoal;
  • Ser respeitado pela sua identidade de gênero.

5 filmes sobre transsexualidade

O cinema desempenha um papel importante na representação e na narrativa das experiências trans, como resultado do crescente interesse e debate sobre as questões de identidade de gênero e diversidade.

Assim, confira a lista com 5 filmes sobre transsexualidade:

1. Tangerine (2015)

O filme trata a vida de duas mulheres trans, em um plano de vingança e uma caçada maluca por um homem que as ofendeu: o que poderia dar errado?

Esta odisseia por Los Angeles é ao mesmo tempo, uma brincadeira caótica e uma visão refrescante e engraçada da experiência queer vivida.

Onde assistir? Mubi.

2. Tudo sobre minha mãe (2000)

Este filme do lendário Pedro Almodóvar envolve uma freira grávida, um aspirante a escritor e uma mãe enlutada. Em resumo, é um retrato comovente da maternidade, da família e do poder do amor.

Onde assistir? Prime Video.

3. Garota dinamarquesa (2015)

Baseado na história da pintora dinamarquesa Lili Elbe durante sua transição para o sexo feminino na década de 1930, bem como em seu amor pela colega artista Gerda Wegener, este filme é um belo retrato do amor incondicional.

Onde assistir? Prime Video.

4. Tomboy (2011)

Este filme francês acompanha a história de Laure, de 10 anos, que faz experiências com identidade de gênero e adota o nome de Mikaël, após se mudar para um novo bairro onde muitos acreditam que Laure é um menino.

Além disso, a ambiguidade do filme permite que espectadores trans e cis se identifiquem com a história de uma criança que deseja aceitar quem é.

Onde assistir? Globoplay.

5. “Gêmeas Trans — Uma Nova Vida” (2023)

A trama acompanha o caminho das irmãs Mayla Phoebe Rezende e Sofia Albuquerck Ferreira, ambas brasileiras. Elas são as primeiras gêmeas do mundo a passar por uma cirurgia de redesignação sexual e também as mais jovens do Brasil.

Por fim, na série, as irmãs retornam para casa após o período de férias da faculdade, reencontrando amigos e familiares em um mundo diferente após a cirurgia.

Onde assistir? Prime Video.

Como utilizar o CRIA na sua estratégia de estudos?

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre o repertório sociocultural sobre Homofobia, o CRIA pode ser a ferramenta ideal para esse processo. Mas o que é o CRIA?

O CRIA é um corretor de redação por inteligência artificial que utiliza modelos de aprendizado de máquina gerados por meio de redações escritas por alunos reais e corrigidas por professores.

Além disso, o CRIA realiza previsões de notas por competência, análise de contexto na introdução, previsão de defesa de tese, previsão de fuga ao tema, previsão de intervenção, uso de parônimas e homônimas, etc.

O que o CRIA faz por você?

  • Análise instantânea da redação;
  • Simulação da sua nota do ENEM por competência;
  • Identificação de desvios, todos marcados no seu texto;
  • Traz correções detalhadas por competência;
  • Histórico de progresso;
  • Fornece dados para melhorias na escrita, em texto e/ou avatar explicativo;
  • Plataforma gamificada, pode compartilhar com amigos e obter vantagens;
  • Professor olha as correções do CRIA e pode alterar conforme achar necessário, assim o CRIA sempre aprende com eles.

Vamos começar? Então acesse aqui.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?

Mais recentes

como e a redacao da uft

Como é a redação da UFT 2024/2?

A redação da UFT segue o padrão comum de muitos vestibulares, solicitando aos candidatos que produzam um texto dissertativo-argumentativo. A avaliação é baseada em cinco competências específicas, conforme detalhado no edital da instituição.

Leia mais »